4 formas de otimizar seu e-mail marketing

4 formas de otimizar seu e-mail marketing

Ter meios para otimizar estratégias de marketing para que agreguem valores e resultados ao empreendimento na conquista dos seus objetivos mercadológicos é uma ação essencial.

Uma dessas otimizações que podem ocorrer é a otimização do e-mail marketing, estratégia que oferece boas vantagens ao negócio ao ter a estruturação adequada e permite um destaque ainda maior dentro do mercado.

O e-mail marketing é uma estratégia que ocorre com a comunicação da empresa com seus clientes ou potenciais leads, com a ajuda de ferramentas automatizadas que lançam conteúdos de divulgação, promoção ou outras formas de contato.

A invenção do e-mail na década de 1970, por Ray Tomlinson, se transformou em uma revolução no mundo da comunicação, do qual com o passar do tempo, o mercado teve a percepção de que poderia ser uma estratégia para ligar negócios a clientes.

É a partir desta forma de comunicação que tanto uma empresa de móveis projetados para cozinha pequena ou uma loja de cosméticos naturais podem se estabelecer ainda mais em seus nichos.

Porém, para que isso ocorra de um modo eficiente e que agregue valores até mesmo às outras estratégias que estão em andamento, é fundamental se compreender quais são as vantagens oferecidas pelo e-mail marketing.

Isso ocorre especialmente porque com várias técnicas em andamento dentro da empresa, conhecer o que otimiza e impulsiona o negócio ajuda na reformulação de estratégias para que o empreendimento conquiste o que é desejado.

E, deste modo, a otimização ocorre mais fácil, ajudando a empresa a ganhar presença digital mais abrangente e aumentando o nome da marca dentro do mercado ao ponto de se transformar na referência para os que compram ou aqueles que buscam.

Os formatos de e-mail marketing

Se um empreendimento deseja usar o e-mail marketing como uma forma de entrar em contato com o cliente e se estabelecer, as formas como a empresa pode usar para esse objetivo deve estar alinhada com suas metas pré-estabelecidas.

Um dos modelos mais usados e que para empresa se destacar deve haver um bom planejamento são as newsletter. Semelhantes a folhetins, o envio desse material é feito especialmente para clientes que se cadastraram anteriormente em troca de algo.

Esses conteúdos neste formato são considerados como uma forma exclusiva, o que ajuda na fidelização ainda maior ou então o despertar do desejo ou necessidade para o produto que é oferecido.

Outro modelo que pode ser usado é conhecido como e-mail promocional. Usados especialmente para divulgar produtos físicos como rede de proteção para janela de banheiro como também ofertas especiais do empreendimento.

Que são ainda mais impactadas com a linguagem abordada, fazendo com que o usuário tenha uma maior interação com o empreendimento após receber a mensagem.

E-mails sazonais também é um modelo que pode ser usado dentro do mercado, principalmente quando estão ligados com as datas comemorativas que atraem os consumidores.

Tanto mensagens personalizadas como ofertas enviadas por e-mail é um formato que pode ser usado e demonstra ao cliente o quão importante o indivíduo é para os negócios, gerando assim uma maior chance de fidelização.

E-mails de boas-vindas ou de nutrição de como está o processo de compra são tipos de mensagens que ajudam no processo de compra, mostrando que a companhia se importa com o cliente e está ali para atendê-lo no que for preciso.

As vantagens do e-mail marketing

Caso um empreendimento de assistência técnica Samsung decida usar o e-mail marketing como uma técnica que irá oferecer vantagens dentro do negócio, pode-se pontuar alguns benefícios como:

  • Impacto maior de pessoas;
  • Rápido retorno financeiro;
  • Flexibilidade na campanha;
  • Canal próprio da marca.

Quando um empreendimento usa o e-mail marketing como parte de sua estratégia, um dos principais pontos ligados a elas são as ferramentas de disparo de mensagens para que todos os clientes possam receber atenção igualitária.

O que acaba se transformando em uma vantagem porque abrange ainda mais leads ou clientes já fidelizados, impactando-os em apenas um único clique. Em casos personalizados, a ferramenta também colabora para este propósito.

Assim, tal como empresas de distribuição de panfletos ganham a chance de propagar ainda mais a marca, por intermédio do e-mail marketing e ferramentas de disparo o resultado também é conquistado, gerando retorno financeiro em grande escala.

Por ser uma ferramenta do marketing digital, um e-mail marketing bem estruturado oferece um custo-benefício ainda melhor por ser algo barato e que proporciona resultados ao empreendimento que ajuda em suas finanças.

Esse rápido retorno financeiro não apenas ajuda a empresa a ter melhores estruturas para atuar dentro do mercado como deixar as contas no azul e também a opção de investir em outros setores, contribuindo com o crescimento da empresa.

Outra vantagem em torno dessa estratégia é a flexibilidade que é oferecida para a empresa. Desde a segmentação para quem a mensagem será enviada como os formatos personalizados são um dos pontos que fazem o e-mail marketing ser uma boa técnica.

Isso porque quanto mais uma empresa personaliza a sua presença dentro do mercado de manutenção de elevadores industriais, por exemplo, maior é o reforço da máquina e também a presença na memória do consumidor.

Outro ponto vantajoso dentro do e-mail marketing para o empreendimento é o canal próprio que a empresa usufrui para a estratégia, de modo que com ferramentas certas e uma boa lista de contatos, há grandes chances de oferecer ao negócio o que é desejado.

Com esse canal as chances de personalização também se transformam em algo mais fácil de ser feito e, com isso, o negócio ganha ainda mais chances de estabelecer sua presença digital dentro do mercado.

De que modo otimizar o e-mail marketing?

Caso um empreendimento de sistema de despoeiramento industrial busque otimizar a estratégia de e-mail marketing que já utiliza, com algumas dicas essa ação transforma ainda mais o negócio e permite alcançar os resultados desejados.

1. Layout responsivo

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro do mercado, transformar os formatos de e-mail para responsivos é uma forma de abranger mais clientes e otimizar a estratégia.

Este modelo proporciona que no dispositivo que o cliente recebe a mensagem, seja em computador, tablets ou celulares, a experiência não será prejudicada e, assim, o negócio pode atender a mais clientes.

2. CTA

Call to Actions, ou chamadas para ação, são formatos de mensagem que estimulam o usuário a realizar alguma ação que é desejado pelo negócio.

Com este formato de linguagem, as chances do empreendimento de fazer com que o e-mail seja aberto e algum dado a partir de uma ação seja gerada é ainda maior.

Especialmente quando se trata de promoções em torno dos serviços de lavanderia de apartamento planejada, por exemplo, ou outras ações que indiquem tempos limitados e faça com que o usuário clique em links ou realize ações dentro da página.

3. Encurtar o assunto e o texto

Encurtar as mensagens é uma forma de fazer com que o e-mail seja bem recebido, principalmente porque mensagens extensas acabam afastando mais os clientes ao invés de aproximá-los.

Por isso, tanto o assunto quanto o corpo do e-mail em si devem ser objetivos, usando um layout de fontes grandes para que assim além de chamar a atenção, instigue o usuário a realizar a leitura.

4. Definir horários

Ao conhecer o consumidor, definir os horários para os disparos das mensagens é fundamental para a otimização da estratégia. Isso ocorre especialmente quando a empresa tem um público específico e estuda este perfil.

Assim, as chances de cliques ou outras formas de interação podem ter maiores retornos, algo benéfico ao empreendimento e que oferece mais chances dos seus resultados chegarem ao desejado.

Considerações finais

O e-mail é um formato de comunicação que permite o empreendimento relacionar-se de uma forma mais profunda e personalizada com o cliente, o que é um aspecto positivo para uma fabricante de crachá de visitante, por exemplo.

Desde a invenção na década de 1970, o e-mail ganhou um aspecto de importância dentro do mercado e oferecendo diferentes formatos de abordagem ou contato, usando a personalização como um ponto forte para que a presença seja ainda mais estabelecida.

Usando o mobile como uma forma de impulsionar ainda mais o e-mail, as otimizações podem incluir layouts para esses dispositivos, assim como o uso de textos curtos e horários certeiros que estejam alinhados com o perfil do consumidor.

Sendo assim, é essencial que a empresa analise como o e-mail é recebido pelos seus clientes, desde taxas de cliques até interações posteriores para que assim o negócio elabore estratégias que ajudem em seu crescimento.

E por meio de um formato de comunicação tão respeitado como o e-mail, ganha um bom prestígio dentro do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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