O que preciso saber antes de tomar chá Ayahuasca

O que preciso saber antes de tomar  chá Ayahuasca

O chá de Ayahuasca é uma bebida que é preparada com o cipó Ayahuasca e com uma outra planta conhecida como “Psychotria”.

Essa bebida possui uma substância chamada, dimetiltriptamina (DMT), a qual de ativa uma região docérebro ligada à memória e à visão,o que faz com que imagens e sons sejam criados e percebidos pelos indivíduos de forma realística, mesmo com a pessoa de olhos fechados.

Muitos dizem que a sensação, ao ingerir esse chá, é como se fosse um sonho consciente.

Apesar de sentimentos de relaxamento, de tranquilidade e de autoconhecimento, algumas pessoas podem sofrer com alguns efeitos colaterais, como náuseas, diarreia, taquicardia, convulsões, hipertensão, medo, ansiedade, euforia, alucinações e até desenvolver esquizofrenia (se já possuir uma predisposição genética).

Levando em consideração que cada indivíduo pode apresentar uma reação diferente, é fundamental ter alguns cuidados e se precaver com uma dieta propícia antes de usar a Ayahuasca.

Continue a leitura deste artigo para saber o que se deve evitar antes de consumir esse chá!

O QUE EVITARANTES DO USO DA AYAHUASCA

Embora, para muitos, pareça exagero ou desnecessário, é importante seguir todas as recomendações para que o ritual de uso do chá de Ayahuasca ou chádo Santo Daime tenha resultados satisfatórios e sem maiores problemas para o indivíduo. Diante disso, segue abaixo uma lista dos principais pontos a serem evitados antes da ingestão dessa bebida entomógena:

1.      DROGAS E ÁLCOOL

O primeiro ponto importante é que, cerca de quatrosemanas antes, não deve ser utilizado qualquer tipo de droga consideradamais pesada, como cocaína, crack, heroína e metanfetamina. O segundo ponto é que não é recomendado usar, também, cerca de duassemanas antes do uso da Ayahuasca, drogas mais recreativas, como maconha, e álcool.

  • O que pode beber: água, sucos de frutas frescas, sucos de vegetais frescos, chá de ervas sem cafeína, leite de amêndoas/soja/coco.

2.      DETERMINADOS TIPOS DE ALIMENTOS

É recomendado que se evite, cerca de 48 horas antes, consumir alimentos os quais possuem inibidores de MAOI,como alimentos fermentados (arenque, tofu, anchova), alimentos fermentados a base de soja, extratos de proteínas, defumados de carne,alimentos com muito óleo ou gordura, alimentos condimentados, alimentos doces (com muito açúcar refinado), frutas maduras,  lacticínios. Uma semana antes não comer carne vermelha (boi, vaca, porco, peru, entre outros), fast food, frituras e alimentos processados.

  • O que pode comer: legumes, frutas não maduras, feijão, ervilha, arroz, batatas, macarrão, pão, azeite, cereais, ervas frescas (orégano, salsa, manjericão, etc.), sementes de chia e linhaça, nozes com moderação, entre outros.

3.      CONTATO SEXUAL

De acordo com as crenças daqueles que praticam o ritual com o chá de Ayahuasca, é importante evitar contato sexual sete dias antes de ingerir essa bebida.

4.      USO DE ANTIDEPRESSIVO

É indicado que haja uma suspensão de três semanas dosmedicamentos antidepressivos, sob liberação médica, antes da ingestão de Ayahuasca. Esses antidepressivos são, genericamente, Fluoxetina, Citalopram, Paroxetina, Sertralina: Imipramina, Desipramina, Clomipramina, Venlafaxina, Lítio, Tranilcipromina,Fenelzina, entre outros.

O mesmo vale para os indivíduosque tomam remédios psicoestimulantes, como a Ritalina.

CONCLUSÃO

A Ayahuasca é usada para duas finalidades: rituais religiosos/espirituais/sagrados e fins terapêuticos.

Antes de fazer o uso desse chá é essencial que sejam evitados uma série de alimentos, bebidas, remédios e outras práticas.

Embora, muitas pessoas acharem que não precisam seguir à risca todas as recomendações, é necessário que isso ocorra sim, visando garantir bons resultados e boas sensações.

Além disso, ao seguir todos os pontos sugeridos,problemas físicos e emocionais desnecessáriossão evitados com maior eficácia.

Portanto, se você deseja utilizar o chá de Ayahuasca ou chá do Santo Daime, não deixe garantir que tudo ocorra como o esperado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *