Saiba tudo sobre a tendência do Skinimalismo

Saiba tudo sobre a tendência do Skinimalismo

Tratamento mais direcionado dá melhores resultados; moda agora é escolher bem e comprar produtos específicos

Você já ouviu falar em skinimalismo? o novo termo da moda no universo dos cosméticos. Pensou em minimalismo? Tem tudo a ver. A ideia de “menos é mais” é a base desse movimento, sobre o qual você vai saber tudo neste texto.

Uma das premissas do minimalismo, que é tendência em várias áreas, é o uso de poucos elementos, somente os necessários para determinado objetivo. Mas a gente sabe que alguns cosméticos, como os cremes anti-aging, são sim necessários para um bom skincare. E, se são necessários, estão dentro da categoria.

Apesar de desestimular o consumo excessivo, ser minimalista não quer dizer deixar de consumir. A intenção é escolher melhor, priorizando apenas o necessário. Ou seja, aquela prateleira cheia de cosméticos de todos os tipos não têm muita vez aqui.

Qualidade é melhor que quantidade

Sabe aquela máxima que diz que qualidade é melhor que quantidade? É basicamente essa a regra máxima do skinimalismo. A ideia é investir em produtos melhores, mesmo que custem um pouco mais. Como você vai comprar menos itens, pode até economizar – gastando menos e tendo mais resultados.

Mas, como escolher esses produtos? Quais são os melhores? A resposta é: depende. O primeiro passo para quem quer aderir a qualquer movimento de base minimalista precisa ser definir um ou mais objetivos. Afinal, o que é essencial para um nem sempre é para o outro e isso vale também para o skincare.

A variedade de produtos disponíveis no mercado de dermocosméticos é gigante, o que pode acabar confundindo muita gente. Por isso, antes de comprar qualquer um deles, a recomendação é parar e se perguntar qual é o resultado que se pretende alcançar. 

Com essa resposta clara, você pode escolher poucos produtos, com ativos mais concentrados, e fórmulas com ingredientes que ajudam justamente no que você quer. Vale a pena ser seletiva e fazer compras mais inteligentes.

As combinações multifuncionais, como um creme que hidrata e rejuvenesce, ao mesmo tempo, são ótimas opções e estão muito alinhadas com o movimento, já que a ideia é justamente precisar de menos itens.

Personalização é tendência

Como as pessoas são diferentes, têm peles diferentes e objetivos diferentes, nem sempre aquele cronograma de skincare que deixa a sua amiga com a pele perfeita vai ser o mais indicado para você. Por isso, é recomendado que você consulte um dermatologista, que prescreva a melhor rotina para o seu caso específico.

Também é uma característica forte do skinimalismo, a adoção de tratamentos totalmente personalizados. De maneira geral, os resultados são muito mais satisfatórios quando os produtos atendem ao seu objetivo e também às características específicas de cada pele e rotina.

Persistir na rotina é outro aspecto importante e que ajuda nos bons resultados do skinimalismo. Essa é, inclusive, uma dica dos especialistas que recomendam os tratamentos personalizados.

Não é incomum que pessoas que compram vários produtos, acabem abandonando os frascos pela metade. Ou porque não viram o resultado milagroso prometido na embalagem ou simplesmente porque já compraram o mais novo lançamento. 

Acontece que muitos dermocosméticos precisam justamente de tempo para fazer efeito. Pense em qualquer tratamento médico ou mesmo nas dietas – é preciso persistir para que funcionem e/ou tenham efeitos duradouros. Com o skincare não é diferente.

Quem adere ao skinimalismo tem conseguido resultados impressionantes. Basicamente, porque o tratamento é direcionado e porque elas persistem nele.

E ainda tem o apelo sustentável. Comprando menos produtos, você vai usar menos embalagens e gerar menos lixo. E ainda diminui a sua pegada de carbono, especialmente porque menos produtos significam menos transporte e menos emissões de gases. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *