História do futebol: as origens e como o jogo começou

Há uma longa história por trás do futebol. Em meados do século 19, o futebol tornou- se o que é hoje, com diversos times e exibido em em redes nacionais e internacionais, casas de apostas inovando nas modalidades esportivas, como a Bet20. A história do futebol inclui versões alternativas do jogo que existiam muito antes.

Pré-História do Futebol

O futebol tem origens antigas. De fato, quase todas as culturas gostam de chutar uma bola há milhares de anos. As primeiras bolas incluíam cabeças humanas, bexigas de vaca e tecido costurado.

A exposição do Museu Etnológico de Munique na Alemanha inclui um texto chinês de aproximadamente 50 a.C. que descreve exercícios de educação física chamados tsu chu, que consiste em chutar uma bola de couro cheia de penas e pêlos para dentro de uma pequena rede – e, como no futebol de hoje, o uso das mãos era proibido.

Os japoneses tinham um jogo semelhante chamado kemari, datado de cerca de 300 d.C. Ainda hoje, o kemari é menos enérgico que o tsu chu chinês e, consequentemente, era visto como mais digno e cerimonioso – pode até ter feito parte de antigos ritos de fertilidade ou usado para marcar determinadas estações do ano.

Lembrando o jogo hacky sack de hoje, os jogadores kemari tentaram passar a bola um para o outro sem deixar a bola tocar o chão.

Versões do jogo

Como a arte de controlar a bola com os pés era desafiadora e exigia técnica e talento, os antigos gregos e romanos usavam suas versões do futebol para afiar as habilidades dos guerreiros para a batalha.

Os gregos jogavam episkyros (“jogo”) enquanto os romanos jogavam Harpastum (“bola”), que era jogado com uma pequena bola em um campo retangular com times adversários.

O objetivo era passar a bola pelas linhas divisórias do outro time, usando truques e mãos, se necessário. Os jogos eram muito populares e os espectadores tendiam a se envolver abertamente nos procedimentos.

Os primeiros jogos olímpicos em Roma incluíram Harpastum, composto por 27 homens de cada lado que competiram com tanto entusiasmo que quase dois terços deles tiveram que ser hospitalizados após um jogo de cinquenta minutos.

A influência do futebol nas nações

Mais proeminente do que o beisebol, o futebol americano e o basquete juntos, o futebol é o evento esportivo mais assistido do mundo, ainda mais do que as Olimpíadas. Em muitas partes do mundo, o futebol é uma presença onipresente e poderosa.

Os futuros de vários regimes, especificamente na América Latina, foram significativamente influenciados por uma partida de futebol. Por exemplo, tumultos após um jogo de 1969 entre El Salvador e Honduras desencadearam uma guerra de cinco dias, conhecida como a Guerra do Futebol entre os países, onde várias pessoas morreram e centenas foram hospitalizadas.

O esporte também agravou as tensões no início das Guerras da Iugoslávia na década de 1990, quando uma partida entre o Dínamo de Zagreb e o Estrela Vermelha de Belgrado desmoronou em um tumulto em massa em março de 1990.

O futebol, ao longo da história, unificou, empoderou e encorajou indivíduos e países. Como resultado, o futebol não é apenas um jogo, mas um evento global com vasta influência política, nacional e econômica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *