Tire suas dúvidas sobre assessoria de imprensa

Tire suas dúvidas sobre assessoria de imprensa

Como funciona o trabalho de uma assessoria de imprensa

É importante esclarecer que uma assessoria de imprensa não faz milagres, caso você não tenha conteúdo para divulgar, o assessor não poderá fazer isso para você. Não pense que ao contratar um assessor ele consiga que você saia na capa de alguma revista ou que você conceda muitas entrevistas, não funciona assim, você precisa ter um conteúdo relevante para que assim esse profissional possa transformar o seu conteúdo relevante em notícias e assim fazer você conhecido.

O trabalho de uma assessoria de imprensa é muito mais estratégico do que qualquer coisa.

Tipos de serviço prestado pela assessoria de imprensa

  • Envio de notas e sugestões para entrevistas
  • Atendimento à imprensa
  • Clipping mensal 
  • Criação e manutenção de redes sociais
  • Cobertura de eventos
  • Acompanha em entrevistas
  • Gerenciamento de crises

O que é gerenciamento de crises?

Quando surgem assuntos polêmicos envolvendo a imagem de uma pessoa ou uma marca,  a assessoria pode evitar ou reduzir os prejuízos causados nesse momento delicado orientando os responsáveis sobre o que e como falar.

Tomar as medidas certas e com agilidade são fundamentais nessas horas.

Afinal, não há situação ruim que não possa piorar, por isso contar com quem entende do assunto e se preparar para caso haja uma situação assim eles não sejam pegos de surpresa, e saibam como agir para contornar a situação e melhorar a má impressão que gerada da imagem do cliente.

Qual a documentação necessária para abrir uma empresa de assessoria de imprensa?

A parte burocrática é a mesma para qualquer empreendimento que você abrir.

É preciso registar a empresa na Receita Federal e ter um contrato social e um registro na prefeitura de sua cidade.

A burocracia para montar uma assessoria de imprensa precisa contar com a ajuda de um contador, esse profissional tem conhecimento na área e irá fazer tudo ficar mais rápido. 

O tempo total para abertura da empresa é de em média dois meses, podendo até ser em menos tempo em alguns casos.

O nome deve ser escolhido antes que a empresa seja aberta para constar no CNPJ. O nome que você escolher irá ficar na nota fiscal, pode ser diferente do nome que irá usar em sites.

É importante registrar também o nome fantasia, para que outras empresas não apareçam usando o mesmo nome que você.

É preciso já ter em mente um espaço, seja uma casa que irá se transformar em escritório, pois este endereço deve constar na prefeitura de sua cidade para registro e correspondências.

Para trabalhar com os clientes e declaração de imposto de renda, é preciso ter nota fiscal.

As empresas precisam justificar todos os gastos e por isso é importante emitir nota fiscal para ajudar a ter esse controle.

Porém, a Nota Fiscal manual em breve será retirada do mercado e existirá apenas o formato eletrônico, ela é bem mais simples de ser retirada, podendo ser pela Internet e já consta com a data a qual a compra foi realizada.

Valores a serem cobrados pela assessoria de imprensa

O valor a ser cobrado pelos serviços pode variar de acordo com o pacote que for fechado.

Eles podem ser cobrados separadamente ou podem ser cobrados todos juntos,vai depender do acordo que foi feito com o cliente. 

O ideal é que sejam cobrados juntos e assim se faça um abatimento ou obtenha um desconto bacana por pegar um pacote mais completo.

É importante analisar a estrutura da empresa antes de dar um valor, para pequenas empresas, o valor mensal é a partir de R$ 500 para envio de notas e matérias, já  uma multinacional  vai exigir cinco vezes mais o serviço do assessor o preço pode aumentar muito mais.

O valor médio de assessoria de imprensa mensal com todos os serviços  pode chegar a 4 mil reais, chegando até o dobro se for uma multinacional.

Lembre que deve ser feito um contrato constando cada serviço ou pacote fechado com o cliente, assinado por ambas as partes, essa é uma maneira de garantir que o pagamento e o serviço será feito.

Obrigado por ter lido nosso artigo até aqui.

Conheça também a www.drinteligente.com.br/ que vende remédio para memória natural há muitos anos, e feito história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *