10 Principais ferramentas de marketing para otimizar sua estratégia

10 Principais ferramentas de marketing para otimizar sua estratégia

Quando o assunto é marketing não basta ser apenas um bom vendedor. Isso porque, não é atoa que para esse quesito existem várias estratégias e ferramentas. Essas ferramentas te auxiliam no crescimento e desenvolvimento do seu negócio. 

Além disso, boas estratégias e ferramentas de marketing fazem um grande diferencial quando o assunto é a conquista de clientes e criação de laços e relacionamentos duradouros com eles. 

Portanto, é muito importante que você pense em adicionar ferramentas e estratégias em seu negócio pois, em um mercado competitivo, essas ferramentas têm papéis muito importante na tarefa de fazer com que sua empresa se destaque em meio às outras. 

Portanto, confira a seguir qual a importância das ferramentas de automação no marketing e veja quais são as principais estratégias que você pode adotar em sua gestão de marketing e vendas

Porque adotar ferramentas de marketing?

As ferramentas usadas para fazer o marketing, seja ele digital ou não, nada mais são do que peças fundamentais para alcançar determinados objetivos. 

Portanto, pensar na importância da implementação dessas ferramentas e estratégias e entender que as mesmas são imprescindíveis para gestores que almejam o crescimento de uma empresa, o aumento de clientes ou até mesmo a construção de uma marca como um todo. 

Dessa forma, essas ferramentas fazem parte de uma boa gestão estratégica de marketing e vendas, tanto como é importante fazer estudos e análises financeiras, ou até mesmo estruturar uma contratação de funcionários. 

Portanto, para cada objetivo traçado existe um tipo de ferramenta para otimizar uma estratégia pensada.

Um exemplo se dá em casos de companhias que pretendem engajar melhor os leads ou ganhar novos contatos, e portanto, precisa de uma ferramenta de e-mail marketing que traga diversas possibilidades, como templates de e-mail e integração com o sistema de CRM.

Em suma, essa gestão de marketing e branding prevê um interesse das ferramentas que nada mais é do que otimizar a execução de diversas tarefas. Além disso, elas também podem:

  • Facilitam a automação de processos;
  • Oferece agilidade e produtividade à equipe;
  • Permite a redução de custos;
  • Podem ser integradas com outras ferramentas;
  • Oferecem dados e inteligência à sua estratégia de marketing.

Portanto, a importância dessas ferramentas é ser tão grande que, ao não utilizá-las, o seu negócio acaba não se destacando em meio a diversas empresas no mercado que estão sempre inovando e buscando se destacar através de diversas estratégias. 

Dessa forma, agora que já foi possível entender que ferramentas e estratégias no marketing são tão fundamentais quanto fazer um curso de gestão comercial ead, confira as 10 principais ferramentas e veja quais delas combinam mais com seus planos e objetivos. 

  1. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das ferramentas importantes e bem valorizadas dentro do mercado. Isso porque, ele se baseia em criar conteúdo  que transmita credibilidade para um público.

Dessa forma, qualquer profissional pode se especializar nessa ferramenta, seja esta pessoa cursada em uma faculdade de gestão de vendas ou até mesmo jornalistas. 

Além disso, a produção de um conteúdo exclusivo auxilia na consolidação de potenciais clientes, chamados de leads, uma vez que você pode solicitar um breve cadastro para que a pessoa tenha acesso ao seu conteúdo. 

Entretanto, para que a ferramenta dê certo é necessário ter conhecimento sobre suas personas e o nicho o qual quer atingir, para entender quais são os conteúdos relevantes que podem impactar esses leads. 

  1. Ferramentas de análise de tráfego

Essas ferramentas, como por exemplo o Google Analytics, são extremamente importantes na construção de um bom marketing. Isso porque, a análise do seu público é uma questão praticamente fundamental. 

Em suma, com o avanço do mercado, cada vez mais os consumidores desejam produtos e serviços personalizados, que conversem com suas crenças e valores.

Portanto, como ir atrás de pessoas que combinem com sua marca e como oferecer a elas esses produtos personalizados e humanizados, apenas com ferramentas de análise. 

Além disso, é possível traçar rotas de onde o seu público alvo vá para onde a maioria deles vai, sendo possível combinar esses dados de comportamentos para traçar diversas outras formas de estratégias que farão sua marca alcançar outros níveis. 

  1. Interaja com os usuários

Muito além dos robôs e respostas automáticas que tiram as dúvidas de clientes, a interação com os usuários por chats virtuais é uma excelente oportunidade para criar chances de negócios sem perder o tempo. 

Isso porque, para quem fez faculdade de vendas online sabe que muitos clientes odeiam esperar pela resposta de uma e-mail e tampouco deseja conversar apenas com uma máquina. 

Dessa forma, essa estratégia é extremamente importante pois faz com que o consumidor se sinta compreendido sem ter que esperar, questão que também serve a lógica da internet, é que sempre ter informação de forma rápida e fácil. 

  1. Avalie o seu público

Dentro de qualquer estratégia, a principal questão que precisa ser levada em consideração é o comportamento de determinada persona ou cliente. Dessa forma, esse comportamento pode variar e depender de uma série de questões como idade, classe social, gênero e etc.

 Os jovens, por exemplo, têm o hábito de interagir com conteúdos online, com mais frequência nas mídias sociais, em geral, utilizando-as para manter contato com seus amigos. 

Entretanto, uma persona mais madura acaba se mostrando mais interessada em se expressar quando o assunto envolve reclamações sobre produtos e serviços ou atenção na busca por informações.

Portanto, identificar qual é o seu público e como ele se comporta é essencial para saber como interagir com eles da melhor forma, bem como, esse perfil vai ser uma bússola na hora de decidir quais são as melhores estratégias. 

Para entender mais sobre isso é possível buscar por cursar uma graduação sobre gestão comercial e marketing ead

  1. Plataformas

Além de estudar e analisar o perfil de seu público, é preciso analisar qual a melhor plataforma em que você pode instaurar seus negócios. Dependendo do seu público, pode ser válido investir no YouTube ou em aplicativos, como WhatsApp. 

Portanto, se a sua marca trabalha com casamentos, moda, decoração e beleza, por exemplo, certamente sua estratégia não pode ignorar o Pinterest.

Quando se tem um produto específico é importante identificar onde seu público está e estreitar laços para investir em ações focadas.

Para entender mais sobre esse match de plataformas com sua companhia é válido estudar e fazer cursos profissionalizantes, e até mesmo buscar por uma graduação ou até mesmo pesquisar por gestão comercial ead melhores faculdades.

  1. Alcance

Pensar em como os seus serviços conseguem alcançar seu público-alvo ou saber fazer com que seus serviços alcance sua persona é uma estratégia importante. 

Dessa forma, é importante buscar ferramentas para otimizar buscas no Google, como por exemplo o SEO, deve ser prioridade do empreendedor.

Além disso, vale a pena investir em anúncios pagos e adotar estratégias que podem melhorar a presença da sua marca em buscas orgânicas, tanto em buscadores como no Google, quando em buscas em redes sociais. 

  1. Mídias pagas

Como já citado anteriormente, a mídia paga pode ser um bom recurso para alcançar os públicos desejados, principalmente em casos onde é produzido conteúdos de qualidade, com altas chances de compartilhamento, que possam resultar em vendas.

Entretanto, é necessário fazer esses anúncios pagos de forma planejada e justificada com  relatórios de performance. Dessa forma, pagar anúncio se mostrará ser um bom investimento para sua empresa.

  1. Personalização de postagens

Estar presente em várias redes é uma forma de atingir diferentes públicos. Mas é preciso personalizar as postagens para que elas alcancem os resultados desejados. 

Cada plataforma possui suas características e particularidades. Por isso, fique atento na hora de republicar o mesmo conteúdo em diferentes redes.

  1. Influenciadores das mídias sociais

Hoje em dia as redes sociais são uma febre entre as pessoas. Portanto, os digitais influencers podem ser aliados valiosos para uma boa estratégia de marketing. 

 

Isso porque essas pessoas podem significar para muitos consumidores verdadeiros ideais dos seus seguidores e dão um novo brilho criativo para suas ações de comunicação. 

 

Em suma, este consumidores acabam depositando sua confiança nos influencers que, por sua vez, mostram nas redes tudo o que há de melhor. 

 

Portanto, para o seguidor, se o influencer aparece usando seu produto é porque ele atesta o quão bom é o produto da sua companhia e os serviços oferecidos por sua empresa. 

  1. Encontre o melhor momento para publicar

Em resumo, para fechar com chave de ouro, é importante também saber qual é o tempo de políticas públicas, bem como, qual é o tempo certo para cada uma delas. 

 

Para fazer isso, ferramentas de análise poderão te dizer quais os horários em que o seu público mais acessa seus conteúdos ou seu site, além de indicar momentos propícios para vender determinado produto. 

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.