Entenda a diferença entre uma bike speed e uma mountain bike

Entenda a diferença entre uma bike speed e uma mountain bike

Enquanto a mountain bike (MTB) é mais versátil, a bike speed (Speed) é voltada para o asfalto

 

Se você está começando agora no ciclismo, pode estar sentindo dificuldade de escolher um modelo de bicicleta entre tantas opções disponíveis. A bike speed, por exemplo, é a mais conhecida pelos adeptos da velocidade, enquanto a mountain bike é a preferida daqueles que curtem a natureza.

 

Ao se interessar por andar de bike, você vai se deparar com vários tipos de bicicletas específicas para cada categoria. No entanto, o mais importante ao escolher a modalidade é optar por aquela que mais se aproxima do seu perfil.

 

Porém, não se preocupe, ter dúvidas é normal e estamos aqui para ajudar. Neste artigo, você vai entender as diferenças entre Speed e MTB, além de conferir algumas dicas sobre esses dois modelos. Confira!

Principais diferenças nas provas

Veja quais são as principais diferenças entre a bike speed e a mountain bike em provas:

Bike speed (Speed)

Speed, também chamada de “ciclismo de estrada”, é uma das categorias do ciclismo. Como o próprio nome sugere, nessa modalidade, a velocidade é fundamental. Por esse motivo, uma bike speed possui uma aerodinâmica bem particular, além de ser mais leve.

 

Geralmente, as provas de ciclismo de estrada são disputadas em ruas ou estradas, em circuitos abertos. Além disso, existem dois estilos dentro da categoria: contra-relógio e estrada. Ambos podem ser disputados por equipes ou individualmente.

Mountain bike (MTB)

MTB, também chamada de “bike de montanha” ou “bike de trilha”, também é uma categoria do ciclismo e, dentro dela, existem outras subcategorias. Contudo, de modo geral, todas elas consistem em pedalar em trilhas e ambientes abertos, sempre em conexão com a natureza.

 

Por esse motivo, o MTB é a melhor escolha para os amantes da liberdade, que curtem um contato mais próximo com o meio ambiente e querem descobrir novos cenários.

Principais diferenças entre as bicicletas

Se as modalidades são distintas, as bikes também são. Por isso, você precisa saber quais são as indicações para entender qual delas adquirir. Veja a seguir.

Bike speed

Como já mencionado, a bike speed é um modelo voltado para a velocidade. Dessa forma, ela tem uma aerodinâmica diferenciada e pneus lisos e finos, que acabam tendo menos resistência na pista.

 

A bike speed passa longe do conforto, especialmente se comparada com uma mountain bike, porém, ela é projetada para entregar uma boa velocidade para o ciclista.

 

E é por isso que ela é mais leve e tem o guidão “curvado” para baixo. São essas características que fazem com que o ciclista permaneça pedalando em uma posição em que a velocidade é favorecida.

 

Por fim, vale ressaltar dois pontos importantes:

 

  • enquanto uma mountain bike consegue rodar em diferentes superfícies, a bike speed foi totalmente planejada para rodar em vias pavimentadas;
  • a bike speed não tem suspensão, logo, o ciclista precisa colocar mais força nas transmissões para impulsionar a bicicleta.

Mountain bike

A mountain bike é um modelo de bicicleta confortável e versátil, muito utilizado em trilhas, terrenos montanhosos, estradas de terra e até mesmo no asfalto. Devido a essa versatilidade, a MTB costuma ser o caminho inicial para a maioria dos ciclistas.

 

Outra característica do mountain bike é o conforto. Ela possui uma suspensão traseira ou dianteira, pneus largos e troca de marchas (para ajudar nas subidas). Esse conjunto torna a bicicleta confortável, segura e fácil de controlar.

 

Por fim, como se trata de uma modalidade que possui um grande número de adeptos no Brasil, é relativamente fácil encontrar um grupo de ciclistas para dar início às pedaladas, encarar as primeiras estradas de terra ou trilhas e curtir a sensação de liberdade que só o contato com a natureza pode proporcionar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *