Árvores frutíferas – quais as melhores opções e como cultivar

Árvores frutíferas – quais as melhores opções e como cultivar

 

Você não precisa necessariamente morar em uma fazenda ou chácara para cultivar árvores frutíferas, possui um quintal livre nos fundos de sua casa? perfeito! Mora em apartamento? Sem problemas! árvores frutíferas podem ser cultivadas em pequenos vasos também. Neste artigo você aprenderá que tudo o que precisa para ter uma frutífera perto de você é colocar a mão na terra e ter paciência.

Árvores frutíferas 

O que são árvores frutíferas 

Uma árvore frutífera como o próprio nome sugere é aquela que produz frutos. Comumente ao mencionarmos árvores frutíferas pensamos instantaneamente em pés de limão e amora por exemplo, porém é importante ressaltar que algumas plantas também produzem frutos e estes não são comestíveis. Deste modo, é importante que tenha cuidado e estude os frutos que irá ter em sua residência, garantindo que os mesmos não irão lhe fazer mal.

Porque plantar árvores frutíferas? 

Precisa de alguns motivos para tirar os planos de plantar uma árvore frutífera do papel e colocar a mão na terra definitivamente? Então siga com alguns dos benefícios que você terá ao cultivar um fruto.

  1. Fauna:  Árvores frutíferas são grandes amigas de diversos animais e insetos da fauna local, com uma em seu jardim você verá seu quintal ser mais visitado por passarinhos, borboletas, insetos polinizadores e até mesmo um pequeno esquilo quem sabe;

 

  1. Paisagismo : Elas serão excelentes para o projeto paisagístico de seu quintal, considere que as mesmas quando não estão com frutos estarão floridas, se tornando desta forma um ótimo destaque para sua residência independente da época do ano;

 

  1. Sombra : Quem não gosta de uma boa sombra para descansar naqueles dias quentes? Além de dar frutos esta árvore poderá ser um local do qual você passará um tempo em contato com a natureza e relaxar, ler um livro, meditar, etc.;

 

  1. Frutas sem agrotóxicos: Comumente as frutas que encontramos em supermercados são compostas com agrotóxicos e pesticidas para uma melhor aparência e conservação das mesmas; ao possuir uma frutífera em sua residência você irá contar com frutos sem a presença de agrotóxicos, garantindo uma melhor alimentação para você e toda a família.

Como plantar árvores frutíferas no quintal?

Se já está decidido a ter sua própria árvore frutífera em casa então será necessário levar algumas considerações e cuidados, antes, durante e depois do plantio. Seus cuidados irão impactar diretamente a forma como sua árvore irá se desenvolver e dar os frutos.

  • Situação do quintal: O primeiro detalhe a se pensar antes de plantar sua frutífera é: como está a situação do meu quintal? Ele está limpo, organizado, longe de ervas daninhas, e próprio para o plantio? Caso a resposta for sim, então poderá passar para o próximo passo; caso o quintal precise de ajustes, que tal contar com uma empresa de limpeza que se adeque a suas necessidades? Podendo contar com limpeza pós obra em Curitiba e limpeza de terrenos a fim de deixar o seu quintal limpo para o plantio.

Uma vez com seu quintal em ordem e propício para o plantio, se atente aos seguintes fatores:

  1. Escolha da muda :Comumente adquirimos mudas já prontas para o plantio, neste momento é importante que você cheque que o fruto escolhido está saudável, detalhes como: estar firme, possuir folhas e ter ao mínimo 30cm indicam que a muda está boa para o plantio.

 

  1. Solo:Conheça o tipo de solo presente em seu terreno, desta forma você pode dar preferência por frutos que se desenvolvam melhor ao seu espaço;

 

  1. Clima: Assim como a frutífera deve se adequar ao solo de sua região também é importante que ela seja compatível com o clima da mesma. As diferentes regiões do Brasil são caracterizadas por possuírem frutos diferentes justamente pelo fator climático;

 

  1. Quando plantar:  Boa parte das frutas crescem melhor na primavera, com um clima mais ameno a planta se desenvolve e se fortalece contra pragas e insetos. Entretanto os diferentes frutos podem possuir épocas de plantio mais propícias, desta forma pesquise sobre qual o melhor mês para plantar a muda de sua escolha.

Como preparar o solo para plantar frutíferas? 

Com os pontos anteriores devidamente analisados você poderá então colocar a mão na terra e começar a preparar o solo para que o plantio ocorra da melhor maneira possível.

  • Cova : É necessário que a cova para o plantio possua no mínimo 40 cm de profundidade x 40 cm de largura; também afofe a cova para uma correta expansão das raízes durante o crescimento;

 

  • Adubação : O fator mais importante para um correto crescimento de sua frutífera é garantir que a terra tenha uma boa quantidade de matéria orgânica em sua composição, receitas de adubo caseiro e naturais são os mais indicados para o preparo de seu solo;

 

  • Irrigação e drenagem: Ao mesmo tempo em que a árvore precisa de água adequada também se atente ao sistema de drenagem, o excesso de água pode fazer com que a raiz de sua frutífera apodreça, garanta um bom sistema de drenagem para o terreno.

Como cultivar árvores frutíferas em vasos 

Se você deseja cultivar frutíferas em um vaso terá que tomar mais cuidados e demandar de mais atenção para a planta, o que não significa que seja impossível do plantio prosperar. Siga as dicas.

 

Existem diversos tipos de frutíferas que podem ser cultivadas em vasos.

  • Escolha do vaso ideal: O vaso precisa ter no mínimo 80cm de profundidade x 85 cm de largura e suportar 20 litros de terra, desta forma dando espaço para o correto crescimento das raízes.
  • Local ideal:  Enquanto a muda ainda for pequena e frágil evite que a mesma esteja muito exposta a ventos fortes e geadas; após o desenvolvimento da mesma é recomendado que a muda receba no mínimo 4 horas de sol diariamente.
  • Solo e drenagem:  Prepare o solo com uma mistura de 50% de terra orgânica + 50% de areia lavada, húmus de minhoca pode ser um adicional. Para a drenagem você poderá usar cascalhos e argilas.

Árvores frutíferas mais comuns 

Veja algumas das espécies de frutíferas mais recomendadas para o plantio, as mesmas podem ser cultivadas tanto em terrenos quanto em vasos.

  • Limoeiro Siciliano – Limão siciliano;
  • Amoreira – Amora;
  • Araçazeiro – Araçá;
  • Aceroleira – Acerola;
  • Laranjeiras Kikan;
  • Pitangueira – Pitanga;
  • Romãzeira – Romã;
  • Cerejeira –

Excelente! Agora você já está pronto para ter sua própria frutífera em sua residência e poder contar com frutas fresquinhas sempre a sua disposição. Por mais que possa parecer um pouco complicado seguindo as dicas e informações citadas neste post você com certeza sairá bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.