Augusto Ruiiz faz live com pediatra Bauruense

Isolamento social provoca alteração de comportamento em adolescentes

Confinamento durante a pandemia tem afetado a saúde mental e física de jovens

O isolamento social se tornou uma medida importante e necessária para garantir a segurança da população, entretanto, além de passar mais tempo em casa, as rotinas de todos foram alteradas. Essas mudanças afetaram não só os adultos, mas também adolescentes e crianças.

Em estudo realizado com mais de 9 mil jovens de todo o Brasil, na faixa de 12 a 17 anos, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi apontado que os mesmos têm sofrido com alterações de humor, piora na saúde e adoção de hábitos alimentares não saudáveis, sendo que 48,7% dos adolescentes relataram sentir preocupação e nervosismo com frequência ou sempre durante a pandemia.

Para discutir o tema, a pediatra Natalie Camillo e o estudante de medicina, Augusto Ruiiz realizaram uma live em torno do tema “Adolescentes em tempo de pandemia”.

Na transmissão, eles abordaram temas como a importância da socialização na vida dos jovens, as consequências da mudança de rotina, a necessidade da escuta ativa entre pais e filhos, além de reforçarem a importância do acompanhamento médico na vida dos adolescentes.

A pediatra ainda citou a telemedicina e suas vantagens para as famílias em isolamento, no entanto, reafirmou a importância das consultas presenciais e a necessidade de exames físicos.

Além disso, Augusto comentou sobre a importância da continuidade dos tratamentos, independente da especialidade. O influencer enfatizou os perigos da descontinuação de medicamentos em meio à pandemia e como isso pode afetar a saúde dos pacientes.

Durante a live, Natalie e Augusto também apresentaram dicas para ajudar as famílias na busca pela melhora da saúde mental dos adolescentes, sem deixar de relembrar a importância da consulta com um médico.

Conheça Augusto Ruiiz: O Augusto Ruiiz, com apenas 25 anos, de Bauru, vem se destacando na mídia com entrevistas para UOL, IG, MSN Notícias entre outros e nas redes sociais com mais de 280 mil seguidores no instagram,  como estudante do quarto ano de medicina, foi aprovado no segundo semestre de 2018 na Faculdade São Leopoldo Mandic Araras, uma das 4  melhores do país, sendo primeiro lugar na área da saúde),  com seu conteúdo divertido, mas sem perder a qualidade da informação sobre a realidade da vida do estudante de medicina,  curiosidades sobre a medicina e qualidade de vida, de forma leve e com informação.

Em 2020, cursou `LifeStyle medicine` da Universidade de Harvard em Boston, onde adquiriu habilidades para ajudar o paciente a adotar hábitos saudáveis e prevenir doenças. Essa especialização já é aplicada há quase duas décadas nos Estados Unidos em grandes instituições. Aqui no Brasil a medicina do estilo de vida vem ganhando cada vez mais notoriedade pois o objetivo principal é a utilização de ferramentas que o indivíduo já possui para promover uma saúde fácil, constante e alcançável principalmente através da alimentação, atividade física, saúde do sono, controle de toxicidade, saúde mental e relacionamentos.

@augustoruiiz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *