7 Cuidados para ter pés bonitos e saudáveis

7 Cuidados para ter pés bonitos e saudáveis

Muitas vezes negligenciados em nossas rotinas de cuidados com a pele e os pés, no entanto, eles merecem ser mimados para brilhar com beleza e elegância em sapatilhas femininas abertas! Aqui estão 8 dicas para deixar seus pés bonitos e saudáveis do jeito que merecem!

1. Escalda-pés em agrimônia 

Nada como um bom escalda-pés para relaxar os guerreiros cansados ​​ou inchados após um dia cansativo de trabalho. O banho também preparará seus pés para uma pedicure adequada, molhando e suavizando as camadas espessas e endurecidas de pele nos calcanhares, dedos dos pés ou solas dos pés.

Prepare um banho relaxante de agrimônia fervendo 3 colheres grandes de folhas secas desta planta herbácea em um litro de água. Em seguida, despeje esta água em uma bacia grande e adicione um litro de água fria. 

Verifique a temperatura do banho antes de mergulhar os pés nele por cerca de vinte minutos. Tenha cuidado, a água não deve estar muito quente. Por um lado, você pode se queimar e, por outro, a pele dos pés pode ressecar ainda mais.

Ao sair do escalda-pés, pode terminar com um jato tonificante de água muito fria antes de secar cuidadosamente os pés com uma toalha limpa. Enfatizando as áreas entre os dedos dos pés. Seus pés estão agora prontos para uma pedicure!

2. Remova os calos 

É difícil encontrar algo bonito em pés ásperos e cobertos de calos! Além disso, as áreas afetadas pelos calos podem rachar e se tornar muito dolorosas. Para manter os pés bonitos e saudáveis, é necessário remover regularmente os calos que ficam nos calcanhares, nas bordas externas dos dedos e nas solas dos pés.

A maneira mais fácil de se livrar dele é usar uma lixa, uma pedra-pomes ou até mesmo um removedor elétrico de calos.

Tenha cuidado para não arranhar a pele muito profundamente durante os cuidados. Se necessário, a pele pode ser exposta, o que pode causar dor, sangramento e causar infecções. 

Se já faz algum tempo que você não cuida dos pés, não tente remover todos os calos de uma vez. Em vez disso, faça-o durante duas ou três sessões de pedicure realizadas com duas ou até três semanas de intervalo.

Para um cuidado mais suave, você também pode praticar uma esfoliação caseira na pele dos pés, adicionando 2 colheres de açúcar com azeite e massageando suavemente os pés com esta mistura antes de enxaguar.

3. Hidrate seus pés

Hidratação é a palavra para manter os pés bonitos. Deve ser usado no final da sua sessão, mas também todos os dias para evitar a formação de calos. É certo que a falta de hidratação nos pés favorece muito sua aparência, bem como a de rachaduras desagradáveis.

Você pode usar um hidratante comprado para os pés ou uma mistura de óleos de jojoba, borragem e argan. Para otimizar os efeitos, aplique os óleos vegetais ou o seu creme nos pés limpos e secos, massageie-os e cubra-os com meias (especialmente de algodão) Deixe durante a noite e acorde com os pés macios!

Para a hidratação natural da pele dos seus pés, evite banhos quentes prolongados, sabonetes e detergentes perfumados que possam agredir a sua pele e aposte também em suplementos alimentares ricos em ácidos gordos polinsaturados para nutrir a sua pele.

4. Combata as rachaduras naturalmente 

Se, apesar de seus melhores esforços, seus calcanhares já estão rachados e gastos. Teremos que agir rapidamente  aplicando uma sinergia de óleos essenciais curativos que ajudarão na regeneração da pele.

Misture 10 gotas de óleos essenciais de mirra, 20 gotas de óleo essencial de olíbano e 10 gotas de helichrysum (sempre-viva) e complete a mistura com óleo de argan até 5ml. Agite bem e aplique algumas gotas desta mistura nas rachaduras 2 a 3 vezes ao dia durante uma semana para fazê-las desaparecer.

Tenha cuidado, para verificar se não há contraindicação no uso desses óleos essenciais em sua casa. Se você estiver grávida, amamentando ou é alérgico a seus componentes, os óleos essenciais não são recomendados. Procure um médico antes de qualquer coisa. 

5. Corte as unhas

A beleza das unhas também conta muito para ter pés bonitos. Não há nada mais feio do que unhas feias, manchas amareladas ou simplesmente compridas demais.

Use cortadores de unha limpos em álcool. Para evitar cortá-las muito curtas e arriscar desenvolver uma unha encravada, corte as unhas em linha reta e, em seguida, arredonde levemente os cantos com uma lixa de unha. Evite lixas de metal, que podem rachar a unha.

Evite também cortar as cutículas, aquelas pelinhas muito finas que envolvem as unhas dos pés. Cortar as cutículas dos dedos não só aumenta o risco de lesões e sangramentos, mas também permite que bactérias e fungos acessem mais facilmente o leito ungueal! Então, basta usar um pequeno palito de unha para ter um resultado limpo e sem riscos.

6. Trate fungos nas unhas 

A beleza das unhas dos pés às vezes pode ser prejudicada pela presença de fungos. Este é um fungo que afeta a unha e causará descoloração, que assume uma tonalidade branca ou amarela, e também causa má formação da unha. 

Se existem medicamentos que podem tratar esse tipo de micose, também é possível tratá-las naturalmente usando as propriedades antifúngicas de certos óleos essenciais.

Usando um cotonete, aplique 4 a 5 gotas de uma mistura composta por:

  • 40 gotas de óleo essencial de tea tree (melaleuca) 
  • 30 gotas de óleo essencial de palmarosa
  • 10 gotas de óleo essencial de canela 
  • 10 gotas de óleo essencial de capim-limão
  • 15ml de óleo de jojoba 

O tratamento de fungos nas unhas é relativamente longo. Conte de 6 meses a 1 ano para se livrar dele completamente. Os óleos essenciais não devem ser usados ​​em caso de contra-indicações.

Mas às vezes as unhas amareladas são simplesmente o resultado da aplicação de esmalte escuro com pigmentos que colorem profundamente a unha. Na hora de aplicar o esmalte, lembre-se sempre de usar uma base para não ficar com manchas amareladas ou coloridas na hora de removê-lo!

7. Mantenha os pés secos 

Às vezes, a micose também pode afetar a pele  e prejudicar sua saúde e evitam você de ter pés bonitos. Isso é chamado de pé de atleta. Manifesta-se pelo aparecimento de escamas nos pés e, às vezes, vermelhidão e coceira. Geralmente a área afetada é entre os dedos. 

Como o pé de atleta ocorre quando os pés são mantidos em condições úmidas, simplesmente manter os pés secos pode ser suficiente para evitar sua ocorrência.

Para fazer isso:

  • Seque bem os pés após o banho,
  • Use meias de algodão, que são mais respiráveis ​​que os materiais sintéticos, e troque-as assim ficarem úmidas,
  • Não use o mesmo par de calçados femininos dois dias. Se necessário, coloque jornal dentro para ajudar a secar mais rápido,
  • Evite usar sapatos muito apertados, feitos de plástico ou vinil, que criam um ambiente úmido favorável ao desenvolvimento de micoses,
  • Combater a transpiração excessiva dos pés com talco para os pés.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *