Sala aconchegante: como planejar um ambiente sempre confortável

Sala aconchegante: como planejar um ambiente sempre confortável

Temperatura agradável e itens que aumentam a sensação de aconchego, como mantas e almofadas fofinhas são boas ideias. Veja mais

O conforto é a palavra da vez: nas roupas, nos sapatos e até na decoração da casa. É possível planejar ambientes que sejam bonitos e, ao mesmo tempo, transmitem uma sensação de aconchego. 

A sua sala precisa ser um desses ambientes, que te convida ao relaxamento nas horas vagas, torna os momentos de convivência com sua família mais agradáveis e faz suas visitas se sentirem em casa. Você pode começar colocando mais almofadas para a sala, mas há várias outras estratégias para garantir mais conforto.

Antes de começar a nossa lista de dicas, vamos te lembrar de algo importante, que tem tudo a ver com o efeito final da decoração que você pretende criar. O conforto não está relacionado somente ao tato, mas também a outros sentidos como visão e olfato. Pense em todos eles!

Considere o conforto térmico

Ninguém fica confortável se estiver passando frio ou calor, não é mesmo? Portanto, é interessante considerar na decoração um ventilador de teto, climatizador ou ar condicionado para os dias de calor. Também é preferível ter janelões, que você possa abrir para deixar a brisa entrar.

Para os dias de frio, é uma boa ideia ter um aquecedor (ou, dependendo do seu ambiente, lareira). Outras estratégias que deixam o ambiente mais quentinho são tapetes e mantinhas espalhadas por alguns pontos-chave — elas podem ficar guardadas no verão e compor a decoração no inverno.

Use tapetes

Os tapetes são ótimos elementos para deixar as salas mais aconchegantes. Eles evitam que você pise no chão gelado, deixam a decoração mais bonita e ainda podem servir como assento extra para os momentos de descontração. Um tapetão macio naquele cantinho, com almofadas coloridas em cima, é a cara do aconchego.

Escolha móveis confortáveis

Sofás e poltronas devem ser bonitos, mas, o principal é que sejam confortáveis, dica que parece óbvia, porém costuma ser um erro comum em muitas salas. Prefira poltronas reclináveis e um sofá que seja retrátil, daqueles que garante um espaço a mais para as pernas. O ideal é que o estofado não seja nem macio demais, nem muito duro.

Invista em itens versáteis

Dependendo do seu ambiente, os móveis que cumprem mais de uma função podem ajudar a aumentar o conforto. Aquela mesa de centro que também vira mesinha para as refeições ou que abre para guardar objetos, colaborando para que a sala fique sempre organizada  (isso também é conforto!).

Observe o tecido

O tecido dos materiais que podem ficar em contato direto com a sua pele influencia no seu conforto e estamos falando de tudo: tapete, almofada, mantas, sofá, cortina e praticamente tudo o que for de tecido na sua sala. 

Algodão, linho e veludo são boas opções, mas o couro também é uma boa opção para sofás e poltronas. Já as cortinas, devem ser de tecidos mais fluídos, deixando o ambiente mais leve (que também influencia no conforto, sabia?).

Planeje a iluminação

A iluminação é um elemento que nem todo mundo leva em consideração, mas que faz toda a diferença para o conforto de um ambiente. Na sala, prefira luminárias com luz indireta, e lâmpadas amarelas, que são mais relaxantes e agradáveis para os olhos.

Tenha objetos decorativos

Objetos decorativos não são supérfluos, eles também têm o poder de passar sensações. Podem ser quadrinhos com mensagens de conforto, objetos com valor emocional, plantas que enchem o ambiente de vida. O importante é ficar feliz com o que vê ao seu redor.

Aromatize o ambiente

Incensos, difusores e velas aromáticas são recursos poderosos para aumentar a sensação de aconchego e relaxamento em alguns momentos. É interessante sempre ter esses itens à disposição, em lugares estratégicos da sua sala.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *