Como ser um YouTuber e viver dessa profissão?

Como ser um YouTuber e viver dessa profissão?

  A profissão de influenciador digital está em alta e cada vez mais ganha adeptos. Dentre as diversas áreas de atuação, a mais requisitada é a de criador de conteúdos para o YouTube. Essa é uma das mais fáceis e rentáveis profissões no que diz respeito ao trabalho online. Porém, a maioria das pessoas tem dificuldades para iniciar um canal e ter sucesso na carreira como YouTuber. 

O YouTube foi criado em 2015, no início era apenas um local para fazer upload de vídeos. Anos depois, com as políticas de monetizações, muitos perceberam na plataforma um novo meio de trabalho e o melhor de tudo: sem precisar pegar trânsito e sem necessitar de ter que aturar um patrão. 

Para te ajudar a entender mais sobre esse trabalho, como criar um canal de sucesso e como ganhar dinheiro, preparamos uma lista com algumas ações necessárias para quem deseja se tornar um YouTuber e viver dessa profissão. 

Mas, ainda vale a pena se tornar um YouTuber? Quais os equipamentos necessários para gravar vídeos e qual o passo a passo que devo seguir? Fique tranquilo, hoje responderemos essas e outras indagações. Então, leia todo o artigo! 

Como mim tornar um Youtuber? 

Para ter resultados, como criador de conteúdos, o ideal é iniciar bem, mas para isso é importante entender sobre essa modalidade de trabalho e os passos que devem ser tomados. 

Definir o nicho, ter compromisso com o que faz e adquirir alguns equipamentos básicos são apenas algumas ações para iniciar os trabalhos como Youtuber. Mas, para ter sucesso de verdade, é preciso ir muito além dessas simples ações. 

Você percebeu que algumas pessoas conseguem se destacar no YouTube e faturam boa grana mensal e por que outras sequer conseguem monetizar seus canais? 

Pois bem, o sucesso ou insucesso está relacionado na forma com que essas pessoas criam o canal e como elas desenvolvem os conteúdos. Também a forma com que elas interagem com o público e como os vídeos são editados influencia muito no resultado final. 

Se você realmente deseja se destacar no YouTube e tornar-se uma pessoa bem sucedida com esse trabalho, recomendo seguir os passos à seguintes. 

Defina um nicho 

Muitos canais fracassam por não definir um nicho para trabalhar. Fazer vídeos aleatórios e falar sobre assuntos que não domine é certeza de fracasso. Canais que iniciam assim nunca conseguem um público engajado e fica impossível crescer na plataforma. 

Criar um canal para publicar conteúdos baseado no que a pessoa entende ou mais gosta de fazer é a maneira mais indicada para que tudo der certo. Também é o segredo para o sucesso a médio ou longo prazo. 

  • Fale sobre o que você entende 

Essa primeira opção está ligada diretamente com sua profissão ou habilidades. Por exemplo, João, um mecânico profissional, resolveu criar um canal no YouTube. Ele decidiu criar vídeos ensinando sobre mecânica e com passar do tempo pode contemplar seu canal crescendo muito, graças ao seu conhecimento e esforços. Se João tivesse criado um canal sobre outro nicho, sem dúvida, não teria dado certo. 

Portanto, iniciar um canal no YouTube abordando temas e assuntos relacionados ao que realmente você entende, será o caminho do sucesso e o canal começará a crescer. 

As pessoas que encontrarem seus vídeos perceberão que realmente você domina sobre os assuntos e vão interagir: se inscrever, comentar, compartilhar, etc. Com isso, seu vídeo terá mais engajamento e o YouTube recomendará para mais pessoas. 

  • Fale sobre o que gosta de fazer 

Essa segunda alternativa está ligada a hobbies e coisas que você geralmente tem prazer em fazer. Vamos citar outro exemplo: Fredson Santana, um jovem que ama tecnologia, tem um site e além disso, resolveu criar um canal sobre assuntos relacionados à tecnologia. Com isso, ele está vendo resultados surgindo de forma gradual no YouTube. Seu canal está tendo boa interação: as pessoas comentam, se inscrevem e muitos compartilham os vídeos. 

Percebeu? Quando falamos  sobre o que gostamos, abordamos de forma mais espontânea e com propriedade no assunto. Esses são os pontos que levam ao sucesso. 

Com isso, percebemos que, quando fazemos o que gostamos, os resultados surgem e da melhor forma possível. Esse é o ponto chave para o sucesso ou insucersso: não tente abordar assuntos que você detesta, nem tente ensinar o que você não sabe. 

Aquisição de equipamentos para youtuber 

Não adiante escolher o nicho e definir estratégias sem ter pelo menos alguns equipamentos básicos para iniciar as gravações e edições dos vídeos. Para te ajudar nesta missão, selecionamos uma lista com os equipamentos que são indispensáveis na vida de um YouTuber. 

1- Câmera ou smartphone  

Quem resolve se tornar um Youtuber, precisará de uma câmera de qualidade para gravar os vídeos. Mas, se suas condições ainda não dá para comprar um equipamento apropriado, utilize o próprio smartphone para gravar os vídeos. 

Um aparelho celular com câmera a partir de 13mp, se tiver um bom conjunto de iluminação, dá para gravar vídeos com qualidade bem legal. Porém, sem iluminação não fica tão bom assim. 

O correto é: comece com a câmera que você tiver e assim que levantar uma grana, compre um smartphone com câmeras mais potentes ou adquira uma câmera profissional. 

2- Tripé 

Item também que não pode faltar numa gravação. O tripé é um instrumento de gravação que auxilia para segurar a câmera. Ele é fundamental nas filmagens para que elas fiquem posicionadas, tambem ajuda evitar que as gravações fiquem trêmulas. 

3- Kit de iluminação (Softbox) 

Um kit de iluminação, ajuda na qualidade da imagem e mesmo que a câmera não seja das melhores, o resultado final fica muito bom. Com um bom kit de iluminação, a luz do ambiente fica mais uniforme realçando a luz do local. 

4- Microfone de lapela 

É importante que o criador de conteúdos para o YouTube tenha um microfone apropriado para as gravações, para que o áudio fique legível e com ótima qualidade. Para isso, existem os Microfones de lapela. Eles são desenvolvidos para tais fins e os mesmos podem ser usados tanto em smartphones como em câmeras profissionais. 

 

5- Aplicativo para edição de vídeos 

Não adianta ter os melhores equipamentos para gravações se não tiver um programa ou aplicativo para fazer as edições. Eles servem para deixar o trabalho com cara de profissional. 

Com um editor de vídeo é possível fazer recortes de partes indesejadas, adicionar elementos aos vídeos, inserir efeitos e muito mais. Porém, não é bom exagerar na edição, tudo tem que ser feito de forma equilibrada. 

Planeje o roteiro dos vídeos 

Crie um roteiro antes de gravar os vídeos. Se programe com antecedência e crie uma sequência com princípio, meio e fim. Além disso, traga assuntos que desperte a atenção do público e estude bastante para que você fale com propriedade. 

Identidade do canal 

A identidade do canal abrange vários aspectos, desde a forma com que o youtuber se comunica com o público até acerca dos elementos visuais do canal. Portanto, crie sua própria identidade e faça ela se tornar conhecida. 

O nome do canal também deve ter sentido e, de acordo com os assuntos abordados no mesmo, as cores da logo, as capas e até o bradining deve ter certa conexão. 

Otimize seus vídeos 

É preciso otimizar os vídeos para que as pessoas encontrem seus conteúdos e sintam o desejo de assistir. Para isso são necessários algumas ações importantes, tais como, criar títulos relacionados ao assunto e criar imagem de capa (thumbnails) que gere curiosidade. 

Mas, além dessas duas ações, existem outras indispensáveis que você precisa realizar. Vamos entender um pouco mais sobre otimização de vídeos. 

  • Titulo 

O título é um dos fatores para que seus vídeos apareçam os resultados nas buscas. Nele deve conter de forma simplifica, e de maneira clara, sobre o qual o assunto abordado no vídeo. 

  • Descrição 

A descrição é o local que você deverá descrever com o máximo de detalhes sobre o vídeo. Tambem, lembre-se de usar palavras chaves durante a descrição para ter uma relação harmoniosa com os motores de buscas. 

Tambem será na descrição onde você deverá adicionar informações importantes como seu contato, suas redes sociais e até link para seu site, se possuir. 

  • Tags (palavras-chave) 

As palavras-chave servem para indicar para os motores de buscas sobre quais assuntos são abordados em seu vídeo. Elas são de extrema importância pois a união do título, descrição e por fim palavras chaves é que vai determinar se seu vídeo vai aparecer na busca ou não. 

Então, crie as tags que realmente tenha a ver com seu conteúdo. Vale lembrar que existem ferramentas para dar sugestões de palavras mais pesquisadas. O próprio a Google ads tem uma ferramenta para isso, o planejador de palavras-chave. 

Rotina nas publicações 

Tenha uma certa frequência nas publicações e desenvolva um relacionamento com o público. Se possível, tenha um calendário com os dias e horários das publicações. 

Incentive o engajamento  

O engajamento faz com que o YouTube perceba que seu conteúdo é bom e automaticamente a plataforma indica para outras pessoas. Por isso, incentivar para que as pessoas efetuem ações como se inscrever no canal, deixar o like e compartilhar o vídeo, faz com que seu canal comece a ter mais destaque. 

Também é importante que você responda a todos os comentários e mantenha um relacionamento com sua audiência. 

Lembre-se de sempre ao final dos vídeos deixar uma indagação ou questionamento. Também estimule para que as pessoas comentem no vídeo. Isso vai aumentar bastante o engajamento do seu canal. 

Quer ser um Youtuber? Foque em Divulgação 

Sabemos que uma boa divulgação pode trazer resultados surpreendentes. Por isso, esteja presente no maior número de redes sociais e mantenha perfis ativos nas mesmas. Além disso, ter um blog e criar uma rotina de publicações podem ser uma atitude sábia. 

Logo a abaixo, veremos as melhores mídias sociais, para divulgar os vídeos do YouTube 

  • Facebook; 
  • Instagram; 
  • Pinterest; 
  • Twitter; 
  • Linkedin; 
  • Quora. 

Utilize também: 

  • Blog; 
  • Site; 
  • WhatsApp; 
  • Telegram. 

Além dessas, existe uma infinidade de outras plataformas que dá para fazer a divulgação dos vídeos. 

Conclusão: 

O YouTube é uma das melhores plataformas para o trabalho online. Nele é possível crescer e se destacar apenas publicando o que gosta de fazer. Para ter sucesso e ganhar dinheiro é preciso colocar amor e dedicação no que ama fazer, assim as coisas vão fluir naturalmente e o sucesso poderá ser inevitável. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.