Qual a da prática de esportes para uma boa qualidade de vida ?

Qual a da prática de esportes para uma boa qualidade de vida ?

São vários os fatores que impactam diretamente na manutenção de uma boa saúde e da qualidade de vida. E a importância da prática de esportes nesse processo não é surpresa para ninguém.

Afinal, fazer atividades esportivas em suas inúmeras modalidades trazem benefícios, comprovados cientificamente, para a saúde física, mental e também impulsiona o convívio social e a vida em comunidade, quando praticada em conjunto.

Neste artigo, falaremos de forma mais elaborada sobre a importância da prática de esportes e quais pontos específicos da nossa saúde ela beneficia. 

Além disso, vamos demonstrar qual a idade e os momentos certos para começar a se exercitar.

Ficou interessado? Vem com a gente!

Qual a importância da prática de esportes para a saúde?

A importância da prática de esportes, como já falado, está nos benefícios que ela deixa na nossa saúde física, bem-estar e possibilidade de socialização. 

Primeiramente, listamos os impactos positivos que tornam a prática de esportes importante para o nosso corpo:

  • Melhora o condicionamento físico
  • Mantém o peso saudável
  • Fortalecimento dos ossos
  • Aumento da capacidade cardiorrespiratória
  • reduz o índice glicêmico, o que é favorável para diabéticos:

Todos esses benefícios estão entrelaçados entre si, pois, afinal, na base de tudo, está o bom funcionamento fisiológico do nosso organismo

Com nosso corpo tendo suas funções fisiológicas funcionando adequadamente, questões como concentração, disciplina e liderança tendem a melhorar em consequência das atividades esportivas. 

Em resumo, a prática de esportes é indiretamente essencial para a melhora da nossa saúde mental e performance em situações cotidianas, como por exemplo:

  • Melhora o convívio social
  • Ajuda na disciplina
  • Melhora o humor
  • Aumenta a concentração
  • Reduz o estresse e a depressão
  • Melhora a qualidade do sono
  • Melhora a confiança
  • Estimula a liderança
  • Melhora o desempenho escolar
  • Melhora a capacidade de trabalhar em grupo
  • Melhora o desempenho sexual.

Dessa forma, ficamos mais aptos para construir relações mais harmoniosas com nossos cônjuges, familiares e amigos, além de nos tornarmos mais funcionais para práticas e ações do dia a dia, como trabalho, escola e afazeres de casa. 

Qual o melhor momento para começar a praticar esportes?

O melhor momento para começar a praticar esportes é agora. O esporte não é prática exclusiva para adolescentes e adultos. Crianças e idosos podem receber enormes benefícios do exercício de atividades físicas.

Lembrando que todas as pessoas, mas sobretudo os idosos, devem passar por uma avaliação médica antes de serem liberados para iniciar a prática de atividades físicas.

Para crianças, por exemplo, a importância da prática de esportes se reforça pelo estreitamento de interações sociais, trabalhos em grupo, melhora da cognição e coragem para superar desafios. Além, é claro, dos benefícios para saúde física em geral.

Já para a terceira idade, quando o organismo vai envelhecendo, o corpo vai perdendo sua eficácia e reduzindo suas capacidades funcionais. Em especial, as funções motora, circulatória e respiratória.

Entretanto, o esporte pode ajudar a reverter esse quadro melhorando a circulação sanguínea e a oxigenação das células. 

Do sedentarismo para a vida ativa

Uma dica valiosa para quem vai sair do sedentarismo agora é fazer os exercícios durante 30 minutos a cada dia com intensidade  leve e moderada 

Se você não tiver disposição para realizá-los todos os dias, tente praticar pelo menos por três dias na semana e com um pouco mais de intensidade.

Idosos também tendem a controlar problemas como diabetes, hipertensão, obesidade e inibir a manifestação de problemas cardiovasculares.

Importância da prática de esportes: quais problemas podem ser evitados?

Já vimos que o esporte pode ser praticado em qualquer idade em virtude dos seus benefícios específicos para qualquer idade. Muitos desses benefícios preventivos, como foi mostrado, manifestam-se na terceira idade.

De modo geral, não importando a idade, a prática de atividade física recorrente é capaz de prevenir pelo menos 20 doenças, segundo a OMS.

A entidade lista doenças como osteoporose, câncer, diabetes, hipertensão, acidente cerebrovascular, acidentes cardiovasculares e até mesmo doenças transmissíveis.

Vale ressaltar também a importância da prática de esportes para a saúde sexual. São vários os problemas de sexualidade ou disfunções sexuais que podem receber uma ajuda no tratamento com a prática de atividades físicas.

A líbido, por exemplo, que representa o desejo sexual, pode ser aumentada a partir da liberação de endorfina proporcionada pelos exercícios. E todos esses pontos, físicos e mentais, são importantes para o aumento do desejo sexual e da performance sexual.

Problemas de ereção, por sua vez, podem ser agravados pela obesidade ou problemas cardiovasculares, que podem ser prevenidos por meio da atividade física.

Em casos de disfunções sexuais, medicamentos como a Tadalafila, para facilitar a ereção, e  para casos de ejaculação precoce

Inclusive, se você deseja atendimento com um urologista para acompanhamento da sua saúde sexual, existem plataformas de telemedicina disponíveis que oferecem consultas discretas, efetivas e seguras com profissionais capacitados registrados no CRM (Conselho Regional de Medicina).

Portanto, no fim das contas, vale assinalar que a importância da prática de esportes deve sempre ser alinhada com a qualidade da alimentação

Ter uma dieta balanceada, rica em micronutrientes, carboidratos complexos (para ser fonte de energia) e proteínas (para melhorar a construção do tecido muscular) são fundamentais. 

Um profissional de nutrição pode ser um aliado e tanto para receitar a melhor dieta de acordo com as especificidades fisiológicas e de rotina cotidiana de cada um. 

Portanto, entendendo a importância da prática de esportes e de uma alimentação balanceada, e aplicando isso na sua vida, os benefícios para sua saúde e bem-estar são enormes.

Gostou do conteúdo? Esperamos que tenham entendido a importância da prática de esportes de forma contínua. Até a próxima!

Esse artigo foi escrito pela Omens, plataforma direta, online e segura de acompanhamento da saúde sexual. Nossa equipe é formada por médicos urologistas certificados pelo CRM e especificamente qualificados para teleconsulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.