Dicas para escolher uma ação para investir? Veja 5 dicas

Dicas para escolher uma ação para investir? Veja 5 dicas

Caso você esteja buscando por uma opção interessante a fim de melhor os seus rendimentos, aprender os investimentos em ações pode ser uma boa alternativa. Pensando nisso, hoje separamos 5 dicas para te ajudar a como escolher uma ação para investir.

Hoje, no Brasil, nós conhecemos dois tipos de investimento, que são a poupança e as ações, em segundo lugar, apenas a título de popularidade. Porém, atualmente nós debatemos muito sobre o investimento em ações, apesar de nem todos se sentirem seguro com essa prática.

Investir em ações sempre remete a uma ideia de que isso é arriscado, contudo, isso se trata de um mito, pois com base nos dois últimos anos, essa prática tem demonstrado resultados incríveis, principalmente se o investimento for pensado a longo prazo.

É possível sim enriquecer investindo em ações, porém, como tudo na vida, isso demanda tempo, paciência e foco. Esse enriquecimento não ocorrerá do dia para a noite, será um processo de construção, incluindo a busca por conhecimentos.

Inclusive, para investir em ações você também precisa entender sobre a sua escolhe de papéis a fim de compor sua carteira, e caso não o faça, algumas perdas podem ocorrer.

Dessa maneira, a sua mente deve estar focada em encarar as empresas do mercado com uma visão de empreendedor, sempre avaliando qual a viabilidade da sociedade, por exemplo.

E pensando nos desafios enfrentados por investidores de ações, hoje separamos 5 dicas para te ajudar a como escolher uma ação para investir.

 

Como devo começar a investir em ações?

O primeiro passo sempre será o mais difícil, e por isso separamos alguns dos momentos iniciais primordiais para que você obtenha sucesso em sua trajetória;

– Entenda do que se trata uma ação e de que forma o investimento ocorre na prática. O seu estudo sobre o tema será imprescindível.

– Conheça o perfil que você mais se enquadra como investidor, se é arrojado, moderado ou conservador.

– Delimite quais os seus objetivos para o rendimento obtido.

– Planeje e defina um plano com os investimentos que você julgar como melhores, constando também os seus aportes.

– Pesquise com calma uma corretora de valores, e escolha aquela que sentir mais confiança.

– Faça o seu cadastro e abra uma conta para investir nessa corretora.

– Transfira os valores correspondentes ao seu investimento para a sua conta bancária, através de uma TED com a mesma titularidade.

– A observação é muito importante, então observe o mercado de maneira ampla e escolha as ações que você acha que serão melhores para você, com base no seu perfil de investidor e nos objetivos traçados anteriormente.

– Ingresse no home broker, que é uma plataforma virtual voltada para a compra e venda de ações.

– Esteja sempre monitorando o desempenho do seu ativo, bem como a sua valorização.

– E, por fim, defina o melhor momento para vender e lucrar.

Depois desses passos, acreditamos que será mais fácil investir, então busque por mais conhecimento acerca do tema.

5 dicas para te ajudar a escolher ações para investir

Agora que você já compreendeu sobre como funciona os investimentos em ações, separamos 5 dicas para te ajudar a escolher ações para investir.

– Não fique na base no “achismo”: nada vai te ajudar mais do que o conhecimento, então adotar uma estratégia, com base nos seus estudos, será uma trajetória mais tranquila.

Você pode aprender com os maiores investidores do país, caso você encontre vídeos ou palestras online.

Quando você erra no mercado de ações isso reflete um certo prejuízo para você, então busque entender sobre o funcionamento do investimento, para colher bons frutos no futuro.

– Conheça o seu perfil como investidor: em todo tipo de investimento você encontrará algum tipo de risco, e cada perfil de investidor apresenta um grau de tolerância diferente.

Para determinar o seu grau de tolerância, entenda primeiro em qual perfil de investidor você se encaixa mais, pois é neste momento que você descobre o grau de risco adequado para sua carteira e quais serão os ativos apropriados, nesse cenário claro.

No que se refere ao investimento em ações, consideramos um alto risco, logo, ele é mais indicado para os perfis de investidores moderados ou arrojados.

Ao investir em ações sempre importante dividir as informações com seu escritório de contabilidade para que ele atualizar em seu imposto de renda quando chegar o momento certo.

– Tenha noção da sua estratégia: antes de iniciar o seu investimento, você precisa entender onde será aplicado esse dinheiro, mas não se preocupe em ajustar a sua estratégia ao longo do tempo, pois mudanças positivas sempre são importantes.

– Busque conhecer mais sobre a empresa que você visa investir: conhecer sobre a empresa que você quer investir pode reduzir muitos riscos, buscando sempre por mais informações acerca dela, bem como o seu histórico de cotação ou os resultados obtidos.

– Prepare-se para um mercado volátil: investir em ações é uma prática instável, pois há variações quase que sempre, então prepare-se para enfrentar essa volatilidade, pois com certeza valerá a pena!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *