Vale a pena fazer pedagogia e onde atuar como pedagogo

Vale a pena fazer pedagogia e onde atuar como pedagogo

Leia este artigo até o final e tire suas proprias conclusões se Vale a pena fazer pedagogia e onde você pode atuar como pedagogo

O que é Pedagogia? Você sabe o que é? Pois bem. Apesar de ser uma área do conhecimento bem popularizada, nem todos sabem ao certo o que é. E muitas vezes muitos até menosprezam por ignorância.

Mas se você parar para pensar, a Pedagogia é uma área do conhecimento que é base para todas as demais. Exatamente isso. Já que ela está presente na vida de todos. Porque todos dependem de alguém para lhe ensinar.

Os pedagogos são os profissionais que aprendem as técnicas necessárias para transmitir os conhecimentos. Sejam de conteúdos, habilidades, competências, comportamentos, entre outros. Assim, já é possível notar que ser pedagogo é mais que ser apenas professor. Mas é claro que a docência é exercida também pelo pedagogo, sendo um dos seus possíveis atributos.

Por isso, se você quer simplesmente tirar suas dúvidas ou pretende ser um pedagogo, leia este artigo que preparamos para você.

Afinal, o que é pedagogia?

Pedagogia é uma ciência da educação. Para isso, ela tem como objetos de estudo a educação, a aprendizagem e o ensino. Além disso, estuda os caminhos pelos quais acontecem o ensino e a aprendizagem. Assim o principal sujeito pelo qual a pedagogia se preocupa é o ser humano, enquanto educando.

O termo pedagogia vem do grego. O mesmo foi originado a partir das palavras: “paidós” que significa “criança” e da palavra “agodé” que tem o significado de “conduzir”. Por isso, o pedagogo tem o sentido de condutor de crianças para o conhecimento, Dessa forma, a pedagogia é a área do saber que trata da condução do saber.

Quais as possíveis atuações do pedagogo?

A faculdade de Pedagogia forma profissionais capacitados para educar. A atuação pode ser na educação infantil, nos primeiros anos do ensino fundamental e na educação de jovens e adultos. Assim o pedagogo pode trabalhar em creches, pré-escolas e escolas de nível fundamental como professor.

Além disso há outras áreas que o pedagogo pode atuar são elas:

  • Direção escolar;
  • Coordenação pedagógica;
  • Orientação educacional;
  • Pedagogia hospitalar;
  • Pedagogia empresarial;
  • Educação especial;
  • Produção de materiais pedagógicos.

Viu como são grandes as possibilidades que os pedagogos têm para trabalhar? Enfim, o curso de pedagogia está em alta. Tanto pela importância quanto por possibilitar uma vasta área de atuação.

Educação inclusiva e o papel da Pedagogia

Na inclusão é oferecida a oportunidade para que todos os alunos estudem juntos. Assim é possível encontrar diversidade de alunos nas salas de aula. Há alunos com deficiência e aqueles que não tem. Mas todos, atualmente, têm o direito de estudar juntos.

É por isso que hoje os pedagogos vêm sendo os profissionais que mais respeitam a inclusão. Por isso, é muito comum vermos alunos com dislexia na educação infantil, por exemplo. Pois os pedagogos estudam meios de ensinar superando as dificuldades de aprendizagem causadas pela dislexia.  

Diante disso, o estudante de pedagogia já recebe um preparo na faculdade. Objetivando ensinar os alunos que possuem alguma deficiência ou condição. O pedagogo é capacitado para lidar com as diferenças. Por isso o pedagogo tem papel importante para a educação inclusiva.

Quanto tempo leva para concluir o curso de pedagogia

Se você deseja fazer uma licenciatura em pedagogia, saiba que dura em torno de 4 anos.

Então é basicamente o tempo que é exigido em muitas outras faculdades.

Vale a pena fazer pedagogia

Se você pretende trabalhar como educador infantil, como coordenador pedagógico ou como diretor escolar. Ou até mesmo nas demais áreas que citamos acima. A resposta é sim. Vale a pena,

Além disso, se você se identifica com a área de humanas e ciência social. Pode valer a pena.

Outro motivo muito importante é se você gosta de ler. Pois a faculdade de pedagogia exige bastante leitura.

Por isso cursar pedagogia vai depender muito de suas habilidades e propósitos.

Fora isso, é uma área muito boa e com certeza vale a pena.

Conclusão

Entender o que é pedagogia é muito importante para quem deseja cursar. Pois o entendimento possibilitará saber a importância dessa ciência para a educação e para a vida. Bem como, entender como é importante o papel do pedagogo. Sendo este o profissional que conduz o aluno à educação.

Além disso, todas as pessoas deveriam entender o que é pedagogia. Já que todos dependem dela. Desse modo podemos desfazer a ignorância que muitos têm a respeito dela e quebrar tabus.

Como vimos, são muitas as possibilidades de oportunidades que o pedagogo pode exercer: a docência até a pedagogia empresarial. Enfim, a contribuição dessa área é muito vasta. Vai além de ensinar numa sala de aula, embora esta seja muito importante.

Por isso, com base nos conhecimentos acadêmicos e nas pesquisas, nós elaboramos este artigo intitulado o que é pedagogia. Para ajudá-lo a entender de vez e até mesmo a compartilhar esse conhecimento. Espero que nós tenhamos tirado suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *