Marketing de afiliados: uma excelente alavanca para desenvolver a sua atividade na Internet

Marketing de afiliados: uma excelente alavanca para desenvolver a sua atividade na Internet

O marketing de afiliados é um canal de aquisição muito popular para as empresas aumentarem sua visibilidade, sua base de clientes potenciais e suas vendas.

Mas por que essa alavanca é tão popular e, acima de tudo, como usá-la de forma eficaz? Contamos tudo neste artigo…

Marketing de afiliados: como funciona?

Para entender completamente o princípio e os benefícios da afiliação, você deve, acima de tudo, saber que é a única alavanca do marketing digital que opera em um modelo de remuneração baseado em desempenho puro .

Isso significa, em outras palavras, que o parceiro (chamado de afiliado ou editor ) responsável por promover os produtos e serviços de um anunciante ( chamado de afiliado ) só será pago de acordo com os resultados obtidos.

Diferentes métodos de remuneração como CPA (% de vendas), CPC (custo por clique) ou CPL (custo por lead) são então possíveis e devem ser definidos no início da campanha do afiliado de acordo com os objetivos do anunciante (sabendo que é possível combiná-los).

Com este pagamento por desempenho, o anunciante não assume nenhum risco financeiro e esta é a razão pela qual a afiliação é uma alavanca cada vez mais popular para grandes e pequenas empresas.

Com o marketing de afiliados, o anunciante e o afiliado têm uma relação ganha-ganha .

O primeiro beneficia da notoriedade de um influencer ou de um site publisher de referência na sua área para vender os seus produtos e promover a sua marca, enquanto o segundo obtém uma remuneração de acordo com os resultados obtidos.

As chaves para lançar um programa de afiliados de sucesso

Seja seu objetivo aumentar suas vendas, gerar tráfego qualificado para seu site, coletar leads ou aumentar o reconhecimento de sua marca, é essencial fazer as perguntas certas.

Mas também para entender completamente os fundamentos da afiliação e as regras a seguir para ativar um programa de afiliação eficaz.

Escolhendo a rede de afiliados certa

Depois de definir com precisão seus objetivos, é recomendável escolher sua rede de afiliados com precisão.

De fato, aparecer em um site com má reputação, gerar pouco tráfego ou não corresponder ao seu público pode ser desastroso tanto para a imagem da sua marca quanto para o ROI da sua campanha.

Assim, Edney Trindade especialista em marketing de afiliados diz ser aconselhável, por exemplo, escolher sites editores relacionados à sua atividade. Como um site de bricolage se você gosta de decoração de casa.

Ou influenciadores e blogueiros com um público que corresponde perfeitamente ao seu público-alvo ( em termos de idade, sexo, localização geográfica ou qualquer outro dado importante para o seu negócio ).

Dependendo de seus objetivos, você usará diferentes afiliados. Uma apresentação dos seus produtos ou serviços por um influenciador aumentará assim a sua visibilidade e notoriedade.

Enquanto que se pretende aumentar o seu volume de negócios, opte por afiliados especializados em retargeting ( que visará precisamente os internautas que visitaram o seu site sem efetuar uma compra ), em email, em guias de compra, em comparação com produtos, distribuição de bons negócios ou cashback.

Forneça aos afiliados ferramentas promocionais eficazes

Uma vez estabelecida sua rede de afiliados, é importante fornecer a ela materiais promocionais de qualidade, otimizados para conversão e com alto valor agregado para os internautas.

Para atender às necessidades de todos os anunciantes, a afiliação oferece uma ampla variedade de ferramentas promocionais.

Além do banner tradicional, há de fato conteúdo editorial, teste de produtos, links patrocinados ou disponibilização de cupons de desconto.

Sem esquecer o fluxo de produtos que lhe permite estar presente em comparadores de preços ou guias de compras.

E como a afiliação permite que os anunciantes se comuniquem durante toda a jornada de compra, é importante usar a mídia certa no momento certo para alcançar seu público de maneira relevante e direcioná-lo à conversão .

Por exemplo: um código de desconto ocorrerá imediatamente antes da venda ( portanto, no final do túnel ) enquanto um banner ou conteúdo promocional em um guia de compras ocorrerá durante a fase de pesquisa do usuário da Internet (no início do túnel).

Anime seu programa de afiliados

Para ser bem sucedido, um programa de afiliados deve estar vivo. Portanto, é importante animá-lo regularmente para prender a atenção dos afiliados e incentivá-los a retransmitir suas ofertas .

Como? ‘Ou’ O quê? Por exemplo, oferecendo desafios e desafios em períodos específicos.

Você pode, em particular, direcionar os destaques comerciais (festas de fim de ano, volta às aulas, Dia dos Namorados, etc.) e aumentar a remuneração dos afiliados que mais vendem nesses períodos.

Dessa forma, você os incentivará a redobrar seus esforços para levar seus produtos à comunidade.

Além de reavaliar sua comissão, sinta-se à vontade para oferecer brindes aos seus afiliados com melhor desempenho.

O papel das plataformas de afiliados.

Conscientes dos benefícios do marketing de afiliados, muitas empresas estão começando a se interessar por ele.

Muitos já se arriscaram. Outros ainda hesitam em pensar que a afiliação é uma alavanca de negócios complexa e demorada.

E é justamente porque a afiliação realmente requer tempo e uma certa expertise que as plataformas de afiliação existem.

De fato, entrar em contato diretamente com um influenciador ou um site de editor requer trabalho.

Além da pesquisa, você também deve negociar as condições de remuneração, fornecer a ele as ferramentas promocionais adequadas e, se necessário, apoiá-lo na implantação e acompanhamento de suas campanhas de afiliados.

Sem esquecer de dotá-lo de uma tecnologia de rastreamento específica que lhe permita monitorizar o seu desempenho.

É por isso que a maioria dos anunciantes e sites de editores obtêm ajuda de plataformas de afiliados que atuam como terceiros confiáveis ​​para conectar afiliados e afiliados de maneira simples e rápida. 

Ao optar por uma plataforma de afiliação, é, de facto, possível usufruir da segurança oferecida por este parceiro de marketing que disponibiliza aos anunciantes a sua rede de sites publishers de qualidade (e vice-versa).

A plataforma de afiliados também oferece uma poderosa ferramenta de rastreamento. Se insistimos nesse ponto preciso, é porque essa tecnologia é essencial, pois permite avaliar com precisão os resultados de cada afiliado e, portanto, remunerá-los pelo seu valor justo.

Ao ler isso, você entende que o objetivo de uma plataforma de afiliados é apoiar cada anunciante no desenvolvimento e otimização de seu programa de afiliados.

Nomeadamente: é necessário diferenciar as plataformas de afiliação generalista e as plataformas de afiliação sectorial que oferecem redes de afinidade a determinados sectores de actividade.

Juntos, você definirá seus objetivos e os públicos que deseja alcançar. O objetivo desse tipo de plataforma setorial é ajudá-lo a se comunicar com um público específico e hiperqualificado para promover a conversão.

Você entendeu lendo este artigo: o marketing de afiliados está ganhando força ao longo dos anos .

Os anunciantes entenderam que essa alavanca, com seu modelo de remuneração por desempenho, é garantia de sucesso e retorno garantido do investimento. De qualquer forma, é uma alavanca que aconselhamos a testar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.