Quais doenças que se manifestam pela boca ?

Quais doenças que se manifestam pela boca ?

Algumas doenças se manifestam pela boca, por isso, ter um bom plano odontológico faz toda a diferença neste momento. É essencial que as pessoas mantenham um hábito saudável como palavra-chave na sua rotina.

Um plano odontologico para empresas é uma forma de induzir as pessoas a cuidarem da saúde bucal evitando problemas mais sérios, além das cáries.

De acordo com alguns profissionais, doenças autoimunes, infecciosas ou neoplásicas costumam dar sinais via oral. 

O dentista é o mais indicado para detectar anormalidades através de uma avaliação oral. Visitá-lo a cada seis meses, é o método mais indicado para a prevenção.

Alguns sinais como sangramentos, aumento de volume e feridas diversas que atingem principalmente a gengiva e a mucosa são motivos de alerta para algumas doenças como: 

Anemia: Causada pela deficiência de Ferro, causa palidez na mucosa da boca e atrofia das papilas linguais.

Bulimia: Os vômitos constantes, faz o ácido clorídrico entrar em contato com o dentes, causando uma doença chamada perimólise – destruição do esmalte e dentina, que são responsáveis pela formação da sua estrutura dura, além do risco de provocar inchaço nas glândulas salivares.

Diabetes: Após uma extração dentária, a dificuldade na cicatrização pode indicar a doença.

Leucemia: Antes de até mesmo algum sinal pelo corpo, inchaço e sangramento gengival podem chamar a atenção dos especialistas, investigando se há causa profunda.

Mesmo essas não sendo doenças que atinjam unicamente a região bucal, é necessário fazer check-ups frequentemente para evitar que problemas maiores aconteçam.

Assistência odontológica dentro das empresas

O plano dentario empresarial é um serviço oferecido pelas operadoras que garantem tratamento completo, qualidade no atendimento, ampla cobertura de serviços  com menor investimento.

 

Muitas vezes, as pessoas não investem em cuidados com a boca, porque não acham importante e por muitas delas pensarem que terão que investir muito para conseguirem um tratamento completo. 

Vale lembrar que os planos de assistência odontológica também podem ser estendidos para os dependentes.

Hoje, quando as organizações investem numa boa assistência odontológica, elas influenciam  seus funcionários ao conhecimento através de uma rotina de cuidados que vão muito além da escovação. São cuidados acompanhados de um profissional.

Incluir na rotina hábitos de visitas periódicas ao consultório dentista, está ao alcance de todos os funcionários de qualquer organização que inclui esse plano entre os  benefícios.

Uma das vantagens em ter um plano odontológico na empresa é que os funcionários se sentem mais valorizados, o que ajuda a aumentar a produtividade e a diminuir a rotatividade dos colaboradores. 

Plano odontológico para empresas de pequeno porte

Existe o tipo de assistência que pode ser contratada por empresas que tenham de 03 a 29 funcionários. 

São serviços com diversas coberturas, que contam com redes qualificadas e especializadas e outras inúmeras vantagens exclusivas para a empresa e para o colaborador, como funciona o plano odontologico da empresa

  • Aparelho ortodôntico sem custo;
  • Alguns descontos na documentação;
  • Próteses, implantes e clareamentos com preços reduzidos;
  • Comodidade e agilidade nos cuidados;
  • Autoestima.

 

Com um plano como esses, é possível cuidar da saúde e bem estar do seu negócio e de seus funcionários, atraindo benefícios como:

Melhora da saúde bucal

Nem sempre a halitose é causada por problemas subjacentes, como os estomacais, por exemplo. Na maioria das vezes o problema é causado por má higienização, pois restos de alimentos se acumulam entre os dentes, na língua e gengiva causando mau odor.

Outro problema é a saburra-lingual, uma camada esbranquiçada pelo acúmulo de restos de comida, bactérias e descamação da boca. Quando permanecem no fundo da língua, as bactérias soltam um gás de enxofre que causa mau cheiro. 

A placa bacteriana é comum, mas também causa mau odor. Essa é uma condição que pode ser resolvida com boa escovação e fio dental.

A falta de produção de saliva causa um quadro de xerostomia, que significa a secura da boca. Nesses casos é mais comum o aparecimento de lesões ulceradas e alteração do odor do hálito.

Inclusão de um plano odontológico na organização

Uma das vantagens de incluir um plano odontológico na empresa é que os funcionários se sentem mais valorizados, o que ajuda a aumentar a produtividade e diminuir a rotatividade dos colaboradores.

Contudo, mesmo com gestores de RH experientes, às vezes é comum surgir dúvida sobre como funciona plano odontologico empresarial

É importante saber sobre a abrangência da cobertura, que visa entender a necessidade dos usuários em ter um plano nacional ou local, por exemplo. 

Outro ponto é conhecer as carências que costumam ser diferentes para cada plano, pois algumas variam de 24 horas até 180 dias. 

Por que é importante cuidar da saúde bucal?

Cuidar da saúde bucal dando atenção aos sinais e buscando ajuda profissional, é de tamanha importância, pois qualquer doença que afete a boca influencia negativamente no bem-estar geral do organismo. 

 

Uma má condição da boca, causa desconfortos que impedem a pessoa de se alimentar adequadamente, causando deficiências de vitaminas diárias necessárias, trazendo o risco do desenvolvimento de outras doenças. 

 

As feridas causam dor e desconforto na hora da escovação, o que prejudica a boa conservação e aparência dos dentes.

 

A busca por um profissional de confiança orientará o paciente desde essa higienização até o entendimento de sinais incomuns e sua investigação.

 

A boca é fundamental para a saúde do corpo, pois é através dela que nos alimentamos, além de nos proporcionar um belo sorriso. Mas, ela também pode ser um alerta para doenças graves e fatais.

 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.