Afta recorrente é normal?

Afta recorrente é normal?

A afta recorrente é considerada uma situação comum que acontece com todo mundo pelo menos uma vez na vida.

Por causa disso, muitas pessoas que apresentam um desses quadros não se dão conta do possível perigo que estão correndo. 

Isso porque, apesar de inofensiva, quando surge muitas vezes, a afta pode ser um sintoma de alguma doença mais séria e deve ser encarada com um sinal para buscar um dentista ou um especialista que possa avaliar o quadro e analisar a situação. 

Tendo esse cenário em mente, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre as aftas e entenda por que sua aparição recorrente pode ser motivo de preocupação. 

Assim como, entenda as principais doenças que a aparição das aftas pode significar e esteja preparado para identificar essas enfermidades e tomar as ações necessárias. 

Quais os motivos de surgimento de aftas?

Em primeiro lugar, é necessário entender que as aftas nada mais são do que uma pequena lesão que pode surgir na boca, língua ou garganta e que pode ser identificada em um consultório de odontologia.

Dessa forma, o principal problema das aftas é que elas podem ser bem desconfortáveis, causando dor ao comer, engolir e até mesmo falar.

Dessa maneira, outra coisa importante de ter em mente é que as aftas não possuem uma causa bem definida. 

Isso porque, elas podem surgir em diferentes situações, como imunidade baixa, consumo de alimentos muito ácidos ou feridas provocadas por aparelho dentário móvel, por exemplo.

Outro motivo comum é o aparecimento de aftas devido a:

  • Ingestão de alguns medicamentos;
  • Situações de estresse;
  • Problemas gástricos;
  • Acidez do estômago.

Desse modo, ao ver todas as causas de aftas, é preciso ver sobre a recorrência delas, além dos melhores tratamentos.

Aftas recorrentes

Assim como já mencionado anteriormente, as aftas recorrentes podem ser um sinal negativo de que pode haver doenças mais sérias provocando o seu desenvolvimento na boca. 

Um exemplo disso, é o câncer de boca, língua ou garganta que apresenta a formação de aftas recorrentes ou até mesmo muito grandes que não vão embora tão rápido. 

Outro problema sério que provoca o surgimento recorrente dessas feridas na boca é a doença da AIDS. 

Isso porque, no entanto, nessa doença, as aftas são mais frequentes, maiores e demoram muito tempo para cicatrizar, já que o sistema imunológico está comprometido.

Justamente por isso, que é necessário prestar atenção e saber identificar os sinais para saber quando procurar uma clínica 24 horas dentista, principalmente se perceber as seguintes características: 

  • As aftas são muito grandes;
  • O aparecimento de aftas é muito frequente;
  • As aftas demoram para desaparecer;
  • Começam a surgir lesões nos lábios;
  • A dor ao engolir ou mastigar não passa com analgésicos.

Desse modo, entenda mais sobre os melhores tratamentos para a recorrência das aftas.

Quais os tratamentos para aftas recorrentes?

Assim como qualquer outra doença bucal, as aftas vão ter tratamentos de acordo com a doença que a está causando. 

Por isso, a melhor forma de saber o melhor tratamento para uma afta recorrente é procurando um especialista através de um dentista 24 horas, por exemplo. 

Isso porque, apenas o olhar treinado do profissional dentista é capaz de avaliar as reais razões pelas quais a saúde bucal está perecendo e assim, passar o tratamento mais indicado para alívio das aftas de forma que elas não voltem mais. 

Entretanto, vale a pena saber que em casos mais simples é comum que a pessoa possa ter que passar pomadas na região das aftas. 

Outro ponto, é que simplesmente pode esperar que elas se curem sozinhas, uma vez que quando esse problema não tem um motivador ele acaba desaparecendo sozinho e em poucos dias. 

O que fazer para evitar aftas recorrentes?

Assim como já mencionado anteriormente, para evitar a recorrência das aftas, é necessário evitar suas causas. 

Portanto, o primeiro passo é analisar se as principais causas desse problema podem ser recorrentes para você. 

Mesmo que não use aparelho ou coma muitas coisas ácidas, ainda é possível evitar o surgimento de aftas com cuidados à saúde bucal como um todo, como por exemplo, através da higiene bucal adequada, com a escovação e uso do fio dental. 

Além disso, é preciso sempre fazer visitas regulares ao dentista para que o mesmo possa avaliar o surgimento de qualquer problema e tratá-los de forma precoce, além de realizar tratamentos como clareamentos e limpezas. 

Para saber mais, basta pesquisar por “clareamento dental quanto custa” em qualquer buscador ou navegador da internet.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *