O QUE FAZER QUANDO SURGE A ANSIEDADE?

O QUE FAZER QUANDO SURGE A ANSIEDADE?

Ansiedade é um padrão natural do nosso organismo, ligado diretamente à preocupação, ao medo intenso e ao nervosismo. Não existe nenhuma pessoa no mundo que não sofra com esse tipo de problema no dia a dia, não é mesmo?

Mas, quando essa ansiedade começa a atrapalhar o dia a dia da pessoa, ai ela deixa de ser algo natural e vira um distúrbio e deve ser tratado com mais cuidado. Sigmund Freud criou três categorias para os distúrbios de ansiedade: Realista, Moral e Neurótica.

Antes de falar sobre cada um deles, é interessante verificar os principais sintomas que podem estar relacionados aos transtornos de ansiedade:

  • Enxergar perigo em tudo;
  • Apetite desregulado;
  • Alterações de sono;
  • Tensão Muscular;
  • Medo de falar em público;
  • Preocupações em excesso;
  • Ficar sempre próximo de ataques de nervos;
  • Medos irracionais;
  • Inquietação constante;
  • Sintomas físicos;
  • Pensamentos obsessivos;
  • Perfeccionismo;
  • Problemas digestivos.

OS TIPOS DE ANSIEDADE

A ansiedade pode ser considerada muitas vezes como “a voz da consciência”, já que sua função primária é prevenir contra qualquer perigo eminente. Mas quando esse zelo vira condição de fuga, ai elas ganham denominações diferentes:

Ansiedade real – consiste em medos reais do mundo exterior;

Ansiedade neurótica – basicamente o medo de que os instintos escapem ao controle;

Ansiedade moralista – como nome sugere, é o medo do Superego em ferir seu próprio código moral.

Você deve se auto-analisar para saber se está vivendo algum tipo de excesso de ansiedade. Isso porque muitos sintomas físicos comuns podem passar por uma crise de ansiedade. São eles a insônia, falta de ar, sensação de desmaio, enjôo ou vômitos. Precisa aprender a reconhecer se esse tipo de problema é corriqueiro e pode vir de outras fontes ou se é conseqüência de um momento de tensão e ansiedade.

Se você não souber analisar, cabe procurar orientação terapêutica, que vai lhe ajudar na análise e entendimento do seu quadro. Quanto mais cedo for o diagnóstico do TA (Transtorno de Ansiedade), mais rápido e eficaz é o tratamento.

SOLUÇÕES NATURAIS PARA A ANSIEDADE

 

Quando se está estressado, com o coração batendo rápido, com aquele mal estar horrível, pode ser que um remédio não seja a melhor opção, até porque muitas pessoas evitam a todo custo se automedicar. Porém, soluções naturais que ajudam na ansiedade sempre são bem vindas.

Desde exercícios de relaxamento, suplementos alimentares ou infusões de plantas medicinais trazem conforto num momento de crise. Conheça algumas opções naturais que podem te ajudar na ansiedade:

CAMOMILA

Uma boa xícara de chá é ótima para relaxar. A Camomila, segundo estudos, ao entrar no organismo se liga aos mesmos receptores usados pelos medicamentos para tratar a ansiedade. Além do chá de camomila, você pode fazer uso de cápsulas de apigenina, que é o ingrediente ativo da Camomila.

CHÁ VERDE E TEANINA

A teanina é um aminoácido presente no chá verde e que ficou amplamente conhecido após estudos em monges budistas que conseguiam meditar por horas, sem perder o estado de alerta, e ainda assim estarem completamente relaxados.  Isso ocorre porque a Teanina é útil em regular a pressão arterial e a freqüência cardíaca.

LÚPULO

Se você ficou feliz achando que beber cerveja reduz a ansiedade, esquece. Para se beneficiar dos efeitos calmantes do lúpulo, você precisa fazer uso do extrato puro ou da tintura de lúpulo. É muito usado como sedativo natural, quando utilizado junto da Valeriana.

VALERIANA

Ao contrário da Teanina, que deixa a pessoa relaxada, porém sem sono, a Valeriana é frequentemente usada como pílula para dormir. Isso porque ela tem um alto teor de compostos químicos que beneficiam a sedação.

ERVA CIDREIRA

Uma das mais eficazes contra o estresse e a ansiedade, a Erva Cidreira é uma planta medicinal utilizada desde a idade média para estresse e melhorar a qualidade do sono. Porém, existem estudos que indicam o efeito contrário em pacientes que fazem uso de quantidades muito altas.

ÓLEO DE PRÍMULA

O óleo de prímula, ou óleo de onagra, é um suplemento rico em antioxidantes e ômega 6 e é frequentemente associado para aliviar sintomas de menopausa (TPM) e ansiedade. Ele é rico em ácido gama-limolênico, que tem propriedades anti-inflamatórias. Por isso também é muito utilizado como preventivo em tratamentos de trombose.

LAVANDA

Mais conhecida pelo seu cheiro, uma das principais propriedades da lavanda é justamente ser um anti-inflamatório emocional. Ela é tão eficaz nos tratamentos psiquiátricos quanto as drogas sintéticas e sua forma mais comum de utilização é através dos difusores de ambiente.

COMO PREVENIR A ANSIEDADE

Você precisa mudar seus comportamentos e atitudes. Deixamos abaixo algumas dicas simples:

  • Dedique tempo a atividades que lhe dê prazer
  • Foque nos pontos positivos do deu dia a dia
  • Tente dormir melhor e desfrute dos momentos de descanso
  • Adote um estilo de vida menos sedentário
  • Tente fazer algum tipo de meditação

Não se esconda ou ignore os sinais do seu corpo. Se estiver sentido que está  muito difícil de lidar com os sintomas, invista em si mesmo e procure um profissional para lhe ajudar a passar dessa fase.

 

 

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