Por que o endomarketing é tão necessário atualmente?

As empresas precisam encontrar formas de engajar os colaboradores e a melhor maneira de fazer isso é através do endomarketing. Não adianta apenas fazer comunicação para atrair clientes e deixar os funcionários de lado.

O endomarketing em empresas vem crescendo bastante e aqui neste artigo, vamos apontar os benefícios que o fazem tão necessário no cenário atual. É importante frisar que os profissionais de hoje são bem mais exigentes do que em outras épocas, portanto é essencial saber motivá-los.

Com o endomarketing, uma empresa pode conseguir reduzir a rotatividade de funcionários, atrair e desenvolver novos talentos, ganhar mais produtividade no dia a dia e harmonizar o ambiente de trabalho.

O que é endomarketing e como esse conceito se aplica nas empresas?

O prefixo endo vem do grego “endus”, que significa “para dentro”. Logo, o significado de endomarketing é “marketing para dentro”, ou seja, foca no estudo das necessidades e execução de ações para os colaboradores da empresa.

Com isso, o endomarketing é um conjunto de ações de marketing com foco no público interno, que visa melhorar o ambiente de trabalho, engajar e motivar os profissionais e reduzir as taxas de turnover, transformando uma empresa em uma boa marca empregadora.

Se uma empresa busca se diferenciar e otimizar a sua relação com os clientes, ela precisa primeiro melhorar o relacionamento com os seus colaboradores. Um profissional que sabe a importância da sua empresa, do seu trabalho e se reconhece como peça-chave para o sucesso é tudo o que qualquer empresa precisa.

Quais são os principais motivos que fazem o endomarketing ser tão importante em 2021?

O endomarketing é uma estratégia que visa melhorar os resultados da empresa de dentro para fora. Separamos abaixo quais são os principais motivos para colocar uma estratégia de endomarketing em prática neste ano, confira:

Engajamento

Um funcionário que sabe o valor do seu trabalho e a importância da empresa para o mercado trabalha com mais motivação e são mais engajados com o negócio, sempre buscando contribuir para que a empresa alcance seus resultados. Além disso, um colaborador engajado também representa um “embaixador da marca”, sendo um promotor gratuito da empresa.

Fora isso, o engajamento de profissionais é importante para o próprio desenvolvimento deles. O endomarketing consegue potencializar o engajamento e isso gera profissionais mais criativos e participativos em todos os processos da empresa.

Aumento de produtividade

O “calcanhar de Aquiles” de muitas empresas é a falta de produtividade. Altos índices de turnover, absenteísmo, presenteísmo e outros fatores acabam limitando a capacidade operacional do negócio. Obviamente, isso é muito ruim para as pretensões de crescimento no mercado.

Aqui, o endomarketing pode ajudar com ações estratégias que motivem os profissionais e que facilitem a execução de tarefas. Então, ao mesmo tempo que você otimiza processos, você também valoriza profissionais e isso gera uma troca entre funcionário e empresa que culmina no aumento da produtividade.

Potencializa a atração e retenção de talentos

Para atrair profissionais qualificados, uma empresa precisa se colocar como boa marca empregadora. As ações de endomarketing ajudam as empresas a estruturar uma estratégia de atração e retenção de talentos assertiva.

Um colaborador feliz e valorizado tende a não querer sair, mesmo ao receber boas propostas de outras organizações. Da mesma forma, profissionais de fora que tenham boas referências da sua empresa, tendem a querer participar dos processos seletivos do negócio e buscar uma vaga de trabalho. Isso ajuda na formação de uma equipe de profissionais qualificados e engajados.

Melhora o clima organizacional

Não adianta apenas engajar profissionais, se você não trabalhar o clima no ambiente de trabalho. Nesse sentido, o endomarketing pode ser um fator fundamental para integrar setores, promover acertos e reduzir conflitos. Dessa forma, o entendimento entre os profissionais se torna possível e isso desencadeia diversos benefícios para o seu negócio.

Estimula a criatividade

Um funcionário engajado se torna uma pessoa mais criativa. Ele tende a participar mais das decisões e de todo o processo de criação de novos produtos e de melhorias nos processos da empresa.

Com isso, ele consegue desenvolver sua capacidade criativa e cada vez mais apontar ideias e dar opiniões que sejam valorosas para a empresa e que possam otimizar o trabalho e render mais oportunidades de negócio.

Mais oportunidades de vendas

Um colaborador que esteja feliz com o seu desempenho, consegue externar isso de forma natural, fazendo com que clientes se sintam mais à vontade e confiantes para comprar do seu negócio.

Isso ajuda a melhorar todo o processo de atendimento, otimiza os argumentos de venda, criando uma experiência de compra bem mais agradável e assertiva para os seus clientes. Ter funcionários engajados ajuda a vender o seu produto/serviço da melhor maneira, isso contribui para a geração de mais oportunidades de vendas para a empresa.

O endomarketing é um processo que faz a empresa crescer de dentro para fora. Com colaboradores mais engajados e criativos, qualquer empresa tende a crescer no mercado, vislumbrando novas oportunidades de negócio, se fortalecendo como marca empregadora e otimizando seus processos para atender melhor externa e internamente.

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