Manteiga de Karité – suaviza e hidrata a pele

Manteiga de Karité – suaviza e hidrata a pele

A manteiga de karité é um produto com uma longa história – diz-se que Cleópatra e Nefertiti usavam a manteiga para fins de beleza – e é pelo menos tão popular agora quanto antes.

Graças às suas propriedades hidratantes, emolientes e protetoras, a manteiga de karité é hoje um ingrediente comum em muitos produtos de cuidados com a pele. Até o cabelo pode obter um verdadeiro impulso nutricional com tratamentos regulares com manteiga de karité. 

Há muitos benefícios em usar manteiga de karité regularmente, por exemplo, pode retardar o envelhecimento da pele.

Para que serve a manteiga de karité? 

Como a manteiga de amendoim contém altos níveis de ácidos graxos saturados, é frequentemente usada em produtos para pele seca. A manteiga é facilmente absorvida pela pele e a mantém hidratada por muito tempo. Além de ter um efeito suavizante, a manteiga tem vários outros benefícios. 

Protege a pele do estresse

A manteiga de karité contém importantes ácidos graxos, vitaminas e antioxidantes, que podem ajudar a proteger a pele de estresses que podem acelerar o envelhecimento da pele, como a radiação UV ou os radicais livres.

Diz-se até que a manteiga de karité atua como um protetor solar natural, no entanto, não há estudos que demonstrem que a manteiga possa substituir completamente seus protetores solares regulares. 

Reduz o aparecimento de rugas 

Graças às suas fantásticas propriedades hidratantes, a manteiga de karité é um ingrediente comum em muitos dos produtos antienvelhecimento atuais. A umidade ajuda a pele a manter sua elasticidade natural enquanto estimula a produção da proteína colágeno.

Se usado em conjunto com algum óleo essencial com o alto teor de ácidos, pode retardar o aparecimento de sinais de envelhecimento, como rugas e linhas finas. 

Neutraliza o couro cabeludo seco

Não é apenas a pele que se sente bem com um pouco de manteiga de karité de vez em quando – nosso cabelo também pode obter um verdadeiro aumento de vitaminas. 

Os tratamentos com manteiga de karité são especialmente adequados para quem tem o couro cabeludo seco e com coceira. A manteiga hidrata e nutre profundamente enquanto protege o cabelo, entre outras coisas, dos raios UV e do calor (ao usar produtos de modelagem).

Muitas pessoas acreditam que produtos oleosos deixarão o cabelo oleoso, mas essa manteiga natural é facilmente absorvida pelo cabelo sem deixar uma sensação oleosa. 

Também é adequado para crianças 

A manteiga de karité não refinada é um produto suave e suave que é produzido sem produtos químicos. O alto teor nutricional aliado às propriedades emolientes fazem da manteiga natural um excelente produto para toda a família – mesmo para bebês. 

A manteiga pode ser usada com vantagem na pele sensível dos bebês para hidratar, mas também para aliviar problemas associados, por exemplo, a eczema ou vermelhidão.

Excelente para lábios secos 

A manteiga de karité é, por boas razões, um ingrediente comum em protetores labiais, o que obviamente tem a ver com suas propriedades hidratantes. No entanto, é também porque o produto tem uma consistência mais firme do que os óleos naturais. 

Ao usar a manteiga nos lábios, você pode mantê-los macios e brilhantes, evitando rachaduras (que são especialmente comuns durante os meses frios e secos do inverno).

Conclusão

A manteiga de karité pode ser um salva-vidas para quem tem pele seca ou sensível. No entanto, este produto milagroso natural pode fazer maravilhas para todos os tipos de pele e cabelo. Até as crianças podem desfrutar de suas propriedades benéficas e hidratantes. 

Antes de optar por comprar uma manteiga de karité – certifique-se de que não é refinada (prensada a frio). Nestas variantes, todos os nutrientes permanecem. Você também deve escolher uma manteiga pura sem aditivos desnecessários para obter melhores resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *