O que significa a numeração na lateral do pneu?

O que significa a numeração na lateral do pneu?

Leia este artigo até o final e você aprenderá O que significa a numeração na lateral do pneu? criado pela Griffe Pneus

Os pneus são o único ponto dos carros que ficam em contato direto com o chão. Portanto, tê-los em boas condições e nas condições corretas é fundamental para a segurança de suas viagens.

Por esta razão, é muito importante equipar o carro com pneus que correspondam às suas necessidades, estejam em bom estado e também adequados ao uso que vai dar ao veículo.

Como saber o pneu ideal para seu carro? Lendo os dados da parede lateral do pneu. Às vezes é difícil de entender. Na verdade, à primeira vista, parece bastante complicado. No entanto, uma vez que saiba o que cada figura significa, teremos acesso a informações muito interessantes. Não apenas a medição, mas também dados como a data de fabricação, a velocidade máxima ou o país de fabricação.

 

Então, antes de comprar seu Pneu Continental Goiânia, confira este artigo e veja como ler as informações na lateral do pneu. Vamos lá!

Tamanho do pneu

 

Você encontra a medida na lateral do pneu, em formato padrão e, se você conhece os códigos, é fácil de ler:

 

O primeiro caractere sempre será uma letra. Refere-se ao tipo de veículo para o qual o pneu se destina. Normalmente, veremos um “P”. Assim saberemos que os pneus são feitos para um carro de passeio. Outros códigos que podemos encontrar são “T” para rodas de uso temporário (sobressalentes) ou “LT” para veículos comerciais leves.

 

Em seguida, encontraremos o primeiro número que se refere ao tamanho do pneu. Será a largura expressa em milímetros. Assim, um pneu 195 terá o mesmo número de milímetros de largura.

 

Após a barra de separação, podemos encontrar a altura ou perfil da borracha. Neste caso, é escrito como uma porcentagem da largura. Um pneu 195/65, um dos mais comuns na frota automobilística, tem perfil de 65% de sua largura de 195 mm.

 

Os próximos dados virão em forma de letra e, com quase cem por cento de probabilidade, será um “R”. Isso significa que o pneu é radial, tecnologia utilizada há mais de 50 anos.

 

Finalmente, podemos ver o diâmetro da roda em polegadas. Assim, um 15 significa que o aro onde o pneu se encaixa é de 15 polegadas. Como curiosidade, você pode saber que cada polegada tem 25,4 milímetros. Certifique-se destas informações antes de ir comprar os pneus para seu veículo.

 

Carga e velocidade do pneu

 

Após os dados de medição, encontraremos os valores de carga e velocidade. Infelizmente, ambos são baseados em códigos e não expressam uma medida diretamente relacionada à realidade. Para saber o seu significado, teremos que usar tabelas de equivalência

 

Normalmente encontramos dois números e uma letra, embora também seja possível encontrar até três números e duas letras. Os números expressam a capacidade de carga do pneu inflado até a máxima pressão de segurança.

 

Por fim, veremos o código de velocidade do pneu. Indica a velocidade máxima na qual pode ser usado em condições normais. Os códigos de velocidade seguem a lógica do alfabeto. Então, se encontrarmos uma letra posterior do alfabeto, significa que o pneu pode ser usado em uma velocidade maior:

Origem e homologação.

Os pneus fabricados para serem vendidos no mercado devem estar em conformidade com a norma ECE e mencioná-la no pneu. Esta indicação é fácil de encontrar porque aparece de uma forma muito característica.

 

Encontraremos a letra “E” e um número cercado por um círculo. O número vai se referir ao país de fabricação do pneu. Por exemplo, o E9 refere-se à Espanha.

 

O número que está após o círculo informa da regulamentação que o pneu passou. A título de curiosidade, se aparecer um “S” após as figuras, significa que a borracha também atende às especificações de ruído.

Uso de pneus

As rodas mais comuns são chamadas de tradicionais ou “all season”. São pneus projetados para multiuso, tanto em piso seco quanto molhado, mas podem ter suas limitações em condições extremas.

 

Para responder a essas condições, os fabricantes lançaram modelos de pneus muito mais eficientes em condições extremas de chuva, gelo ou neve. Nesse caso, você também encontrará as informações no flanco.

 

Pneus “all season” ou para qualquer condição meteorológica são normalmente indicados com este nome. Eles dão uma melhor resposta no molhado ou no chão, pois possuem um maior número de ranhuras. Eles também são conhecidos como “lama e neve” ou “M+S”, indicadores que também podem aparecer no pneu. Encontre todos os tipos nas lojas de Pneus Continental em Goiânia.

Data de validade de um pneu

 

Os pneus também indicam a data em que a borracha saiu da linha de produção. É um número muito importante, pois segundo os fabricantes, os pneus podem durar, no máximo, dez anos. Fique atento à validade, o ideal é não realizar a troca muito próximo do marco de 10 anos. Se precisar de ajuda para verificar as informações você pode consultar um representante das lojas de pneus Continental.

 

Normalmente, pode ser encontrado muito facilmente no código DOT. O DOT é o Departamento de Transporte dos Estados Unidos e seus regulamentos exigem que essas informações sejam incluídas em todos os pneus. Os grandes fabricantes costumam vender as mesmas rodas em diversos países, então também podemos ver esta informação no Brasil.

 

 

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