Reskilling e upskilling: qual sua importância para o futuro do trabalho?

Reskilling e upskilling: qual sua importância para o futuro do trabalho?

A transformação digital das empresas exige novas competências, além de redesenhar carreiras e trazer diferentes perspectivas para o mercado, como o reskilling e upskilling.

Essas mudanças no desenvolvimento de carreiras podem contribuir para o avanço do trabalho ao longo dos anos.

O mercado se encontra em profundas transformações, marcadas por novas tecnologias e comportamentos sociais.

À medida que surgem novas profissões, mais habilidades são necessárias. É para isso que servem o reskilling e o upskilling.

Neste texto, vamos ajudá-lo a entender esses conceitos e como eles podem ser aplicados no desenvolvimento de sua carreira. Eles serão essenciais se você quiser fazer parte do futuro do trabalho.

O que é reskilling?

Vivemos em um mundo em constante mudança, no qual a cada semana uma ferramenta diferente nos ajuda, seja um novo curso NR 10 e até novas profissões aparecem para atender às demandas do mercado.

De acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey and Company, nove em cada dez gerentes experimentaram falta de habilidades em determinadas ocupações. Mais ainda, 87% das empresas não têm o talento de que precisarão para o futuro.

O reskilling ocorre justamente quando um profissional busca adquirir novas competências para se qualificar no mercado de trabalho.

Ou, então, quando a empresa determina que pode desenvolver talentos internos para esses cargos por meio de capacitações.

O que é upskilling?

Ao longo de nossas carreiras, devemos continuar aprendendo para subir de nível, seja para alcançar um novo patamar e tornar-se um especialista ou até mesmo assumir um papel de liderança na empresa de engenharia civil, por exemplo.

O aprendizado contínuo faz parte desse processo de crescimento. Chamamos de upskilling quando um profissional busca aumentar os conhecimentos nas áreas em que atua, melhorar o tempo gasto nas tarefas diárias e entregar qualidade superior.

O upskilling é muito útil para o profissional desenvolver um olhar analítico, permitindo que seu trabalho seja mais visível dentro da empresa e para que ocorra um desenvolvimento de carreira mais estruturado.

Como reskilling e upskilling se complementam?

Hoje, o mundo dos negócios está no início de uma transição histórica, impulsionada não apenas pela tecnologia, mas também pelos efeitos da transição geracional.

Pela primeira vez temos o acúmulo e a diversidade de experiências de 3 gerações operando simultaneamente em um mercado de trabalho que está sendo rapidamente transformado pela tecnologia e conhecendo cada vez menos barreiras geográficas.

Tais mudanças tiveram um impacto significativo no ambiente de trabalho. Nesse caso, as empresas não podem tratar a força de trabalho apenas como funcionários fixos, mas devem incluir freelancers e terceirizados.

Novos modelos de negócios tornaram os processos mais complexos e interconectados.

As tendências recentes levarão ao redesenho de quase todos os cargos, juntamente com novas perspectivas sobre o planejamento da força de trabalho e a natureza do trabalho.

Diante desse panorama, reskilling e upskilling são estratégias pertinentes para manter os especialistas em serviços de topografia em aprendizado contínuo.

Seja trabalhando na requalificação ou na atualização de colaboradores, o foco é se adaptar às inovações mercadológicas.

Como aplicar reskilling e upskilling?

Reskilling e upskilling são conceitos que se referem ao processo de aprendizagem para garantir o crescimento no próprio nicho ou para desenvolver em uma nova carreira.

Pensando nisso, o setor de RH desempenha um papel fundamental na promoção de talentos internos e na busca de reforços externos.

Mapear habilidades, criar programas de treinamento e desenvolvimento e usar a tecnologia como aliada são algumas dicas básicas para priorizar o aprendizado.

A implementação de ações de desenvolvimento de competências e requisitos de capacidade é a solução mais sustentável para a manutenção de elevadores em termos de formação profissional.

Aqui estão maneiras de desenvolver reskilling e upskilling, assim como as formas como eles impactam a rotina de trabalho:

  1. Foco nas habilidades

Habilidades movem o mundo dos negócios. Focar no crescimento delas ajuda as empresas a atingirem seus objetivos e, além disso, mostra aos funcionários que a fábrica de tinta epóxi preço se importa com eles. O mesmo se dá em outros segmentos do mercado.

Como resultado, cria-se uma relação “ganha-ganha”, em que os profissionais se sentem valorizados e, portanto, têm melhor desempenho, possibilitando que a organização alcance os objetivos pretendidos.

Isso sem esquecer a responsabilidade social, refletida na integração e na formação contínua.

Nesse caso, a empresa pode não apenas aproveitar melhor seus próprios talentos, mas também incluir determinados grupos e desenvolvê-los para o crescimento.

  1. Incentive a troca de conhecimento

As oportunidades de aprendizado são um dos grandes motivadores para que os profissionais aceitem e mantenham seu trabalho.

Por isso é fundamental criar um programa de desenvolvimento personalizado e focado nas necessidades de cada profissional.

As empresas devem não só disponibilizar ferramentas que permitem aos colaboradores aprender com especialistas externos, como também promover a troca de conhecimentos entre eles.

Um especialista em uma área pode passar certas lições para colegas de outra área e vice-versa. Como tal, a organização incentivará indiretamente o reskilling.

  1. Contrate estagiários

Investir na contratação de estagiários significa evitar profissionais que já possuem certos vícios de mercado e, sobretudo, empregar funcionários que queiram desenvolver competências sob demanda da empresa.

Isso sem mencionar todo o entusiasmo e determinação de um jovem que procura a sua primeira oportunidade no mercado de trabalho.

Outro aspecto positivo da adoção desse tipo de contrato é desenvolver desde cedo um senso de identidade e lealdade à empresa, seja ela de brindes personalizados ou uma startup de tecnologia.

Afinal, as pessoas que passam por um programa de aprendizagem no início da carreira desenvolvem certa gratidão pela empresa que as contratou.

Um slogan popular nas universidades é: “Preparando os alunos para a vida”.Nada melhor do que dar uma experiência real no mercado de trabalho para colocar esse conceito em prática.

Para as empresas, a vantagem é contratar profissionais sob demanda, com potencial para crescer e em qualquer lugar do mundo para avançar na carreira, além de também agregar novos insights aos projetos.

  1. Crie um sistema de treinamento

Crie um programa de treinamento e selecione cuidadosamente quem estará envolvido no processo.

Comece com aqueles que têm personalidades mais abertas a novidades e também aqueles com perfil de liderança, que possam repassar informações dentro da equipe.

A aprendizagem entre pares é uma das fontes mais eficazes para a aquisição de conhecimento.

  1. Realize avaliações contínuas

É importante destacar que, após definir o processo de desenvolvimento dentro da organização, é fundamental entender o nível de maturidade das pessoas envolvidas.

Assim, será possível:

  • Avaliar o progresso individual;
  • Identificar os níveis de maturidade;
  • Medir a recepção às ideias propostas;
  • Alinhar expectativas.

Só assim pode ser construído um modelo de aprendizagem positivo e eficaz para toda a equipe.

  1. Use ferramentas tecnológicas

A evolução da tecnologia ajuda a otimizar diversos processos, como ter ferramentas para ajudar o setor de recrutamento e seleção a encontrar novos potenciais candidatos para preencher vagas.

O mapeamento de competências de todos os profissionais, suas funções, competências técnicas e culturais também podem ser quantificadas e armazenadas. Isso ajuda o RH a tomar as melhores decisões.

Quais são os impactos?

Para terminar nosso material, conheça os principais benefícios de integrar reskilling e upskilling às dinâmicas de contratação dos negócios, seja uma indústria de portas corta fogo ou um escritório contábil virtual.

Retenção de talentos

Um dos principais benefícios do reskilling e upskilling é a contratação de profissionais que desejam explorar outras oportunidades de atuação dentro da empresa.

Este elemento oferece a oportunidade de trabalhar em novas habilidades, mudar para um novo campo, buscar um cargo de gestão ou se especializar mais.

É por isso que é importante as empresas terem um programa de formação focado e alinhado com as expectativas dos seus colaboradores, especialmente aqueles que procuram novos desafios.

Vantagem competitiva

Outra grande vantagem é que as estratégias de reskilling e upskilling podem ajudar as empresas a se tornarem uma das principais marcas empregadoras e atrair cada vez mais novos talentos.

Além disso, com uma equipe mais bem preparada, as empresas se beneficiam e escalam, graças a pessoas que apresentarão soluções mais inovadoras e criativas do que nunca.

Processo seletivo mais eficiente

Um dos principais desafios das empresas e startups é encontrar profissionais preparados para um mercado de trabalho cada vez mais ágil, tecnológico e competitivo.

Portanto, a área de recrutamento e seleção deve estar atenta à formação de especialistas internos para o preenchimento de outros cargos na empresa, bem como à contratação de novos especialistas para atender às necessidades.

Ou seja, tem um efeito positivo no recrutamento e seleção, pois o departamento de recursos humanos pode dedicar mais tempo ao recrutamento de novas pessoas, conseguindo uma afirmação mais clara do perfil que a marca procura.

Considerações finais

A empresa bem-sucedida é aquela que sabe se manter inovadora diante das mudanças nos modos de produção de câmara fria.

O upskilling e o reskilling são ideias decisivas para ajudar cada vez mais negócios a seguirem relevantes diante de um mercado altamente inovador.

As palavras-chaves são readaptação e renovação – e é o seu time de colaboradores que vai proporcionar isso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *