Tons rosados são tendência, veja como criar um ambiente aconchegante com essas opções

Tons rosados são tendência, veja como criar um ambiente aconchegante com essas opções

Está decorando a sua casa? Saiba como usar a tendência do momento: os tons rosados 

Saindo das tonalidades neutras, hoje iremos falar sobre uma tendência de cor bastante peculiar, o rosa. Essa cor, que nem sempre foi a mais utilizada na decoração, mas que cada dia é mais utilizada na construção da atmosfera de um ou mais espaços na casa.

Quando vamos decorar um ambiente, devemos levar em consideração o cenário, o estilo do cômodo e a personalidade dos moradores. Saber escolher as cores do espaço é tão importante quanto a escolha das cores dos tecidos, objetos e mobília.

É através das cores que expressamos um pouco de quem somos, nossos gostos e até identidade. Principalmente na hora de decorar o quarto, um espaço pessoal e que deve transmitir originalidade. Por isso, se você deseja montar um ambiente e usar rosa, deve escolher sabiamente quais móveis e itens de decoração farão parte do todo.

Mas, você deve estar se perguntando, rosa não seria demais? De acordo com as últimas tendências de 2022, o rosa está em alta, especialmente as variações do rosa floral que possuem tons mais leves. Caminhando entre o estilo ousado e delicado, esses tons transmitem energia e são perfeitos para quem busca um estilo moderno. 

Dependendo da forma, da combinação e do gradiente escolhidos para compor a paleta de cores do projeto, o rosa pode transmitir alegria e conforto. Sem falar que ele também apresenta um toque retrô ao ambiente. É o que nos mostra a psicologia das cores.

O rosa e o seu simbolismo

Se você está pensando em fazer uma decoração usando rosa, em primeiro lugar é preciso entender como essa cor pode interferir nas suas emoções e sentimentos. Afinal, a casa é o seu lugar de conforto e descanso.

Como nos mostra a psicologia das cores – bastante utilizada no meio publicitário para atrair o público e despertar gatilhos –, as cores têm o poder de nos despertar sensações. O rosa está associado à sensibilidade, sendo também um símbolo da união da força e inteligência, da calma, da atividade e da passividade, além de estar ligada à pureza e ao amor. 

A escolha dos tons de rosa também faz toda diferença na sua simbologia: quanto mais claro for, mais tranquilidade, calma e leveza ela vai trazer ao ambiente, enquanto cores mais saturadas e vivas trazem mais energia e as cores mais escuras, aconchego. Por isso, se atentar a esses detalhes na hora da decoração é muito importante, para ter certeza daquilo que você busca transmitir. 

O rosa pode ser utilizado nas paredes; móveis; tecidos; objetos de decoração, como as almofadas, vasos, lençóis e outros itens decorativos que farão parte do ambiente. Por ser uma cor com muitas variações, escolher uma paleta que combine com o rosa é essencial para que o ambiente não fique extravagante. 

Veja algumas dicas para se inspirar na decoração.

Como utilizar os tons de rosa na sua casa

Na hora de decorar um ambiente e ter uma cor específica em mente, o ideal é escolher quais detalhes do espaço merecem ganhar destaque, sempre levando em consideração o estilo do ocupante.

Na hora de decorar as paredes, é preciso ficar atento com a iluminação do espaço, para não escurecer o ambiente. Mesmo em ambientes espaçosos, o exagero nos tons pode tornar o local escuro, por isso é ideal mesclar com tonalidades mais claras, como o branco, bege e off-white. São tons delicados que deixam o ambiente divertido e aconchegante ao mesmo tempo. 

Caso o ambiente não tenha uma boa iluminação, invista nas cores apenas nos detalhes, como portas, móveis e almofadas. E utilize luminárias que destaquem esses pontos de cor.

Como mencionamos anteriormente, o uso do rosa pode ser feito não só nas paredes, nas portas ou nos móveis. Aqui vão alguns exemplos de itens que podem ganhar destaque na hora de decorar o seu quarto com a cor rosa:

  • Poltronas, almofadas e lençóis de cama: são objetos que ficam mais aconchegantes nessa tonalidade.
  • Escrivaninha, guarda-roupa e portas: dão um destaque maior, caso você deseje utilizar a cor apenas nos detalhes.
  • Quadros, luminárias e vasos: são detalhes que trazem personalidade e dão vida ao ambiente.
  • Mix de texturas: tapetes e sofás, são pontos que podem ganhar cor e dar um toque a mais na sua decoração.

Como você viu, o rosa é uma excelente opção para transformar o seu ambiente, deixando-o muito mais vivo, alegre e aconchegante. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *