Como usar o higienizador a vapor?

Uma casa limpa e arrumada é um dos maiores desejos por parte de todos, além da limpeza ser a principal arma no combate a doenças e proliferação de animais indesejados, como é o caso de insetos, ratos, fungos e bactérias. Com os avanços tecnológicos uma série de produtos químicos foram desenvolvidos para auxiliar na limpeza de casa, entretanto alguns deles podem causar alergias ou outros problemas em caso de serem usados em excesso. 

 

No mercado existe uma série de produtos desenvolvidos para nos auxiliar no cuidado da casa, como é o caso do higienizador a vapor, que é uma ferramenta muito importante para ajudar a manter o nosso lar limpo e saudável. 

 

O uso do higienizador a vapor é comum quando se tem como objetivo realizar a limpeza de superfícies onde é difícil realizar a limpeza, como no caso de eletrodomésticos, pisos ou outros ambientes. Que tal investir no conforto de seu lar e saúde de sua família? Neste artigo iremos mostrar algumas informações sobre o funcionamento desses equipamentos, além de suas vantagens no dia-a-dia. 

Confira o conteúdo cedido pelos especialistas da itsallclean empresa de cleaning em san diego

Como funciona o higienizador a vapor? 

O higienizador a vapor pode auxiliar bastante na hora de realizar a limpeza de casa tendo seu funcionamento baseado na formação de vapor de água acima de 100 graus, entretanto é importante que alguns cuidados sejam tomados para não comprometer a eficiência da limpeza, como por exemplo: 

 

  • Utilize desinfetantes para auxiliar na limpeza: sobretudo em ambientes como banheiro e cozinha, o higienizador atua para soltar a sujeira e não para limpar a superfície, sendo assim usar um desinfetante após o higienizador é importante para garantir que todos os resíduos sejam removidos. 
  • Tenha cuidado com a segurança: usar utensílios como óculos e roupas para proteção é importante para que acidentes domésticos sejam evitados, tendo em vista que o higienizador opera com vapor de água a uma temperatura bastante elevada, podendo causar queimaduras graves caso esse vapor entre em contato com a pele. 
  • Avalie a necessidade de usar o higienizador na limpeza: algumas superfícies podem ser limpas de maneira tradicional, assim avaliar a necessidade do higienizador é muito importante para evitar desperdícios de água e energia. 

 

Com o higienizador a vapor você pode limpar até aqueles locais mais difíceis, além de eliminar todos os microorganismos e proteger toda a sua família de doenças e vírus. Use o higienizador para limpar o seu sofá, suas cortinas  ou até mesmo o piso do seu carro, afinal este é um produto bastante funcional. 

 

Existem basicamente dois tipo desse produto, sendo o higienizador a seco ou o higienizador a frio, sendo os com lavagem a frio responsáveis por um grande consumo de água, mas que devido a falta de necessidade de elevar a temperatura consome bem menos energia elétrica. Já os higienizadores a seco não consomem muita água, entretanto possuem a desvantagem de consumir mais energia elétrica por possuírem necessidade de elevar a temperatura da água acima de 100 graus. Observe qual tipo melhor se encaixa nas suas necessidades e comece a utilizar esse aliado na sua limpeza. 

Vantagens do higienizador a vapor 

A possibilidade de eliminar bactérias, fungos e ácaros por meio de uma limpeza mais profunda é uma das principais vantagens do higienizador a vapor, sendo possível prevenir a ocorrência de infecções vindas desses microorganismos. 

 

Outra vantagem é que esse tipo de equipamento pode ser utilizado na limpeza de vários ambientes da casa, podendo ser utilizado para limpar colchões, cortinas, estofados, tapetes, dentre outros utensílios domésticos. 

 

A economia dos produtos de limpeza também chama bastante atenção, isso porque com os higienizadores a vapor é possível atuar numa remoção mais fácil de sujeiras como gorduras, além de diminuir a exposição a substâncias químicas pelo uso excessivo de produtos de limpeza. 

Em que objetos usar o higienizador a vapor? 

O higienizador a vapor é uma ferramenta que pode ser utilizada nos mais variados tipos de objetos presentes em casa, como por exemplo em tapetes, cortinas, brinquedos infantis, camas de animais domésticos, além da limpeza de carros e bicicletas. 

 

Já em ambientes onde a limpeza costuma ser mais pesada, como por exemplo cozinha e 

banheiro, o higienizador funciona como facilitador na limpeza de vidrarias, espelhos, objetos de metal, cerâmica, além de outros objetos que possam acumular uma maior quantidade de sujeira. No caso de objetos como espelhos os higienizadores auxiliam no controle das manchas, dando um aspecto de “novo”. 

Onde não se utiliza o higienizador a vapor? 

 

Se você gostou da facilidade que um higienizador a vapor pode lhe proporcionar e está pensando em adquirir esse eletrodoméstico, além dos lugares onde o produto auxilia em uma boa limpeza é preciso saber também que essa ferramenta não deve ser utilizada de forma alguma em produtos como roupas com tecidos leves, papéis e paredes a base de tinta água. Devido a alta temperatura do vapor presente no equipamento esses materiais podem se danificar, então é importante esse tipo de cuidado. 

Vale a pena comprar um higienizador a vapor? 

 

Considerando todas as facilidades proporcionadas pelo higienizador a vapor, o que se pode dizer é que vale muito a pena investir nesse tipo de eletrodoméstico, isso porque você poderá limpar todos os ambientes de sua casa por mais variados que sejam, evitando o aparecimento de animais indesejáveis, como é o caso de ratos, baratas ou outros tipos de parasitas. 

 

As únicas desvantagens encontradas nesse tipo de produto são o alto consumo energético por parte daqueles que funcionam a base de limpeza a seco, assim como o  alto consumo de água naqueles higienizadores onde a lavagem é feita a frio, entretanto esse consumo a mais pode ser compensado pela diminuição na quantidade de produtos de limpeza, além de contribuir para a diminuição da exposição entre quem limpa e os produtos químicos utilizados.

 

Assim, não perca mais tempo e pesquise já um modelo de higienizador a vapor, eles são mais comuns do que você pensa e estão sendo vendidos em todas as lojas de eletrodomésticos. Cuide da sua saúde e da sua família, o higienizador a vapor pode te ajudar nessa importante tarefa. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *