Como o Canva em meus projetos de designs de mídia social

Como o Canva em meus projetos de designs de mídia social

Quer saber algumas dicas para utilizar o Canva nas mídias sociais?

 

Muitas de suas funções ao gerenciar o marketing de mídia social estarão ligadas a um planejamento de postagem.

 

Além de saber usar as palavras a seu favor, você precisa se atentar muito às imagens.

 

Elas têm um grande impacto na percepção da mensagem. Isso significa que você não pode simplesmente ignorar a comunicação visual que transmite.

 

Ela precisa ter uma lógica e precisa ter equilíbrio e harmonia com a sua marca. Para cada postagem, você precisará de uma imagem atraente. Nesse sentido, o Canva é seu grande aliado.

 

Você não precisa dominar Photoshop para produzir artes profissionais e de alta qualidade para suas redes sociais.

 

Então, continue lendo para saber mais sobre o assunto.

Primeiramente, o que é o Canva?

 

O Canva é uma ferramenta online incrível que possibilita a criação de designs para as mais diversas mídias. Desde e-books a posts para Instagram, são infinitas as possibilidades.

 

Com o uso dessa poderosa tecnologia, com apenas alguns cliques seu design está pronto. Nessas dicas para utilizar o Canva nas mídias sociais, você otimizará e muito o seu tempo.

 

Há diversos modelos prontos para você escolher, o que agiliza bastante essa tarefa. Porém, você pode criar um modelo do zero também, como preferir.

 

E o melhor de tudo é que a versão gratuita oferece inúmeras opções. Você não precisa assinar um plano pago para ter acesso a diversos recursos.

 

Para começar a utilizar, basta fazer seu login, testar os designs e aprender intuitivamente.

 

Inclusive, existe a extensão do Canva para o navegador. Para quem não sabe, há extensões gratuitas do Chrome para diferentes finalidades no marketing digital, e a do Canva é uma dessas que você pode utilizar.

Dicas para utilizar o Canva nas mídias sociais

 

Agora que você já sabe sobre a importância do Canva, confira algumas dicas muito relevantes para que você o utilize estrategicamente.

Tenha uma identidade visual

 

Entre as dicas para utilizar o Canva nas mídias sociais, a primeira é criar uma identidade visual.

 

Ao ir na opção Estilo para escolher uma paleta de cores, você terá à sua disposição as cores ideais para aplicar ao seu design.

 

Assim, você evita o risco de usar cores aleatoriamente e sem uma coerência. Existem, sim, as cores que se combinam entre si.

 

E há, inclusive, diversos estudos sobre o tema no campo da psicologia das cores.

 

Ao escolher a paleta do Canva, você economiza todo o trabalho de pesquisar as cores que se encaixam ao seu projeto.

 

Dessa forma, você cria uma identidade visual em que determinadas cores prevalecem e outras são complementares ou secundárias.

 

Mas a identidade visual vai muito além disso. Você pode fazer sua logomarca no Canva, pode definir que formas geométricas vão prevalecer nas suas artes, que tipo de fontes e diversos outros fatores.

Tenha consistência

 

Ainda nas dicas para utilizar o Canva nas mídias sociais, você precisa ter consistência.

 

Com tantos modelos disponíveis no Canva, você pode acabar se apaixonando por vários que não têm uma coerência entre si. Então, escolha um modelo e siga aquele padrão.

 

Não significa que você vai usar o mesmo modelo sempre, apenas manterá um padrão visual que seja interessante e sem poluição visual.

 

Quando há muitos elementos distintos e contrastantes no seu feed, isso causa um certo desconforto e pode até repelir seu visitante.

Economize seu tempo utilizando os modelos que já criou

 

Depois que você escolher um modelo pronto no Canva, você vai adaptá-lo à sua finalidade, certo?

 

Quando você for criar outro design, se for para o mesmo projeto, você pode apenas duplicar o modelo que você adaptou e fazer novas adaptações para o seguinte.

 

Você só precisará alterar a mensagem, as cores e a disposição dos elementos se preferir. Por exemplo, se você duplicar 10 modelos, pode criar 10 diferentes artes apenas fazendo algumas adaptações.

 

É uma forma bem prática de economizar tempo e você consegue em pouco tempo fazer todos os seus designs para o Instagram daquela semana de uma só vez. Sabendo disso, você terá a tecnologia a seu favor.

 

O que achou das dicas para utilizar o Canva nas mídias sociais? Deixe seu comentário!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *