História de Vitória: Conheça os principais fatos

História de Vitória: Conheça os principais fatos

A história de Vitória é muito rica em cultura e fatos importantes para o país. A capital do Espírito Santotambém é um dos destinos turísticos preferidos dos brasileiros e estrangeiros, já que o turista pode realizar os mais diversos passeios em Vitória e conhecer suas belezas naturais, prédios históricos e diversidade cultural.

 

A capital do estado do Espírito Santo, localizado na região sudeste do país, começa logo após a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500. Por volta de 1534, a região de Vitória foi utilizada para garantir a proteção contra os holandeses e franceses, entre outros povos que tentaram invadir o país.

 

Quer saber mais sobre a capital do estado do Espírito Santo? Então, continue a leitura e descubra um pouco da história de Vitória, quando a cidade foi fundada, suas curiosidades e pontos turísticos.

Principais fatos que marcaram a história de Vitória

Alguns principais fatos que ocorrem na história de Vitória são de extrema importância para a capital do Espírito Santo, como:

Capitanias hereditárias

Em 1535, o rei portugues, Dom João III, fez a divisão das capitanias hereditárias. Uma delas foi a do Espírito Santo, o responsável pela capitania foi o Vasco Fernandes Coutinho.

 

A posse da capitania ocorreu em 23 de maio de 1535. A instalação foi realizada no morro da Penha, região onde hoje fica localizada a cidade de Vila Velha.

Fundação

A ilha foi fundada em 8 de setembro de 1551, atual data de comemoração do aniversário da capital capixaba. Os portugueses alteraram o nome do local e, posteriormente, a cidade passou a ser chamada de Vitória.

Batalha contra os índios

Outro fato importante da história de Vitória foi a batalha dos portugueses contra os índios Goitacazes. Nesta batalha, os portugueses venceram e mudaram o nome da região para Ilha de Vitória.

 

Assim, a fundação da capital foi na mesma data da vitória dos portugueses contra os índios. Essa batalha foi conhecida como uma das mais sangrentas do país, com cerca de 8 mil índios mortos.

Capixaba

Os capixabas são conhecidos por serem nativos da ilha de Vitória, esse nome foi dado pelos índios que habitavam a região. O significado do nome que atualmente são chamados os que nascem no estado do Espírito Santo, sendo derivado das roças que havia na época que os indígenas habitavam o local.

Emancipação

Em 24 de fevereiro de 1823 ocorreu a emancipação de Vitória por meio de Decreto-Lei Imperial, que passou a ser uma cidade a partir dessa data, sendo outro fato importante para a história de Vitória.

População de Vitória

Com o passar do tempo, a capital do Espírito Santo cresceu e se desenvolveu atraindo cada vez mais moradores. Atualmente, a população de Vitória é de 365.855 pessoas, conforme dados divulgados pelo IBGE em 2020.

Índice de Desenvolvimento Humano

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Vitória é considerado muito alto (0,8450) , conforme dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) de 2010.

 

O IDH trata sobre os critérios de educação, renda e saúde. A avaliação do IDH considera diversos fatores, desde o nível de escolaridade da população até a renda familiar, entre outros aspectos.

Trabalho e Rendimento

Em 2018, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou uma pesquisa e comprovou que a renda média mensal per capita em Vitória é de 4 salários mínimos. A ocupação da população em idade laboral ficou em 67,7%.

Escolarização

A escolarização de crianças até 14 anos de idade em Vitória também tem números considerados excelentes, em torno de 97,6%, conforme o IBGE.

Economia em Vitória

Apesar de ainda estarmos passando por um período de pandemia, a retomada da economia tem tido uma retomada significativa na cidade. Esta tem sido uma boa oportunidade para quem quer começar a empreender tanto por e-commerce quanto por empresa fixa, no entanto é importante frisar que contar com uma contabilidade Vitória ou uma contabilidade para e-commerce é essencial nesses primeiros passos.

Complexo portuário

Vitória tem um dos complexos portuários mais importantes, sendo o maior do país -Porto de Vitória e o Porto de Tubarão.

Porque Vitória é uma ilha?

Vitória é uma ilha, pois a sua localização fica no maior arquipélago da região, sendo a sua maior parte constituída pela ilha, e a outra pela região continental. Anteriormente ao nome de Ilha de Vitória, a capital do Espírito Santo se chamava Ilha de Santo Antônio.

 

A história de Vitória é cercada por ilhas, na capital capixaba há cerca de 33 ilhas, além da sua área continental. Contudo, a região metropolitana de Vitória é composta por diversos municípios que também fazem parte da região litorânea do estado, como:

  • Cariacica
  • Serra
  • Vila Velha

Qual a origem do nome da cidade de Vitória?

O nome da história de Vitória é atribuído à batalha que houve contra os goitacás. A batalha foi comandada por Vasco Fernandes Coutinho, sendo na época o donatário da capitania.

 

Antes da batalha e mudança de nome, a cidade tinha o nome de Vila Nova do Espírito.

 

Envolta pela Baía de Vitória e rios Santa Maria, Marinho, Bubu e Aribiri, Vitória ainda apresenta diversas opções de fauna e flora, como:

  • Ilhas
  • Enseadas
  • Encostas
  • Praias
  • Mangues

Como os índios chamavam a cidade de Vitória?

A história de Vitória também deve considerar os índios que viviam na região e que a chamavam por outro nome – Vitória de Ilha do Mel e também por Ilha de Vitória de Guananira.

 

Os índios atribuem esses nomes à capital do estado do Espírito Santo pelo fato de ser uma região cercada pela natureza exuberante, clima ameno, baía com águas consideradas muito tranquilas, além da sua vasta vida marinha.

Pontos turísticos de Vitória para conhecer

Com diversos pontos turísticos, a história de Vitória possui algumas das atrações mais bonitas e inesquecíveis do país, ideais para conhecer durante a estadia na capital capixaba. Alguns dos lugares que valem a visita:

  • Terceira Ponte
  • Palácio Anchieta
  • Convento de Nossa Senhora da Penha
  • Theatro Carlos Gomes
  • Píer de Iemanjá
  • Pedra da Ilha do Boi
  • Parque da Pedra da Cebola
  • Projeto Tamar
  • Parque estadual da Fonte Grande
  • Parque Municipal Gruta da Onça
  • Praça dos Namorados
  • Catedral de Vitória
  • Casa Porto das Artes Plásticas
  • Museu Solar Monjardim
  • Museu da Arte do Espírito Santo – MAES

Praias de Vitória

É impossível falar da história de Vitória sem mencionar as suas belas praias. algumas das praias mais visitadas da capital do Espírito Santo:

  • Praias da Ilha do Boi
  • Praia do Camburi
  • Praia do Meio
  • Curva da Jurema
  • Praias das Castanheiras

 

Para chegar à capital do Espírito Santo, o Aeroporto de Vitória – Eurico de Aguiar Salles é a principal forma escolhida pelos viajantes. Os voos operados no local são nacionais e internacionais.

 

Agora que você já conhece um pouco mais da história de Vitória, não deixe de visitar as belas atrações da capital do Espírito Santo nas suas próximas férias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *