QUAIS OS CUIDADOS TÉCNICOS QUE SEU SITE PRECISA

A manutenção de site é essencial para assegurar o sucesso e o bom funcionamento, isto é, não basta criar/lançar um website e achar que está tudo resolvido.

Um bom website precisa de manutenção constante, haja vista a necessidade de estar sempre atualizando ele, com o objetivo de mantê-lo sempre ativo, atrativo e tecnicamente sem bugs.

Afinal de contas, se você não adotar medidas de estratégias de conteúdo, preocupando-se com a cadência e a constância no que diz respeito à produção de conteúdos valiosos ao seu público-alvo, com a velocidade do seu site e com a segurança da sua página, entre outros aspectos, todo o investimento inicial e o trabalho duro realizado terá sido desperdiçado.

Sem a manutenção de site necessária, colocará em risco diversos fatores como: a credibilidade, a atratividade, a geração de interesse e a fidelização de clientes.

Portanto, promover ajustes técnicos do seu site, pensar em todos os aspectos que englobam segurança para site, além de adotar, sempre, estratégias de marketing de conteúdo para manter a sua página atraente, é de suma importância para que seus objetivos com o site em questão sejam concretizados.

Ficou interessante esse assunto, não é mesmo?

Então, continue a leitura deste artigo para saber um pouco mais acerca dos cuidados técnicos que o seu site precisa, a fim de garantir sempre boas experiências àqueles que forem acessá-lo!

 

POR QUAL RAZÃO A MANUTENÇÃO DE SITES É UM PONTO IMPORTANTE

Existem uma infinidade de motivos os quais explicam a importância da realização de ajustes técnicos do seu site, garantindo o sucesso dele, mas podemos destacar, basicamente, quatro:

  • Reduz a possibilidade de ter que resolver, futuramente, problemas mais caros, isto é, pequenos reparos e pequenas ações no que se refere à manutenção do site ou e-commerce vão fazer com que você economize, pois, em dado momento o acúmulo de minúsculos problemas não reparados pode levar a um problema cada vez maior (significa maior empenho e maiores despesas);
  • Permite que a sua taxa de indexação seja otimizada (ordem em que o seu site aparece nos mecanismos de buscas). Lembre-se: estar entre os primeiros nessas páginas de busca significa maior credibilidade e maior número de visitantes!
  • Possibilita que o seu site continue sendo atrativo e interessante, haja vista a segurança, a velocidade e a inexistência de pequenos empecilhos que possam diminuir a vontade do usuário em permanecer no seu site;
  • Aumenta a quantidade de usuários que o seu site pode atrair (levando à efetivação da compra e à fidelização de clientes).

Está convencido de como é importante a manutenção de site e/ou de ter um site tecnicamente atualizado, mas ainda não sabe o que deve fazer para promover isso?

Não se preocupe!

Logo a seguir serão listadas algumas dicas, confira!

DICAS DE COMO REALIZAR MANUTENÇÃO DE SITES

Como abordado anteriormente, possibilitar a atualização e o gerenciamento, com maior constância, é essencial para o seu website.

Alguns mecanismos fundamentais para a manutenção de sites são:

1.    Certifique que todas as tarefas pós-lançamento estão de acordo

É indubitavelmente notório que o lançamento de um site é bem trabalhoso, exige muito esforço e dedicação, exigem vários planejamentos a serem seguidos e diversos pontos a serem minuciosamente acrescentados e preparados.

Justamente por causa de todos os detalhes técnicos e todos os detalhes de marketing em torno deste site, pode ser que algo tenha passado despercebido ou que tenha algum erro o qual precisa ser sanado.

Portanto, é importante corrigir esses detalhes o mais rápido possível, visando o melhor para a obtenção do sucesso.

Reveja o passo a passo de cada item de sua lista antes do lançamento e depois certifique que o seu site está de acordo com o planejado!

2.    Garanta a boa velocidade do seu site

Não existe nada melhor do que entrar em uma página a qual oferece rapidez e praticidade, concorda?

Nesse sentido, é de suma importância garantir que a sua página carregue rápido (em menos de 3 segundos), visto que, ao oferecer um experiência que gera maior satisfação ao visitante, a sua indexação será cada vez melhor, assim como a experiência do usuário.

Use ferramentas que ajudam nessa verificação de desempenho!

3.    Segurança para sites é imprescindível

É fundamental fazer um planejamento de manutenção de sites, com um cronograma o qual inclua a segurança, levando em consideração que sem essas manutenções o seu site pode ficar mais vulnerável/suscetível à invasão de hackers (o que o torna completamente inseguro aos usuários).

Faça backups regulares, se possível diariamente, pois, se por acaso ocorrer alguma falha ou invasão, você terá a garantia de que todos os dados e conteúdos do site estejam armazenados, de forma segura, fora do servidor.

Use senhas complexas para dificultar qualquer tipo de acesso a sua página indevidamente!

Faça varreduras no banco de dados com frequência, também.

Outro ponto benéfico para manter a segurança do seu site é fazer testes frequentes, de modo geral, da sua página, usando ferramentas do Google (como por exemplo os webmasters e o Google Analytics) os quais te oferecem ótimas informações acerca do desempenho do seu site.

É importante ver se o cadeado de site seguro (SSL) está ativo e corretamente instalado.

4.    Verifique a responsividade

Garantir que a sua página se adapta a todos os tamanhos de telas possíveis, sem prejudicar a qualidade e o conteúdo publicado no site, é uma ótima estratégia, visto que ajuda na otimização da indexação nos mecanismos de busca.

5.    Analise o funcionamento dos formulários e inscrições

Os formulários de inscrição via e-mail, formulários de contatos, botões, links ou qualquer outra função a qual permite que o visitante interaja com a sua página precisa estar funcionando devidamente.

Então, crie uma rotina de testes semanal ou mensal e preencha esses formulários, verifique se tudo está conforme o necessário para garantir o engajamento e o interesse do visitante na página.

CONCLUSÃO

A manutenção do site é inquestionável quando se trata de conversão e resultados efetivos.

Nesse contexto, tenha sempre um planejamento acerca de toda a atualização do seu website, a fim de garantir que ele esteja sempre com bom funcionamento e atrativo o suficiente para fidelizar clientes.

E lembre-se, basta um clique para um possível lead sair da sua página, mas se você cuidar de todos os detalhes que mencionamos, a sua taxa de conversão vai aumentar assim como as vendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *