Unicallmed: pandemia impulsiona empreendedorismo por aplicativos

Unicallmed: pandemia impulsiona empreendedorismo por aplicativos

Willians Pires, criador do Unicallmed, está entre os brasileiros que decidiram apostar no setor  

Praticidade e simplificação. Os aplicativos de celular oferecem ao usuário uma série de facilidades para as mais diversas áreas, sendo ainda um negócio lucrativo para quem deseja investir nesse mercado. Segundo a Think Tank Pew Research Center, o Brasil é o segundo no ranking de países onde o mercado de aplicativos mais cresce — ao nível mundial, a expectativa é que o setor movimente US$6,3 trilhões até o fim de 2021.

As demandas da pandemia se tornaram um cenário fértil para a criação de aplicativos, muitos deles, inclusive, passaram a ser essenciais aos cotidianos das pessoas. Esse foi o caso do administrador Willians Pires, que durante a pandemia e o cenário de distanciamento social, teve a ideia de criar o Unicallmed Worldwide, um aplicativo de telemedicina de fácil acesso para que a população pudesse manter o acompanhamento médico mesmo sem sair de casa e por um preço justo.

“O mercado da telemedicina é emergente em todo o mundo e no caso do Brasil o cenário atual fez com que esse serviço passasse a ser visto como facilidade e não como desconfiança pelos brasileiros, além de começar gradualmente construir a ideia da saúde como uma prioridade, deixando de lado a cultura de só ir ao médico quando se está doente”, aponta o empresário.

De acordo com Willians Pires, há ainda no Brasil barreiras que fazem com que a Saúde não seja acessível, como a superlotação do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como os altos preços cobrados pelas companhias de seguros. “Infelizmente, no Brasil tudo é mais difícil, a população luta diariamente para sobreviver, quando você quebra o monopólio das empresas que massacram a população com os preços altos de planos de saúde, proporcionando mesma qualidade de atendimento por preço justo de cada consulta, você passa a promover qualidade de vida e incentiva as pessoas a cuidarem mais da saúde e irem mais ao médico”, diz.

Por onde começar

De acordo com Willians Pires, definir o propósito do aplicativo deve ser o primeiro passo para criar um produto que promova facilidade na vida do usuário. “O produto precisa suprir uma demanda, resolver um problema, assim como tem também um público específico. No caso da Unicallmed, o objetivo foi facilitar consultas, fazendo que elas pudessem ser realizadas em poucos minutos através de um sistema que une paciente e médico por videochamada”, exemplifica.

“Foram analisados fatores como comportamentos de médico e pacientes, quais sistemas já existem, quais são os valores que os planos de saúde pagam aos médicos, quanto os pacientes pagam, os prazos de pagamento, entre outros”, completa o empresário, que avalia que o mais importante é colocar a ideia no papel, desenhar protótipo e conseguir visualizar o aplicativo com clareza.

Passado esse momento, o empreendedor vai precisar começar a pensar o design e características do aplicativo, bem como qual será a linguagem de programação do seu aplicativo. “Nesse momento uma pessoa com conhecimentos em programação será essencial ao projeto. Você pode tanto contratar uma empresa de desenvolvimento, quanto um profissional particular, tudo vai depender do orçamento”, diz.

A Unicallmed

Resultado das análises de necessidades que surgiram com a pandemia e as transformações sociais e de mercado que ela gerou, a Start-up estadunidense Unicallmed Worldwide trabalha com um conceito ainda pouco explorado no Brasil: atendimento médico online. Criada por Willians Pires, formado em Administração pela Faculdade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e também CEO e presidente da empresa, a Unicallmed funciona como um Uber de consultas, conectando médicos e pacientes por meio de uma interface simplificada.

Com sistema único que funciona com base em um software de agendamento automático, a empresa une tecnologia, inovação e gestão de tempo para quem precisa de um atendimento médico rápido e sem sair de casa, tendo como público-alvo, principalmente, a população que tem dificuldade de acessar o sistema de saúde.

O sistema possui uma base de dados de médicos que conta com centenas de especialidades tais quais psicología, clínica geral, pediatra, entre outros. Ao precisar de um atendimento, o paciente pesquisa pela especialidade, escolhe fazer um atendimento imediato e o aplicativo irá acionar por ligação todos os médicos daquela especialidade, o primeiro que atender ao chamado do paciente poderá iniciar a consulta que acontece por meio de videochamada.

Para garantir um atendimento assertivo e que também possa evoluir para um atendimento presencial, caso seja necessário, o aplicativo ordena os médicos por proximidade com o paciente e avaliação dos usuários, assim como também aceita apenas médicos que possuam o CRM regular na base de dados do Conselho Federal de Medicina. Além do Call imediato com um especialista, o aplicativo com as funções de consulta agendada e também de busca pelas farmácias mais próximas, visto que dentro do aplicativo o médico pode solicitar exames, receitar medicamentos e também fornecer o atestado médico.

O aplicativo foi lançado em julho deste ano para cadastro de médicos, que podem sincronizar toda a agenda médica dentro do aplicativo. Para os médicos o aplicativo possui planos pagos, podendo ser assinado com no plano golden, que possui sistema de agenda integrado, e plano premium, que possui agenda, videoconferência e o selo de verificação do médico, que aparecerá em destaque nas pesquisas do paciente. Já para os pacientes o aplicativo é baixado gratuitamente. Mais informações através do site e do Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.