Tudo sobre financiamento de imóveis

Se você está pensando em financiar um imóvel e não conhece o passo a passo, confira, neste artigo, como conseguir o crédito.

O sonho de ter uma propriedade pode estar mais perto do que imagina. Nos últimos anos, as principais entidades financeiras estão lançando novos programas para que todos tenham sua casa própria. Por isso, o financiamento de imóvel tornou-se algo tão desejado e, mais do que nunca, real.

Dentre todas as possibilidades possíveis, é preciso encontrar aquela que possui o melhor crédito. Afinal, você precisa começar o financiamento já sabendo que o valor não será baixo e que a dívida precisará ser paga por muitos anos — na maioria dos casos, décadas —, mas isso não é motivo para desistir de financiar imóvel.

Ou seja: é indispensável ficar atento a todas as condições disponibilizadas. Para auxiliar você nesse processo, é recomendável a participação de um profissional economista ou de um administrador. Todavia, caso não seja possível, a própria instituição financeira deixará o processo de financiamento mais transparente, solucionando as dívidas.

Por ser um processo de alto risco e também de alto investimento, é indispensável ter máxima concentração em todas as etapas. Elas podem parecer bem burocráticas, contudo é a forma de as entidades financeiras terem a certeza de que você poderá pagar o valor acordado mensalmente sem grandes complicações.

Chegou o momento de você descobrir qual é o passo a passo para financiar um imóvel — e também de saber se está apto a pegar as chaves da sua casa. Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que é um financiamento?

Antes de seguir com a discussão geral do texto, que tal descobrir o que é financiamento?

Muitas vezes, queremos comprar uma determinada propriedade, mas não temos o valor em dinheiro necessário. Para não perder a oportunidade, é possível consultar entidades financeiras que repassarão o valor para o atual dono da propriedade. Em troca, o solicitante precisará pagar essa dívida.

O valor final poderá sofrer alterações, pois são adicionados juros e encargos. Isso é algo normal de qualquer financiamento, não é preciso ter medo. Com o valor em mãos, você conseguirá ter a tão sonhada casa própria.

Como financiar um imóvel?

Abaixo, elencamos quais são os passos para você financiar um imóvel. Confira:

Idade: a idade é algo fundamental para você conseguir financiar um imóvel — tanto para quem é novo quanto para os mais idosos. As entidades financeiras costumam liberar o crédito para jovens acima de 25 anos, pois esses já possuem histórico financeiro suficiente para ser avaliado.

Já a idade máxima costuma ser 60 anos. O raciocínio é simples: o tempo de pagamento do financiamento é avaliado junto à idade do solicitante. Então, a idade máxima não pode ultrapassar 85 anos. 

Como 25 anos costuma ser o tempo médio de pagamento do financiamento, as entidades costumam liberar apenas para idosos de até 60 anos.

Histórico de crédito: esse histórico é fundamental para saber se você costuma pagar as suas dívidas em dia ou se costuma atrasar. Todos esses dados são transformados em um “score”, uma pontuação final que determinará a viabilidade do financiamento.

Caso a sua pontuação seja muito alta, a chance do financiamento ser liberado é bem maior. Caso contrário, você precisará pagar as dívidas e solicitar novamente às entidades financeiras quando o seu score subir.

Em relação aos documentos exigidos pelos bancos brasileiros, montamos uma lista para você ficar atento e para não esquecer de nada no momento de solicitar o seu financiamento. Confira:

  • Extrato bancário;
  • Carteira profissional;
  • Imposto de Renda;
  • Holerite mais recente;
  • Certidão de nascimento ou de casamento;
  • Comprovante de residência;
  • CPF; e
  • Documento de identidade (RG).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *