Revisão automotiva: descubra porque ela é tão importante para viajar com segurança

Revisão automotiva: descubra porque ela é tão importante para viajar com segurança

Está pensando em viajar de carro, e quer passar longe de acidentes, multas e garantir a sua tranquilidade, uma revisão automotiva pode ser a solução.

Portanto, fazer um checklist do estado do seu automóvel é fundamental antes de cair na estrada.

Novo, seminovo ou antigo, qualquer veículo precisa ser inspecionado regularmente, por um profissional especializado em mecânica, para garantir o bom funcionamento das peças e dispositivos e consequentemente a segurança do seu condutor e passageiros.

Além de prevenir possíveis eventualidades, esse processo de checagem garante a economia do proprietário do carro, pois antes de alguma falha se agrave, ela já é solucionada e controlada, evitando assim gastos maiores com um concerto específico.

Ele funciona como aquele check up médico que você faz de tempos em tempos, em algum hospital ou clínica, para verificar se tudo vai bem com a sua saúde e se é necessário realizar procedimentos ou iniciar o tratamento com alguma medicação.

Bem mais do que investir em uma limpeza de carpete automotivo, o investimento em uma revisão automotiva é a garantia de desfrutar da alta performance de um veículo, durante todo o seu período de uso, seja em uma viagem ou no trajeto cotidiano.

Na hora de recorrer a esse recurso, é importante estar ciente de que existem três tipos de manutenções realizadas por profissionais da mecânica, a corretiva, a preditiva e a preventiva. Todas são importantes, mas deve-se considerar a mais apropriada.   

A corretiva, como o próprio nome diz, é voltada à correção de algum problema que tenha surgido no automóvel. 

Geralmente, ela exige um tempo maior, às vezes, levando até dias para que os danos sejam reparados e o carro volte a funcionar novamente.

Já a preditiva funciona como um monitoramento constante que tem como propósito evitar danos e programar reparos necessários. Ela é ideal para detectar a presença de irregularidades que, geralmente, podem causar acidentes e até mesmo gerar multas.

Considerada um dos tipos mais baratos de manutenção, a preventiva busca checar periodicamente todos os itens de um veículo, desde a chave canivete codificada, até o freio, pneus, embreagem, entre outros detalhes indispensáveis para o condutor.

Independentemente do tipo de revisão escolhido pelo proprietário do carro, pagar pela realização desse procedimento irá proporcionar uma série de benefícios, entre eles, os listados a seguir:

  • Maior segurança;
  • Mais economia;
  • Maior tranquilidade;
  • Alta performance;
  • Valorização do veículo.

Outro ponto de atenção, além da escolha do profissional e do tipo certo de manutenção, é a lista dos itens que devem ser checados, para que a sua viagem ou mesmo a sua rotina diária seja bem mais tranquila e não resulte em possíveis causalidades. 

O que deve ser incluído no checklist da revisão do carro?

Um carro possui vários itens e todos eles precisam ser monitorados ao longo do tempo do seu tempo de uso, isso inclui tanto a parte interna, quanto a parte externa dele. 

Por isso, é necessário prudência ao realizar um checklist de todos os seus detalhes.

Escolha um bom profissional que seja especializado nesse tipo de procedimento e que garanta a total segurança do seu automóvel. Assim, não será possível esquecer de checar nada e realizar a verificação das partes mencionadas a seguir:

Cuidado com os pneus

Pode ser que você esteja andando por aí e encontre uma fachada comercial pequena de alguma mecânica. Aproveite a oportunidade e tenha uma conversa com um mecânico especializado em revisão automotiva, ele o ajudará a preservar o seu carro.

Com certeza, se esse diálogo acontecer, um dos primeiros itens que serão verificados por ele serão os pneus do seu automóvel. É fundamental que eles estejam preservados, para que não haja possíveis acidentes ou eventualidades causados por irregularidades.

O alinhamento e a calibragem são de extrema importância para garantir a estabilidade do veículo. Por isso, a opinião de um profissional é uma das premissas básicas para uma análise profunda e que garanta a segurança do seu dia a dia e de suas viagens.

Fluido de freio

Um carro com freios danificados é um perigo para a sociedade. Portanto, buscar ajuda de um especialista que previne possíveis tragédias deve estar em sua lista de prioridades e investimentos financeiros semestrais, trimestrais ou ao menos anuais.

Geralmente, esse item costuma ser checado na manutenção preventiva, para que nem exista a possibilidade de sair por aí ou pegar a estrada com os freios prejudicados. Este processo consiste na verificação dos fluidos essenciais para o seu funcionamento.

A escolha de um bom mecânico fará toda a diferença na realização de uma checagem geral e específica do automóvel

Nem sempre os condutores possuem uma visão ampla, interna e externa do carro, por isso, contar com uma orientação é fundamental.

Luzes e bateria

Assim como uma portaria 24 horas terceirizada funciona em tempo integral, as luzes e bateria de um carro devem funcionar. 

Não é possível prever quando vamos precisar usar o carro para uma emergência, logo, mantê-lo conservado é imprescindível.

Sem a bateria, é impossível fazer um veículo funcionar. Imagine, então, se ela resolve falhar a caminho do trabalho, no meio da rodovia durante uma viagem ou mesmo ao prestar ajuda para um vizinho ou familiar que precise ir imediatamente para o hospital.

As luzes também são itens que não podem falhar, muito menos nos períodos noturnos. Por isso, para evitar casualidades é importante sempre realizar um monitoramento veicular que inclui a checagem desses e de outros itens primordiais para o seu carro.

Suspensão

A suspensão de um carro funciona como brindes corporativos sofisticados, que trazem a sensação de bem-estar e conforto para todos. Com mais estabilidade, o veículo consegue uma direção mais segura e ideal para uma viagem tranquila.

Para que ela seja monitorada corretamente, é necessário inspecionar os amortecedores, molas, entre outros itens essenciais para auxiliar o veículo a passar por ruas esburacadas tranquilamente, sem gerar nenhum dano à sua parte interna.

A revisão automotiva é primordial em um processo como esse. Nela, um profissional especializado estará atento às mínimas particularidades do seu automóvel, para que nenhum problema futuro possa surgir e para que as falhas atuais sejam reparadas.

Limpeza interna e externa

Tanto a limpeza interna, do óleo, por exemplo, quanto a limpeza de carpete automotivo devem ser feitas periodicamente para manter a boa aparência e conservação do veículo. Isso é importante para o uso e para futuras negociações.

Se, em algum momento, você resolver vender o seu carro e ele estiver conservado, automaticamente, ele será mais valorizado e mais bem cotado, o que será benéfico para o seu bolso e para uma futura compra. Logo, uma revisão automotiva é indispensável.

Além da troca de óleo e da limpeza do carpete e dos bancos, a limpeza dos filtros do carro é um ponto de extrema importância e que, se feitos por uma boa mecânica, pode gerar bons frutos no futuro, facilitando vendas e compras de outros automóveis.

Sistema de embreagem

Trocar marchas é uma das premissas básicas durante a condução de um veículo, porém, o que muitas pessoas acabam esquecendo é que ela está relacionada a embreagem e que a embreagem precisa de manutenção e monitoramento periódicos.

O processo de revisão corretiva é como uma limpeza de telhado a seco que visa eliminar algum vestígio indesejado. 

Já a preventiva busca evitar possíveis problemas, para que o sistema de embreagem funcione perfeitamente é preciso escolher a certa.

Cuidar bem do seu veículo poderá evitar muitos danos e despesas, o investimento atual em uma prevenção até parece algo desnecessário.

Porém, os custos de uma correção são bem maiores e consequentemente os danos causados também.

Troca de óleo

Quem possui um carro com direção hidráulica tem mais facilidade de fazer manobras com o volante, pois os fluidos mecânicos ajudam a tornar a trajetória do automóvel mais fácil e leve para o motorista.

O seu pleno funcionamento depende da prevenção e do conserto direção hidráulica, que exige uma troca de óleo para que tudo volte ao seu estado natural e tenha uma alta performance, principalmente, em uma viagem.

Considerações finais

Sendo assim, não somente em uma viagem, mas também no dia a dia é indispensável que o seu carro esteja funcionando perfeitamente, para que acidentes, imprevistos e grandes gastos aconteçam e te pegue de surpresa e estrague todos os seus planos.

Qualquer tipo de falha pode ser evitada se a revisão automotiva for realizada periodicamente por um mecânico especializado e se os itens mencionados ao longo deste artigo e outros forem monitorados e checados devidamente.

Além disso, conservar o seu veículo o ajudará a realizar boas negociações no futuro, caso decida vendê-lo a uma pessoa ou a uma agência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.