Educação EAD: Importancia, impactos e benefícios

O avanço tecnológico tem permitido uma série de mudanças na rotina das pessoas, automatizando tarefas e tornando uma série de ações mais acessíveis e facilitadas. E com o aprendizado não poderia ser diferente. A Educação EAD tem desempenhado um papel importante na formação de novos profissionais. 

 

Isso porque, o aprendizado à distância é uma modalidade de ensino que unifica o uso da tecnologia com os métodos de ensino presenciais, fazendo com que seja possível assistir aulas por meio de aplicações e plataformas digitais.  

Assim, os alunos, professores e tutores são capazes de interagir entre si em uma espécie de sala de aula virtual que independe do ambiente físico das instituições tradicionais de ensino. No entanto, isso não significa que o acesso a materiais didáticos seja prejudicado. 

Muito pelo contrário. Por meio do ambiente digital, o acesso a serviços como a biblioteca da faculdade, materiais e apostilas extras indicadas pelos professores, videoaulas complementares e diversas outras fontes de conhecimento, se tornam muito mais facilitadas.  

E o maior pré-requisito para fazer as aulas EAD é possuir um acesso à internet e a dispositivos digitais, como o celular, tablet ou notebook. Isso torna o aperfeiçoamento acadêmico mais rico e acessível, trazendo diversos beneficios para toda a comunidade.  

Importância da educação EAD 

De acordo com dados divulgados pelo INEP, no período entre 2009 e 2019, o aumento no número de novas matrículas em cursos superiores de ensino à distância, foi o equivalente a 378.9%, saindo de 330 mil para mais de 1,5 milhão de alunos.   

Enquanto isso, o índice de ingresso às faculdades com modelos mais tradicionais de ensino tem mantido um desenvolvimento bastante reduzido, chegando a somente 17,8% ao ano. Isso faz com que a formação online supere, em quantidade, os meios presenciais já em 2022. 

E a optação pela efetuação de uma pós graduação gestão hospitalar ead, por exemplo, é justificada por diversos fatores distintos, entre eles a acessibilidade dos valores de mensalidade – que são mais baixos – e a possibilidade de acesso através de qualquer dispositivo eletrônico. 

Além disso, o ensino à distância representa uma:  

  • Possibilidade de recolocação no mercado;  
  • Formação continuada; 
  • Viabilização para a construção de uma rede de networking; 
  • Amplitude na autonomia do ensino; 
  • Praticidade nos estudos; 
  • Descentralização do ensino. 

Deste modo, o investimento em quanto tempo dura a faculdade de gestão de recursos humanos, se torna muito mais viável para estudantes com perfis distintos ou que possuem uma limitação maior em recursos de tempo ou financeiros.  

Os impactos causados pela viabilização do ensino não presencial 

Como visto anteriormente, a procura por cursos superiores em formato EaD já tem estado em constante crescimento há algum tempo. No entanto, com o advento do período pandêmico, o estudo a distância se tornou uma realidade para estudantes de todos os níveis.  

E esse modelo mais moderno de educação tem sido capaz de impedir uma piora do desempenho, de modo considerável. De acordo com um estudo realizado pela McKinsey & Company, o EAD tem sido responsável por reduzir o atraso de todos os alunos. 

Segundo o levantamento, as pessoas que tiveram aulas online com uma estrutura qualificada, sofreram um atraso no aprendizado de apenas três meses – em comparação com o ritmo das aulas presenciais –.  

Em contrapartida, quem não recebeu esse ensinamento ficou entre um ano a quatorze meses mais atrasados, do que os demais alunos. Isso porque, além do acesso aos materiais didáticos, os professores passaram a ter uma proximidade maior com os estudantes. 

O ensino remoto e as aulas EAD também tornaram o acesso à educação superior mais acessível para quem mora em regiões afastadas ou para quem possui um trabalho em período integral. Desta forma, muitos puderam adquirir uma especialização durante a pandemia.  

Por exemplo, um profissional que iniciou um curso de gestão hospitalar ead 2 anos, poderá voltar ao trabalho com uma formação adicional, uma nova possibilidade de evolução de cargo e uma perspectiva de carreira profissional mais próspera e estável. 

Benefícios que a educação a distância proporciona para as novas gerações 

O aprimoramento das metodologias que viabilizam a otimização da educação, é imprescindível em qualquer nível de ensino. E o aumento do acesso a materiais variados e qualificados, bem como de ferramentas modernas, são capazes de elevar o desempenho de todos os estudantes. 

 

Assim, a realização de uma educação que se dá por meio de plataformas digitais e permite o acesso concomitante à internet, contribui para um aprendizado mais completo, atraente e interessante. Tornando os profissionais mais preparados para o mercado de trabalho. 

 

Entre os maiores benefícios que o EaD proporciona para os alunos, temos: 

Melhora a qualidade da educação 

As ferramentas tecnológicas são muito benéficas para o processo de aprendizagem, pois torna a educação mais eficiente, abrange perspectivas mais amplas e incrementa a profundidade com que os tópicos são abordados. 

 

Por meio dos dispositivos tecnológicos é possível ter uma visão mais embasada, acesso a materiais relevantes e atualizados, mais facilidade de pesquisa e um acesso facilitado a ferramentas segmentadas. 

 

Desta forma, os alunos são capazes de acessar sites e plataformas digitais enquanto aprendem sobre as funcionalidades desses instrumentos. Isso permite uma familiarização com os dispositivos, que torna esses profissionais ainda mais qualificados. 

 

E essa integração tecnológica é tão importante para a melhora do aprendizado, que até mesmo os cursos presenciais de gestão financeira melhores faculdades, tendem a adotar o uso dessas ferramentas nas atividades pedagógicas.  

Aumenta a participação dos alunos 

Os canais digitais de ensino permitem que os alunos tenham acesso a diferentes formatos de conteúdos e canais de comunicação. Essa tecnologia é essencial para manter o interesse e contribuir para o aumento do engajamento.  

Afinal, através dos chats e dos fóruns de discussão, os professores podem reunir a opinião de muitos alunos sobre um tema específico de forma assíncrona. Ou seja, ainda que os alunos não estejam online simultaneamente, essa interação ainda pode ser estabelecida. 

Isso, além de gerar o enriquecimento da aprendizagem e o aprofundamento sobre o conteúdo, os alunos da gestão de pessoas em startups, por exemplo, podem discutir sobre as melhores abordagens administrativas, quais estratégias são mais efetivas em determinados cenários, etc. 

Permite a personalização da aprendizagem 

Um grande obstáculo das aulas presenciais é que esse modelo de ensino gera grande limitação na personalização da educação e da aprendizagem. Mas, ainda assim, todos os alunos têm um processo e ritmo diferentes para a absorção de conhecimentos. 

Por este motivo, a realização de um curso gestão de pessoas e liderança – ou de qualquer outro tipo de ensino superior à distância – pode ser muito vantajoso para os alunos. Afinal, por meio desses canais digitais, os professores têm a possibilidade de acompanhar individualmente os alunos.  

Isso permite uma intervenção pedagógica mais aprimorada, viabilizando que os educadores sejam capazes de incentivar a aquisição das aptidões acadêmicas com uma facilidade muito maior.  

Promove a formulação e argumentação de ideias 

Como no ensino presencial as aulas tem tempo limitado, naturalmente, nem todos os alunos poderão expressar suas ideias e opiniões em classe, impedindo a construção de um ambiente rico para o debate ou predisposto à troca de informações relevantes.  

No entanto, no ensino a distância, os estudantes tem mais tempo para absorver o conteúdo, formular questionamentos acerca da matéria estudada e discutir a fundo esses pensamentos com os professores ou colegas.  

E essa é uma habilidade muito valiosa para a formação profissional, principalmente daqueles que desejam conquistar um cargo administrativo, como a gestão de marketing e vendas, por exemplo.  

Isso porque, essa capacitação analítica e a defesa de argumentos, além de tornar o ensinamento mais rico, também ensina técnicas essenciais para o desempenho de atividades de liderança, como: 

  • Controle de conflitos; 
  • Aceitação de críticas; 
  • Resolução de problemas; 
  • Melhora o pensamento crítico; 
  • Desenvolvimento da aptidão de negociação, entre outros. 

Possibilita um aprofundamento dos conhecimentos 

O ambiente virtual, necessário para a realização das aulas, permite que os alunos tenham um acesso mais facilitado a buscadores online e, consequentemente, a uma infinidade de sites e materiais didáticos que auxiliam na captação de informações mais profundas sobre a matéria estudada. 

Assim, com o auxílio da internet os alunos que cursam a gestão de recursos humanos ead, por exemplo, podem encontrar, em poucos minutos, artigos acadêmicos em PDF, o acesso a bibliotecas virtuais, conteúdo multimídia, discussões sobre a área entre outros. 

Além disso, como as aulas podem ser assistidas no ritmo de cada estudante, é possível pesquisar mais a fundo sobre termos desconhecidos, conceitos mais complexos e até encontrar materiais explicativos complementares, de profissionais que atuam na área.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.