Gastrite: Como evitá-la na sua rotina

Gastrite: Como evitá-la na sua rotina

A gastrite é uma inflamação que ocorre no revestimento do estômago, ela é considerada uma doença extremamente comum entre os brasileiros atingindo cerca de 2 milhões de pessoas que sofrem com esse incômodo diariamente. 

Ela pode ser causada por inúmeros motivos como infecção, lesão, uso regular de anti-inflamatórios e consumo excessivo do álcool, ela também pode ser tanto crônica quanto atuar de forma aguda, caso ela não seja tratada com o passar do tempo, ela pode acarretar úlceras e até mesmo em casos extremos, ser letal para o paciente. 

Então se você sente aquela azia e sensação de queimação no estômago, o recomendado é procurar um médico, pois existe uma grande chance de ser gastrite, porém para você conseguir ganhar tempo e economia, assim como quando você aplica as placas fotovoltaicas em imóvel, é possível realizar algumas ações simples que vão te ajudar a evitar a gastrite na sua rotina. 

No texto de hoje, nós separamos algumas ações que você pode fazer e que irão ajudar a evitar ou reduzir a gastrite dentro da sua rotina, bora conferir? Então vamos lá!

Saiba qual é a sua causa

O primeiro passo para evitar a gastrite no seu dia a dia é entender qual a causa para que ela aconteça, como vimos acima, existem inúmeros motivos que podem gerar a gastrite, então recomendamos que faça alguns exames e identifique o motivo disso acontecer. 

Talvez o uso de medicações específicas ou parar de tomar bebida alcoólica e fumar cigarro pode auxiliar a diminuir a gastrite, então procure consultar um médico e descobrir a causa. 

Evite comer comidas gordurosas

Uma prática simples dentro da sua rotina é evitar comer comidas consideradas muito gordurosas como frituras, massas, pães e doces, esse excesso de gordura pode ser um dos principais motivos para a gastrite. 

Você não precisa cortar esse consumo de uma vez só, porém recomendamos que diminua a sua ingestão, fique sempre de olho e filtre aquilo que pode comer, assim como algumas empresas utilizam os ensaios não destrutivos para detectar e avaliar falhas em determinados materiais. 

Evite bebidas que possam irritar a mucosa estomacal

Quem tem gastrite deve evitar alguns tipos de bebidas que podem irritar a mucosa estomacal e gerar aquela sensação de azia e queimação e até mesmo resultar em vômitos e outros sintomas.

Café, principalmente o concentrado, refrigerantes e álcool, são exemplos de bebidas que podem causar um mal enorme para qualquer estômago que possua gastrite, então evite ao máximo o consumo dessas bebidas.

Alguns outros temperos artificiais, enlatados, produtos em conserva e tudo que tenha uma certa acidez como limão, vinagre, laranja e molho de tomate também devem ser evitados ao máximo. 

Faça várias refeições ao dia

Um estômago vazio também pode resultar em gastrite, isso porque, o suco gástrico é secretado pelo estômago, e caso ele esteja vazio a mucosa é atacada, o que origina essa doença. 

Por isso, recomendamos que você realize múltiplas refeições diárias, cerca de 4 ou 5 por dia, e nos intervalos entre elas, mantenha seu consumo de água e bolacha, e até mesmo frutas que não sejam ácidas como mamão, banana e maçã. 

Mesmo que você tenha um dia bastante corrido no trabalho realizando o conserto de bomba de água, tire um tempinho para se alimentar e manter sua barriga sempre cheia e satisfeita. 

Mastigue bem a comida

A mastigação é crucial justamente para trazer o alimento até o sistema digestório da maneira correta, mantendo todo o processo digestivo otimizado, evitando assim que seja produzido uma maior quantidade de suco gástrico. 

Mastigando bem os alimentos, você evita que o bolo alimentar se forme de maneira muito grande, dificultando a digestão e consequentemente, desencadear a gastrite no seu organismo. 

Sempre que for fazer uma refeição, tenha calma, mastigue tudo bem devagar e se alimente da forma adequada. 

Adote hábitos saudáveis

Por fim, alguns hábitos saudáveis também podem evitar a gastrite dentro da sua rotina, além da parte da alimentação, como evitar bebidas ácidas e excesso de gordura, também podemos ressaltar a realização de hábitos saudáveis.

Entre eles, temos a prática do exercício físico, que te ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, e como consequência, reduz a produção do suco gástrico, já que ambos acabam sendo responsáveis por sua produção. 

Também recomendamos o corte do álcool e do cigarro na sua rotina, mesmo que você se sinta atraído ou veja uma boa propaganda de cerveja em um totem de led, procure trabalhar para reduzir e até mesmo parar com o consumo, isso vai ajudar bastante durante seu tratamento. 

O que acha de dizer adeus a gastrite e ter uma melhor qualidade de vida? Então siga nossas recomendações para se livrar desse incômodo, e não se esqueça de comentar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *