Dentadura: Saiba quando realmente é necessário o uso

Dentadura: Saiba quando realmente é necessário o uso

O uso de dentadura se dá devido a perda total ou parcial dos dentes, o que geralmente ocorre em pessoas idosas. 

Porém pode acontecer de se precisar de uma prótese antes da terceira idade, devido a diversos fatores, como, por exemplo, fraturas, problemas bucais que geram a perda de dente como a periodontite e até mesmo a cárie.

Como saber se é necessário o uso de dentadura com tantos procedimentos que há na odontologia?

Embora seja um tabu falar sobre o uso de dentadura, muitas vezes ela tem um papel muito importante na arcada dentária. 

A dentadura promove uma boa saúde bucal, facilitando a mastigação dos alimentos e dando um aspecto de sorriso saudável. 

Embora tenha tantos benefícios, é importante ter cuidados específicos caso faça o uso da dentadura, indo em consultas periódicas para ver a saúde das gengivas e cuidado da prótese para não haver danificação da mesma. 

O odonto empresarial contribui para o bem estar da saúde bucal humana, é importante ter um plano para que haja cuidados específicos e os melhores tratamentos com profissionais qualificados. 

O que é dentadura e como funciona?

A dentadura funciona de duas formas, podendo ser uma prótese fixa ou móvel, mas seu principal motivo é poder suprir a falta dos dentes naturais do indivíduo. 

Com uma dentadura é possível voltar a sorrir e conseguir fazer uma mastigação correta, contribuindo para a saúde geral já que alimentos bem mastigados ajudam a manter a saúde do estômago e intestino. 

Além dos benefícios para a saúde bucal, a dentista também traz um importante fator que é elevar a autoestima do paciente, mantendo um sorriso saudável e discreto.

Para ter um tratamento de qualidade e preços acessíveis é importante ter um plano dentário empresarial, usufruindo dos melhores profissionais e procedimentos. 

A prótese móvel pode ser removida durante a higienização, sendo bem vantajosa ao paciente.

Já a prótese fixa necessita de uma adaptação, uma das melhores opções para quem quer um sorriso saudável e com dentes harmônicos.

Antes de fazer um procedimento como a dentadura fixa, é necessário exames específicos para entender como funciona o processo de cicatrização e se o paciente irá adaptar-se. 

Outro ponto importante, é saber como funciona plano odontológico empresarial para poder ter contato com os melhores dentistas especializados e ter os resultados esperados. 

Quando é realmente necessário o uso da dentadura?

Geralmente, quando pensamos no uso de dentadura vem a cabeça o uso apenas por pessoas idosas, mas engana-se quem pensa assim pois mesmo que depois da terceira idade os dentes ficam mais frágeis e suscetíveis a perda, o uso de dentadura pode ocorrer em casos diferentes como: 

  • Devido a má higiene bucal;
  • Traumatismo por quedas ou choques;
  • Apertamento dentário e bruxismo;
  • Cáries; 
  • Doença periodontal;
  • Arcada dentária com falta de dentes por anodontia. 

Independente da idade, se alguém não mantém uma boa higiene bucal pode-se ocorrer diversas doenças bucais, como cáries e periodontites que ao não cuidar levam à perda dos dentes, tendo que usar uma prótese. 

Outro fator que pode fazer com que as pessoas usem dentárias são os traumatismos por quedas ou choques, que levam a perda do dente. 

A anodontia é um distúrbio genético que faz com que não nasça dentes na arcada dentária, tendo que fazer uso de próteses dentárias para poder mastigar e ter um sorriso harmônico. 

Ter um plano odontológico para microempreendedor individual é essencial para fazer os melhores tratamentos, usufruindo de diversos benefícios para a saúde bucal.

Quais cuidados você deve manter com a dentadura?

É necessário estar sempre mantendo uma boa higienização na dentadura, seja ela fixa ou móvel, pois acumula-se restos alimentares que podem levar às infecções gengivais e periodontais.

Na dentadura é necessário o uso de sabão neutro para higienização, isso porque os cremes dentais comuns podem ser abrasivos.

É importante usar uma escova específica para próteses para evitar manchas. Depois da higienização enxague a boca com água corrente para manter um sorriso saudável. 

Antes de dormir, se você faz uso de dentadura móvel é importante retirar durante a noite, deixando um recipiente com água em solução específica indicada pelo profissional, não devendo fazer uso de água quente para não deformar a prótese. 

Tenha um plano odontológico para empresas para usufruir dos melhores benefícios e fazer consultas periódicas, para saber se está na hora de trocar a prótese e fazer avaliação da gengiva. 

Mantendo uma boa higiene e consultando o dentista periodicamente, você terá um sorriso saudável e uma dentadura que durará por muito tempo. 


Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.