Universidade americana mostra seis benefícios da meditação para sua saúde

Um estudo conduzido da Johns Hopkins University aponta que meditar 30 minutos por dia ajuda a aliviar os sintomas de ansiedade, depressão e dor crônica.

Nos últimos anos, pesquisas científicas provaram que a meditação pode não apenas relaxar o corpo e a mente, mas também ter efeitos específicos na saúde humana.

Um estudo conduzido pela Johns Hopkins University, nos Estados Unidos, aponta que meditar, pelo menos, 30 minutos por dia pode ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade, depressão e dor crônica.

Augusto Ruiiz, influencer da saúde e idealizador da Ruiiz Health Academy, explica que quem medita aprende a fazer escolhas mais conscientes e funcionais, influenciando a maneira como lida com os desafios cotidianos da vida pessoal e profissional.

“A meditação é uma excelente aliada da saúde e bem-estar. Poucos minutos de prática por dia, podem reduzir as chances de doenças físicas e mentais”, destaca.

O que é a meditação?

Meditação é um conjunto de técnicas destinadas a desenvolver padrões de atenção, emoção e crescimento pessoal.

A meditação não é apenas pensar em coisas boas e relaxar, mas também pode ser entendida como uma conexão com a consciência, inteligência e energia. Deixe de lado todas as dúvidas e concentre-se no “aqui e agora”.

Quais são os benefícios da meditação?

A meditação proporciona vários benefícios para a saúde. Augusto Ruiiz aponta alguns:

1 – Melhora a qualidade do sono

A meditação reduz a tensão e ajuda o corpo a relaxar, afetando diretamente a qualidade do sono.

Os principais problemas que dificultam uma boa noite de sono estão relacionados à ansiedade, fadiga mental e física.

Então, a prática da meditação parece ser uma ferramenta para desconectar a mente dessas preocupações e estímulos, permitindo que as pessoas descansem livremente.

  • – Melhora a capacidade de processamento potencial do cérebro

Um estudo da Universidade da Califórnia, publicado em “Frontiers in Human Neuroscience”, mostra que a prática da meditação pode melhorar as conexões elétricas do cérebro.

Ou seja,  além do processamento de informações de forma mais rápida, as capacidades de formação de memória e tomada de decisão também foram aprimoradas.

  • – Reduz o risco de problemas cardíacos

Quem pratica meditação tem cerca de 48% menos chances de desenvolver uma doença cardiovascular.

Isso acontece porque a atividade desacelera os pensamentos, descansa a mente e reduz o nível de estresse, diminuindo, consequentemente, a pressão arterial e os níveis alterados de compressão vascular.

  • – Diminui estresse e ansiedade

A meditação ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade. Isso porque quando você se concentra, respira profundamente e inspira profundamente e, assim, algo acontece com seu sistema nervoso.

Esse processo faz com que os pulmões abracem o coração e abaixem nosso diafragma transverso.

Nesse momento, os receptores do nervo vago enviam sinais ao cérebro, e a resposta ao sistema nervoso simpático é liberar neurotransmissores para trazer efeitos calmantes ao corpo.

5 – Ajuda a manter a saúde e o bem-estar

A meditação proporciona vários benefícios para a saúde e o bem-estar.

Além de exercitar a mente, meditar abaixa os níveis de lactato e a pressão sanguínea, reduzindo tensões, dores, problemas nas articulações e até insônia.

6 – Ajuda na carreira

Com a meditação você pode perceber imediatamente pensamentos, sensações físicas e emoções quando eles aparecem, sem ter que reagir automática ou habitualmente.

Com isso, o praticante aprende a fazer escolhas mais conscientes e funcionais, o que influencia positivamente sua forma de lidar com os desafios diários da vida pessoal e profissional.

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