QR CODE: Por que aderir ?

QR CODE: Por que aderir ?

O QR CODE, ou Quick Response Code, que quer dizer “Código de Resposta Rápida” é uma tecnologia criada no ano de 1994, que desde então vem se destacando e passou a ser aplicada de muitas maneiras.

Você certamente já reparou na quantidade de lugares, produtos e serviços que utilizam o QR Code para alguma finalidade. Pode ser na academia, na escola, na faculdade, em um restaurante, no trabalho, em um museu ou em uma loja de roupas, lá está ele.

Até nas faturas do cartão de crédito, conta de água e luz, da internet e outras despesas, podemos encontrar o QR Code. Ele facilita nosso dia a dia de muitas maneiras, além de trazer mais segurança para diversas movimentações.

Principalmente quando se trata de assuntos financeiros, o QR surge como uma forma de manter a privacidade dos usuários e uma garantia de que estão falando com a empresa certa.

Mas esse recurso não serve apenas para as grandes corporações, muito pelo contrário: também pode ser usado pelos pequenos negócios de muitas maneiras.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de QR Code e mostrar um pouco mais sobre suas vantagens. Confira!

O que é um QR Code, afinal?

O QR code nada mais é do que um código de barras estilizado, em forma de figura dentro de um quadrado e que traz consigo uma grande quantidade de informações.

Ao contrário do código de barras tradicional, que apresenta apenas um desenho na horizontal, o QR Code é composto por tela horizontal e vertical, podendo ser lido pela câmera do aparelho celular ou um aplicativo.

Trata-se de um código visual, emitido por uma empresa, como no caso de uma especializada em restauração de carros gol, e pode ser lido por meio de qualquer tipo de dispositivo, tanto em seu formato físico quanto digital.

Por conta disso, é considerado como uma ferramenta acessível e de uso simples, podendo estar presente em diferentes negócios e para várias necessidades.

Quando foi criado, no Japão, o objetivo do QR Code era catalogar peças usadas e auxiliar na linha de produção. Com isso, começou a apresentar outras funções e utilidades para o mercado.

Hoje em dia, costumamos vê-lo impresso em panfletos e revistas, cuja função é direcionar os usuários para o site da corporação, onde podem obter mais informações.

Outra função é fornecer dados do interesse de quem está consultando, além de muitos outros tipos de documentos, como:

  • Letras do alfabeto;
  • Números;
  • Símbolos;
  • Links;
  • Vídeos;
  • Músicas;
  • Textos;
  • Gráficos.

Atualmente, é possível utilizá-lo de diferentes maneiras, e uma das funções mais comuns é conectar os usuários ao WhatsApp web.

Por exemplo, se um escritório de design de interiores cozinha quiser se conectar à versão web do aplicativo, basta apontar a câmera do celular para o QR Code exibido na tela do computador.

Outro exemplo clássico é escanear o boleto bancário para pagar no aplicativo, sem precisar digitar o código de barras. Ingressos de eventos, descrições de obras de arte em museu, etiquetas de roupas, todas essas finalidades servem para o QR Code.

Ou seja, esse código é capaz de substituir muitas coisas que conhecemos, facilitando o dia a dia e economizando espaço e folhas de impressão.

Os negócios podem usar essa ferramenta tecnológica de muitas maneiras, como em artigos voltados para o público, podcast, número do WhatsApp, e assim por diante.

É muito comum que seja usado para pagamentos e transferências bancárias e muitos negócios utilizam um código para receber pagamentos, tanto é que o Pix também conta com esse recurso para agilizar o processo.

Vantagens do QR Code para as empresas

A tecnologia evoluiu muito nos últimos anos, e por isso trouxe facilidades que antes pareciam distantes e impossíveis. Uma delas é o QR Code, que traz inúmeras vantagens, como:

1 – Rapidez no dia a dia

Uma empresa de lavagem de estofados, assim como os seus clientes, têm acesso com mais rapidez e praticidade no dia a dia. É muito melhor pagar com o QR Code do que carregar o cartão, digitar senha ou, pior, contar cédulas de dinheiro.

Em lugares muito movimentados como aeroportos, restaurantes e metrôs, o uso dessa tecnologia reduz o tempo nas filas para pagamento e o tempo gasto é menor, principalmente se comparado a outras opções.

2 – Ajuda a economizar

Muitos serviços bancários foram digitalizados por meio do QR Code, o que traz mais confiança e economia para os negócios e seus clientes.

Os usuários não precisam mais pagar taxas para usar os aplicativos, e com a ausência de taxas e mensalidades, os pagamentos dessa forma se tornam uma grande vantagem.

Um fabricante de trava de cinto pode fazer pagamentos via QR Code a qualquer momento, sem precisar pagar nada por isso.

3 – Mais praticidade

Talvez a praticidade seja a principal vantagem para utilizar essa tecnologia, pois ao possuir uma carteira digital que faz os pagamentos por meio dela, o cliente não precisa mais utilizar sua carteira física para comprar e pagar o que precisa.

Ele pode sair de casa apenas com o celular, desde que a carteira digital esteja baixada nele. Basta abrir o aplicativo e selecionar a opção de pagamento. Logo em seguida, deve escanear o QR Code e confirmar o pagamento.

Cabe ao vendedor confirmar se a transação foi realizada com sucesso, mas raramente algum tipo de problema acontece, pois tudo é muito rápido e prático.

4 – Segurança total

Assim como esse recurso é muito prático, também é muito seguro, inclusive, mais seguro do que outras opções de pagamento, como cartão de crédito e dinheiro.

Por exemplo, se uma pessoa quer pagar por uma necessaire transparente personalizada via QR Code, não corre o risco de ter seus dados roubados.

A tecnologia é atualizada frequentemente para garantir a segurança total das transações envolvendo dinheiro, portanto, não precisa se preocupar com seus dados pessoais e bancários, pois o recurso é totalmente seguro.

5 – Fácil integração

As carteiras digitais reúnem tudo em um mesmo lugar, deste modo, é possível pagar compras feitas em estabelecimentos físicos, bem como receber pagamentos, recarregar o celular, transferir dinheiro e pagar boletos.

É muito mais fácil ter tudo isso em um único lugar ao invés de trocar de aplicativo quando quiser fazer uma transação diferente.

O usuário pode optar pela transação que preferir e aproveitar diferentes formas de pagamento, o que é vantajoso tanto para o cliente quanto para o negócio.

Um fabricante de kit chopp para câmara fria não perde uma oportunidade de vendas, assim como o cliente não perde uma boa negociação por não possuir o método de pagamento exigido pelo negócio.

Como beneficiar o negócio

O QR Code pode ser utilizado para melhorar a identidade da empresa perante o público, pois o usuário pode ser guiado até o site ou até uma página que vai orientá-lo em relação àquilo que a organização faz.

Essa ferramenta é tão versátil que podemos encontrá-la em pilares de estacionamento, em livrarias, cardápios de restaurantes, monumentos históricos e até na TV.

Por conta de sua versatilidade, diferentes empresas podem aproveitar as facilidades e benefícios trazidos por ele, inclusive na hora de elaborar as estratégias de marketing.

Por exemplo, no cartão de visita de um médico acupunturista, é possível inserir um QR Code onde o paciente vai acessar algumas dicas para melhorar ainda mais sua condição de saúde.

Uma imobiliária pode inserir um QR Code na placa de aluga-se de um imóvel, para que os interessados possam visualizar imagens da propriedade no site e obter mais informações diretamente por lá.

Seu negócio pode usufruir ainda mais dos benefícios desse recurso tecnológico ao incluí-lo em brindes distribuídos aos clientes. Logo, se uma loja distribuir os chaveiros de brinde, pode incluir um QR Code junto com o objeto.

Ele direciona o cliente para uma página de ofertas personalizada, feita exclusivamente para os clientes mais fiéis, que receberam o chaveiro e já compraram outras vezes na empresa.

Outros tipos de brindes também podem receber esse recurso, como no caso de um bloco de anotações atacado.

Restaurantes podem colocá-lo no cardápio, dentro do site para que o visitante possa conversar com o atendente, para variar as opções de pagamento, entre muitas outras possibilidades.

Considerações finais

O QR Code é um facilitador para empresas e pessoas, pois como vimos, pode ser aproveitado de várias maneiras, principalmente para facilitar as opções de pagamento.

Ele traz segurança, praticidade e flexibilidade ao dia a dia, beneficiando negócios e consumidores, independentemente de qual seja seu interesse.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o assunto, todas as vantagens que sua empresa e seus clientes podem ter e de que maneira empregar o uso do QR Code para aproveitar todas elas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *