Como tirar encardido de piso poroso?

Como tirar encardido de piso poroso?

Não há nada mais satisfatório do que encontrar sua casa sempre limpa, bem perfumada e com o chão brilhando de tão bem cuidado. No entanto, com a correria do dia a dia, é cada vez mais difícil conseguir manter tudo em ordem e, por isso, é muito comum que surjam pequenas manchas no piso ou até mesmo que partes inteiras dele fiquem encardidas, especialmente se o piso da sua casa for poroso. Pensando nisso, esse artigo vem trazer informações sobre como tirar o encardido de piso poroso.

Por que é importante limpar o piso de maneira correta?

Antes de mais nada, é preciso entender que um piso bem cuidado reflete mais do que a estética: a longevidade do material está diretamente relacionada com sua conservação. Portanto, se você não pretende trocar de piso tão cedo, é interessante que comece a investir na conservação dele. 

Tendência de encardir: o piso poroso encarde mais fácil

Apesar de ser comum que todos os pisos tenham a tendência de tornarem-se encardidos quando expostos a intempéries, o piso poroso, por apresentar uma maior quantidade de espaços vazios em seu interior e, assim, absorver mais da sujeira, é mais suscetível. Dessa maneira, se sua casa possui piso de madeira, cimento queimado, mármore, ladrilho hidráulico, entre outros, seu cuidado com o piso deve ser redobrado. 

Dicas: como limpar os diferentes tipos de piso encardido?

Apesar de serem porosos, cada tipo de piso necessita de uma limpeza diferente que deve ser determinada de acordo com o tipo do seu material. De maneira universal, varrer e passar um pano úmido é a técnica mais adotada entre as pessoas que cuidam de casa. No entanto, muitas vezes, esse pano úmido, ao invés de água, é encharcado de diversas “misturinhas” caseiras feitas com produtos de limpeza, como cloro, desinfetante, água sanitária, desengordurante, entre outros produtos que podem estragar o piso. Sendo assim, é necessário desmistificar a forma certa de limpar cada tipo de piso. 

Pedra

Para limpar esse tipo de piso, o primeiro passo é remover o pó utilizando produtos macios e não-abrasivos (lembre-se: apesar de ser um piso poroso e visualmente parecer resistente, escovas de aço podem danificá-lo). Posteriormente, com a ajuda de um pano macio, utilize uma solução de água e detergente neutro (proporção de 5 litros de água para cada colher de sopa de detergente). Ao fim, caso deseje dar brilho, podem ser adicionadas três colheres de sopa de vinagre branco nessa solução.

 

Ainda para esse tipo de piso, visando aumentar ainda mais sua vida útil, bem como sua beleza estética, especialistas recomendam uma limpeza profissional a cada três anos, uma vez que ela conserva o piso ao realizar a remoção de uma finíssima camada em sua superfície seguida da aplicação de um impermeabilizante feito de resina acrílica que age protegendo a superfície de sujeira e poluição (caso necessário, também pode ser aplicada a impermeabilização definitiva que protege contra infiltração de chuva).

Madeira

Visto atualmente como sinônimo de “status”, ter um piso de madeira em casa transmite uma sensação de aconchego e requinte ao ambiente. Porém, a manutenção desse tipo de piso pode ser difícil, já que ele não pode ter contato com muita umidade. 

 

Sendo assim, para limpá-lo, é necessário ater-se ao básico: remover o pó utilizando equipamentos que não arranhe ou danifique o material, como uma vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó, passar pano úmido com água, utilizar apenas desinfetantes específicos para esse tipo de piso (e apenas quando necessário) e secar bem todas as vezes que esse piso entrar em contato com água. No mais, para limpezas profundas, é interessante contratar uma empresa especializada. 

Mármore

O mármore é um piso imponente e belo, mas que mancha fácil. Visando evitar o aparecimento dessas manchas ou de partes encardidas, é importante evitar produtos de limpeza que sejam gordurosos ou fortes, uma vez que eles dificultam que o encardido seja removido, muitas vezes até contribuindo para o aparecimento dele. 

 

Para realizar sua limpeza, a “misturinha” ideal é passar um pano úmido de uma colher de detergente de coco em um litro d’água e, posteriormente, passar outro pano para secar. É importante, também, utilizar periodicamente o serviço de profissionais para fazer a manutenção da limpeza neste piso, uma vez que ele é de difícil de cuidar.

Piso laminado encardido

Por ser laminado, esse tipo de piso acumula gordura e fixa líquidos. Sendo assim, varrer e passar um pano úmido não garantem sua limpeza e, portanto, é interessante borrifar no chão uma “misturinha” feita de partes iguais de vinagre, água e álcool com algumas gotinhas de detergente e limpar com pano de microfibra. Para limpezas mais pesadas, contrate uma equipe de profissionais. 

Como limpar piso encardido antiderrapante

Para esse piso, o uso de produtos alvejantes pode causar danos e, por tanto, devem ser evitados. Sendo assim, sua limpeza deve seguir os seguintes passos: remover a poeira com uma vassoura macia; molhar o piso com uma misturinha feita de água, um pouco de desinfetante e detergente neutro, deixando ela por alguns minutos para agir na superfície; por fim, retire o restante da sujeira com uma vassoura enquanto faz movimentos circulares e enxague o excesso da mistura. 

Produtos caseiros: qual a melhor escolha para limpar pisos encardidos?

Por oferecerem uma boa relação de custo e benefício, muitas pessoas recorrem a produtos caseiros para limpar os pisos de suas casas. Mas atenção: muitas vezes, o “barato” pode sair caro, portanto, antes de sair jogando “misturinhas” caseiras no piso, é importante estudar os efeitos delas no piso que você pretende limpar, tendo em vista que muitos materiais necessitam de cuidados especiais e podem manchar facilmente. Na dúvida, contrate uma empresa especializada para realizar o serviço de limpeza e para te orientar qual a melhor forma de manter o seu piso limpo e livre de manchas.

 

  1. Bicarbonato de sódio e água oxigenada: para limpar o piso encardido, deixe essa misturinha agir por alguns minutos e depois, com a ajuda de uma escova de cerdas macias ou um pano de microfibra, esfregue a sujeira. 
  2. Sal e limão: sobre a mancha, esprema um limão até cobri-la por completo. Depois, espalhe sal e deixe agir. Para finalizar, com uma esponja ou escova, limpe a região com delicadeza e remova o excesso de produto com um pano seco. 
  3. Água quente, raspas de sabonete, amaciante, álcool e vinagre: em uma bacia, raspe o sabonete e despeje 1 litro de água quente. Acrescente 200ml de amaciante, 100ml de álcool, 200 ml de vinagre e misture tudo até ficar homogêneo. Quando for usar, umedeça o pano limpo numa solução com proporção de 2 medidas da misturinha para 1 balde d’água, fazendo movimentos delicados enquanto espalha o produto. Ao fim, remova o excesso. 
  4. Água, detergente neutro, vinagre, álcool, bicarbonato de sódio, sal: em um recipiente, misture 400ml de água, 5 colheres de detergente neutro, 50 ml de álcool, 2 colheres de bicarbonato de sódio, 100 ml de vinagre, 1 colher de sal até que a mistura fique homogênea. Aplique no piso e deixe agir. Ao fim, limpe com pano de microfibra e enxague o excesso do produto. 

Limpeza Profissional

Apesar de “limpar o chão” ser uma prática quase que universal, é importante perceber que nem todo piso deve ser limpo da mesma forma: alguns são difíceis de manter e podem ser facilmente manchados ou ficarem encardidos quando são limpos com técnicas erradas. Sendo assim, os cuidados caseiros que foram citados neste artigo muitas vezes não substituem uma limpeza nem um aconselhamento feitos com profissionais. Portanto, antes de tentar remover manchas e encardidos por conta própria, avalie a possibilidade de contratar uma empresa especializada, ela pode te economizar tempo, dinheiro e possui resultado garantido. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.