Como encontrar boas ações para eu investir

Como encontrar boas ações para eu investir

Investir em ações pode ser uma tarefa um tanto difícil, mas não impossível. Não falamos isso para te desestimular, mas sim para fazer você, como investidor, colocar os pés no chão, pois sabemos que esseinvestimento se apresenta de uma forma eufórica.

O que queremos dizer é que, ao iniciar os seus investimentos em ações, você pode estar em um momento que coloca sempre a emoção acima das decisões. Na verdade, investir em ações demanda muito mais estudo do que se pode imaginar, então é necessário a todo momento estar atualizado sobre as novas práticas.

E sabemos que, ao investir em ações, entender de que forma você pode escolher as melhores ações é imprescindível. Dessa maneira, hoje separamos algumas dicas para você descobrir como investir nas melhores ações.

A primeira ressalva que temos a fazer é que não existe uma regra de quais ações todos devem investir, até porque, se fosse assim, todo mundo teria os mesmos rendimentos e os mesmos resultados.

Você deve escolher o que é melhor para você, com base nos seus objetivos e no seu perfil como investidor. Esse deve ser o seu primeiro passo, definir de que forma você se comporta nesse cenário, se é conservador, modesto ou até mesmo arrojado.

Analise, antes de começar a investir, os dados referentes a empresa

Antes de começar, você precisa entender os dados da empresa que almeja investir, e isso já faz parte do seu planejamento, afinal duas hipóteses podem vir a ocorrer:

1) A empresa cresce de forma desenfreada, e o seu desenvolvimento continua de forma positiva e sólida.

Ou

2) A empresa cresce rapidamente, porém depois de um tempo os valores das suas ações começam a cair.

Nos dois cenários, é preciso analisar de que forma isso pode trazer impactos positivos no futuro, de forma que transpareça a melhor oportunidade de negócio para o seu caso.

É comum que, com o devido planejamento, você adquira um pacote atrativo de ações, e ocorre que os valores se mantenham equilibrados, e quando acontecer de fato a venda, você obtenha bons frutos desse negócio.

É normal ter uma queda leve na empresa, mas o que nos causa medo mesmo é uma instabilidade nessa companhia. Por isso reforçamos que não há como falar em melhores ações, de uma forma geral.

Você, com as suas pesquisas, deve optar por aquilo que acha mais conveniente no seu caso, além de escolher as alternativas mais rentáveis, a longo ou a curto prazo.

De que forma posso escolher as melhores ações para investir?

Existem alguma formas de descobrir quais as melhores ações para investir, contudo, isso ficará a seu critério de compreensão. Hoje a nossa dica é que você siga os parâmetros de alguns critérios de avaliação, sendo considerados como indicadores. Vejamos:

– Índice Preço sobre o Lucro (P/L): esse é um dos principais indicadores utilizados para decidir quais as melhores ações para investir, visto que o seu objetivo é determinar se a ação está com o preço menor ou maior.

Esse índice apresenta uma facilidade de ser compreendido, pois o seu critério usado é o de comparação, em relação a duas empresas do mesmo setor de atuação. Dessa forma, o P/L vai medir a correlação do valor de mercado dessa companhia (o seu custo), dividido por lucro ganho nos 12 últimos meses.

Com isso, você descobre quando o investidor precisará dispor o pagamento por real do lucro que essa empresa registrar. Em conclusão, esse indicador apresenta a fórmula de preço por ação/lucro por ação.

– Índice de Liquidez corrente (ILG):esse indicador possui o objetivo de mensurar quanto essa empresa vai receber, a curto prazo, com base nos valores que possui para quitar os seus pagamentos nesse mesmo período.

Para chegar nesse resultado você vai dividir seu Ativo Circulante da empresa (envolvendo caixa, bancos e os recebíveis a curto prazo) por Passivo Circulante (pagamentos a curto prazo, fornecedores e os impostos).

Para entender os resultados desse índice, perceba que: se a liquidez corrente da empresa for grande, a sua folga financeira também seguirá essa proporção. O resultado ideal é que o valor encontrado seja maior que um 1.

Se o resultado encontrado for diverso a esse, isso significa que a empresa pode ter algum tipo de problema para honrar c os seus compromissos a curto prazo.

– Índice de preço/valor patrimonial (P/VPA): esse índice também serve para comparar, entretanto, o seu objetivo é comparar o valor de mercado da companhia com o valor contábil, utilizando as suas demonstrações registradas.

Para entender os seus resultados, você deve perceber que se o P/VPA for menor, essa companhia está mais barata do que deveria, quando em comparação com o valor que foi registrado por parte da sua contabilidade.

Existem outros indicadores, e você deve escolher aquilo que for melhor para compreensão, mas não deixe de se organizar e estudar como vai investir em ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *