Como escolher um seguro de bicicleta

Como escolher um seguro de bicicleta

Nesse artigo, vamos apresentar algumas dicas necessárias de como escolher um seguro de bicicleta ideal para cada necessidade.

Esse tipo de informação é importante, pois, por mais que muitos ciclistas tenham consciência da importância de se ter um seguro para esse meio de transporte e esporte, a maioria não tem conhecimento para fazer a escolha correta do serviço.

Os seguros para bicicleta são serviços ainda novos no Brasil, por isso é normal que, mesmo aquelas pessoas que gostam de pedalar, tenham suas dúvidas em relação ao seu funcionamento.

Para que você ciclista ou entusiasta do ciclismo possa fazer uma escolha correta, é necessário antes de mais nada, entender como ele funciona, quais são suas coberturas, para que depois você possa fazer a escolha do seguro de forma correta.

Sendo assim, confira abaixo algumas informações a respeito!

Como Funciona o seguro bicicleta?

O seguro para bicicletas é bem parecido com os demais seguros como por exemplo o de moto e de carro, e tem processos bem similares, mas a maneira de fazer a contratação dos mesmos pode variar de acordo com a empresa.

Dessa forma, podemos dizer que o seguro para bicicletas funciona em três etapas distintas, sendo elas: contratação, verificação e sinistro.

Para que você consiga entender melhor o funcionamento de cada uma dessas etapas, vamos explicá-las de maneira separada.

Contratação

Nessa etapa, tanto o cliente como também a empresa que prestará o serviço, fará um acordo para que a aquisição do seguro seja feita, definindo a prestação dos serviços que serão oferecidos para o cliente.

O processo de contratação varia de empresa para empresa, mas, geralmente, ele é similar na maioria das seguradoras.

É importante que nessa etapa você tenha consciência das suas demandas em relação à bicicleta, para que o seguro possa atender a todas as suas necessidades.

Uma boa maneira de fazer uma contratação segura, é negociar com quem tem experiência em ciclismo, como por exemplo a seguradora Bike Registrada, que possui uma equipe altamente capacitada para entender as necessidades de cada cliente.

É essencial que você tenha conhecimento de que esse seguro fica evidente por cerca de um ano, sendo assim, ao terminar o tempo de vigência, é importante que você procure informações para proceder depois do prazo.

Verificação

A verificação poderá ser feita antes ou depois de assinar o contrato, sendo que depende muito da empresa seguradora, como vai ser realizada essa etapa.

Nessa etapa, a seguradora que você escolheu irá analisar a sua bicicleta, verificando se realmente é sua propriedade. 

Essa medida é tomada para que pessoas que adquiriram ilegalmente a bicicleta não possam fazer a contratação do seguro.

No processo de verificação, é solicitado a nota fiscal da bicicleta, mas é essencial que você reúna todas as informações que possam comprovar que a bicicleta é sua.

Sinistro

O processo de sinistro é o evento que será coberto pelo plano de seguro contratado. Sendo assim, o sinistro é a situação em que o seguro prestará serviço para o cliente.

Dessa maneira, quando o sinistro acontece, é essencial que o cliente/ciclista avise para a seguradora para que a mesma comece a dar andamento para verificar a situação da bike.

Após a abertura de processo e verificação dos danos, será possível indenizar o cliente de acordo com os danos que a bicicleta sofreu.

O que ele cobre?

É necessário que você tenha conhecimento de que um seguro para bicicleta cobre os danos causados pela mesma, mas também pode cobrir os equipamentos e o ciclista.

Para entender melhor as coberturas, separamos alguns tipos para que você possa conhecer:

Prejuízos a bicicleta

O seguro cobre danos relacionados à tentativa de roubo, a quedas, assim como também cobre o transporte da mesma.

Acidentes que o ciclista sofre

Caso ocorra um acidente com o ciclista, o seguro poderá cobrir despesas médicas e hospitalares, ou também em casos de invalidez, morte e despesas odontológicas.

Responsabilidade civil

O seguro de bicicleta também poderá cobrir danos materiais e físicos que terceiros tenham sofrido enquanto a bicicleta estiver sendo utilizada.

Como escolher um seguro de bicicleta?

Mesmo que a maioria dos ciclistas tenham consciência da importância do seguro para a sua bicicleta, por ser um serviço relativamente recente que está sendo oferecido no Brasil, é natural que muitas pessoas tenham dúvidas sobre o mesmo.

Sendo assim, para que você entenda melhor sobre o seguro para bicicleta e consiga escolher um bom seguro, separamos algumas dicas importantes.

Facilidades na contratação

É essencial que você escolha um serviço que ofereça facilidades na hora da sua contratação, sem muita burocracia e que seja ágil.

Busque uma empresa que você perceba que facilite a vida do cliente e evite ao máximo aquelas burocracias que possam atrapalhar a oferta do serviço.

Escolha aquelas empresas que tenham o mínimo de burocracia

Como falamos acima nas facilidades de contratação, é essencial que você procure uma empresa que evite ao máximo aquelas burocracias que desgastam o relacionamento entre cliente e empresa.

Mesmo sendo importante que seja feita uma avaliação criteriosa, algumas questões burocráticas podem ser evitadas a fim de facilitar a vida do cliente.

Sendo assim, observe e escolha a empresa que busca facilitar sempre a vida de quem necessita dos serviços.

Escolha as coberturas mais adequadas

Há inúmeras coberturas para as mais variadas demandas dos ciclistas. Dessa maneira, é essencial que você verifique a cobertura mais adequada para você.

Verifique um seguro que cubra as demandas gerais, mas que também ofereça alguns serviços personalizados .

Analise também se a seguradora cobre alguns serviços em específico, caso você necessite.

Dessa forma você estará contratando um serviço que irá atender de forma particular as suas necessidades.

Analise os diferenciais

É importante que você constate se o seguro oferece alguns diferenciais, como por exemplo um bom atendimento, sem burocracia, com uma prestação de serviço rápida e eficiente.

Verifique também se a seguradora oferece serviços personalizados, que se encaixam em clientes que tenham necessidades específicas.

Com essas informações e dicas, é possível que você possa escolher uma empresa de seguros de bicicleta adequada às suas exigências e necessidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.