O que eu preciso saber antes de tirar a CNH (Carteira de habilitação)

O que eu preciso saber antes de tirar a CNH (Carteira de habilitação)

Leia este artigo até o final e aprenda o que você precisa saber antes de tirar a CNH (Carteira de habilitação), aprenda tudo antes de iniciar o processo.

Tirar a cnh (carteira de habilitação) é um dos maiores sonhos entre jovens e também na maioria dos adultos que possuem como prioridade uma independência, não tendo que depender de transportes públicos ou caronas no geral.

De fato a carteira traz uma certa liberdade evidente, bem como uma grande  melhoria de uma rotina, ainda mais aquelas rotinas cheias de compromissos.

Por essas e outras razões, é essencial para qualquer pessoa tirar uma cnh e andar de forma legal pelas estradas.

Entretanto, isso parece se tornar cada vez mais complicado de se conseguir, uma coisa que era tão simples a 10 anos atrás, hoje se tornou um verdadeiro desafio para os futuros motoristas. 

As etapas foram modificadas de uns tempos para cá, e o nível de dificuldade e exigências acabam ficando maiores e seu processo ficou muito mais complexo.

O procedimento é exatamente igual em todos os estados brasileiros, somente o que irá mudar serão as taxas cobradas em nível municipal.

Seja um sonho, ou por necessidade, se você pretende ter a sua CNH em mãos nos próximos meses, precisa entender a fundo o assunto.

Caso você queira comprar cnh original, você pode procurar qualquer auto-escola que esteja em sua cidade e contratar a mesma de forma regular.

Afinal, o que é CNH?

CNH é a sigla para Carteira Nacional de Habilitação, também denominada carteira de habilitação, carteira de motorista ou até mesmo carta de motorista.

Como o próprio nome já diz, se trata de um documento oficial que atesta a capacidade de uma pessoa para conduzir um veículo no Brasil.

Esse documento poderá ser em sua versão digital ou impresso. Mas normalmente, quando você tira a habilitação, te entregam o documento físico, para em seguida, você se cadastrar no aplicativo para ter a sua CNH digital.

É necessário ir a uma autoescola ou posso tirar a cnh (carteira ) por conta própria?

Para conseguir a CNH, é um fator obrigatório realizar o Curso de Formação de Condutor (CFC) em uma autoescola, porém antes disso, será necessário apresentar no CFC os exames de aptidão exigidos.

Geralmente são feitos exames físicos e mentais, onde irá avaliar se o candidato tem as devidas condições de saúde para conduzir um veículo. 

Nesta avaliação, serão analisadas a capacidade visual, força muscular, coordenação motora, pressão arterial e dentre outros.

Você poderá obter mais informações a respeito do processo, no site do Detran de seu estado, onde ele irá te direcionar para os passos até as aulas teóricas, que deverão ser realizadas de forma obrigatória em uma autoescola. 

Uma outra maneira de iniciar o processo, é pela própria autoescola, que irá adiantar alguns passos por você e te acompanhará durante todo este processo. Porém, nesta última opção, poderá pesar um pouco mais no bolso dos alunos. 

Eu já vi muitas pessoas procurando na internet por: cnh quente confiavel whatsapp, e encontrar sites sem confiança nenhuma, mas você precisa procurar uma auto-escola para lhe ajudar. 

Como devo escolher uma autoescola?

carteira de habilitação

Escolher uma autoescola é um papel muito importante, seja para acompanhá-lo em todo o processo ou apenas para realizar as aulas teóricas e práticas. 

Uma dica é levar sempre em consideração os seguintes tópicos: 

  • Facilidade de acesso ao local, visto que você irá frequentá-lo bastante pelos próximos meses.
  • Valor cobrado, pois depende de cada autoescola, o valor será diferente.
  • Qualidade do serviço, pois acima de qualquer coisa, de nada irá valer ter um acesso fácil, preço justo, mas a qualidade não ser profissional.

Você poderá entrar em contato com pessoas que já tenham frequentado, e tirado suas habilitações neste local para facilitar o seu diagnóstico.

Veja também este outro artigo para você tirar suas duvidas sobre cnh provisória.

Quanto tempo leva?

Segundo o Detran, é possível estar habilitado em no mínimo três meses, por um lado é sim é bastante tempo, mas isso dependerá da disponibilidade do futuro motorista para marcar as aulas e exames necessários. 

Se o aluno não for aprovado em alguns processos, o tempo consequentemente irá aumentar, mas deverá tomar cuidado, pois as aulas possuem prazo de validade.

Você deverá concluir o processo em até 1 ano, pois, do contrário, terá que refazer todas as etapas, e junto com isso, pagar por elas novamente.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *