Saiba como melhorar a gestão e produtividade da sua equipe.

Saiba como melhorar a gestão e produtividade da sua equipe.

Algo frequentemente relatado pelas equipes de modo geral, é a dificuldade em manter a produtividade na ativa. Isso acontece devido a múltiplos fatores como problemas pessoais e sobrecarga de tarefas.

 

Todavia, a função de um gestor é dispor de medidas para agregar na melhor execução das tarefas por parte da equipe. O que não é o mesmo do que ter a responsabilidade por toda alta performance dos times, mas sim fornecer melhores condições. 

 

A realidade de uma empresa que fornece serviços gerais terceirizados não é muito diferente do contexto enfrentado pelas demais empresas, aliás, a produtividade apesar de ser importante, é uma competência desafiadora para ser desenvolvida.

 

Justamente por ser uma competência e não um dom, é uma esfera que pode ser trabalhada paulatinamente conforme as necessidades e dificuldades. Em adição, é função do gestor conhecer o perfil da equipe e agregar em seu desenvolvimento.

 

Sabendo que essa é uma dificuldade comum entre a maior parte dos gestores, os estudiosos na área de gestão de pessoas reúnem uma série de medidas que auxiliam os administradores a desenvolver competências vantajosas para os negócios.

 

Cabe destacar que independentemente do segmento, a gestão de pessoas continua sendo propriamente dita o cuidado e zelo pela saúde, segurança e bem-estar dos profissionais.

 

Por esse motivo, as recomendações levantadas pelos especialistas podem ser aplicadas para o desenvolvimento de competências nos funcionários de multinacionais, mas também de uma gráfica local focada na produção de letra caixa com led interno.

O que é ter uma rotina de trabalho produtiva? 

A produtividade aplicada no ambiente de trabalho é o indicador sobre a quantidade de tarefas realizadas, a qualidade de tais tarefas e o tempo necessário para a conclusão de cada uma das atividades.

 

Medir a capacidade produtiva de uma empresa é fundamental para alinhar os objetivos, como é observado em uma fábrica de embalagem plastica para brigadeiro, cuja meta primordial é aumentar a sua produção e consequentemente aumentar as vendas.

 

É válida a afirmação de que para medir a produtividade, é preciso considerar que cada colaborador possui suas características e modelo de trabalho. No entanto, é indispensável ter um tempo médio para a realização de cada atividade.

 

O tempo médio de entrega é essencial não só para os gestores de equipe, mas contempla inclusive o escopo comercial, durante a negociação do contrato de prestação do serviço de impermeabilização de piso de concreto é algo importante para o fechamento.

 

Por isso, pode-se afirmar que ter uma rotina de trabalho com a competência da produtividade devidamente desenvolvida condiz com o ato de entregar produtos ou serviços de qualidade no menor tempo possível. 

Aplicando a produtividade no cotidiano

Diversos profissionais acabam dedicando muito tempo para o cumprimento das responsabilidades trabalhistas, afastando-se dos compromissos pessoais. E isso afeta diretamente a qualidade de vida. 

 

No entanto, com uma rotina de trabalho produtiva, o profissional é capaz de separar os aspectos pessoal e profissional, separando o tempo necessário para cumprir com cada tarefa e sem permitir que uma se sobressaia à outra.

 

Em teoria essa ação pode parecer simples, mas é com o aumento do volume da demanda de trabalho ou com o surgimento de questões pessoais a serem resolvidas que a atividade se torna complexa.

 

Para os gestores, é fundamental delegar as diretrizes corretas para que as equipes consigam conciliar as responsabilidades de forma produtiva. Contudo, é preciso ressaltar que cabe ao colaborador assumir o compromisso com as próprias obrigações.

 

Visando auxiliar a delegação de tarefas no dia a dia, existem recomendações que podem ser aplicadas para o desenvolvimento de competências de equipes multidisciplinares, inclusive aquelas que atuam na produção de selo mecânico tipo 1.

 

  1. Determine metas individuais

As metas são fundamentais para manter a equipe motivada no cotidiano, por isso, além de trabalhar nos objetivos gerais, é primordial que o gestor trabalhe com metas específicas dentro das possibilidades de cada colaborador.

 

No entanto, há uma observação acerca da qualidade das metas estipuladas. O primeiro passo é trabalhar com metas que efetivamente possam ser atingidas em concordância com o contexto empresarial e do indivíduo.

 

Conhecendo as dificuldades das organizações como um todo, o método SMART foi desenvolvido para viabilizar a melhor determinação de metas. A sigla possui terminações em inglês, mas foi adaptada para aplicação no Brasil.

 

  • S (específico) – specific: as metas precisam ser específicas e precisas;
  • M (mensurável) – measurable: as metas devem ser mensuráveis;
  • A (atingíveis) – attainable: as metas devem ser atingíveis;
  • R (realistas) – realistic: as metas devem ser realistas;
  • T (temporizadas) – time-bound: as metas precisam de prazos.

 

A partir dos pontos citados pela técnica SMART, é possível que o gestor de pessoas de uma empresa de conserto de empilhadeira manual consiga desenvolver a produtividade entre os funcionários. 

 

  1. Invista no desenvolvimento profissional

A valorização profissional é outro fator que corrobora para que os colaboradores estejam motivados e é algo que impacta diretamente na quantidade e qualidade das entregas.

 

Além das obrigações previstas na lei trabalhista, valorizar um profissional significa reconhecer as qualidades e esforços disponibilizados na rotina de trabalho, estar alinhado com o pagamento de salário presente no mercado e investir no colaborador.

 

Conforme citado, boa parte dos colaboradores passa a maior parte do seu dia dentro da empresa, dedicando-se às atividades laborais. E a outra parte do tempo é dividida entre o transporte, trânsito e tempo com a família.

 

Analisando essa realidade que é comum entre os trabalhadores no modo geral, pode-se assimilar a dificuldade em encontrar tempo hábil para a qualificação.

 

Logo, com a finalidade de valorizar os profissionais, a empresa deve investir na qualificação dos colaboradores, seja com o apoio de cursos, descontos em universidades e inclusive treinamento.

 

Para uma empresa que fornece o serviço de limpeza de vidros em altura, focar na capacitação dos colaboradores é primordial não só para valorizá-los, mas também agregar em benefícios para a própria empresa no que tange a produtividade.

 

Cabe enfatizar que investir no desenvolvimento dos colaboradores não deve ser visto como uma despesa, mas sim como um investimento. Afinal, é importante que os indivíduos estejam aptos para realizar as obrigações cotidianas.

 

  1. Melhore a comunicação

O contexto corporativo é respaldado pelas interações humanas e pelas relações interpessoais, o mecanismo chave para aprimorar tais esferas é a comunicação. Esse fato se sustenta se analisado o significado da palavra em si.

 

A comunicação é o termo derivado do latim que corresponde ao ato de compartilhar algo, com o intuito de tornar horizontal o conhecimento acerca de um tema ou atividade.

 

É somente pela comunicação bem estabelecida que uma equipe consegue entregar com sucesso o serviço de calandragem de perfil ao cliente final. Também é pela comunicação que os agentes envolvidos conseguem estar alinhados em um projeto.

 

Um erro frequente nas empresas é dedicar esforços somente para melhorar o contato e atendimento ao cliente, porém deixar de lado as exigências internas. Logo, é essencial desenvolver as técnicas de endomarketing. 

 

O endomarketing é a competência que cuida do alinhamento de interesses por intermédio da comunicação assertiva dentro das empresas, e se o desejo é ter produtividade, essa competência precisa ser trabalhada. 

 

  1. Conte com o apoio da tecnologia

A automatização de processos é indispensável para empresas que querem estar em dia com as tendências de mercado, observando que os olhos de grandes empresas, organizações não-governamentais e governamentais estão voltados para o tema.

 

Atualmente são vastas as possibilidades de agregar soluções tecnológicas em prol do aumento da produtividade. 

 

Indo além do escopo abordado pelo relacionamento com o cliente, a integração de processos com as soluções tecnológicas corrobora para o ganho de autonomia das equipes e consequentemente no aumento da capacidade produtiva.

 

Aliás, é indispensável que o time gestor esteja aberto para somar com melhorias nos processos, porque acrescenta não só para o tema de valorização do profissional, mas da valorização do próprio negócio em si.

Um negócio que possui soluções inteligentes para a realização das tarefas diárias e para o gerenciamento de projetos indica para o mercado a preocupação com a quantidade e qualidade das entregas.

 

Por isso, contar com o auxílio da tecnologia corrobora para o aumento da produtividade e é um ponto positivo para o ganho de autoridade e notoriedade diante do mercado e do público-alvo. 

Considerações finais

O mundo dos negócios tem se tornado um espaço cada vez mais competitivo, exigindo que as organizações se adaptem e proponham métodos assertivos para lidar com a alternância das relações de oferta e demanda.

 

Por fim, para atender tal alternância, além de focar em estratégias empresariais, é imprescindível o investimento na gestão, acrescentando para o aumento da produtividade das equipes.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.