Como se preparar para uma entrevista de emprego?

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

Recebeu um convite para uma entrevista? Excelente! Isso significa que as habilidades e a experiência que você inseriu em seu currículo são de interesse do empregador.  Neste artigo, você encontrará mais dicas práticas de como se preparar para uma entrevista de emprego em termos de conteúdo, organização e psicologia. Graças a isso, você reduzirá o estresse e causará uma boa impressão em seus interlocutores.

Então, como se preparar para uma entrevista de emprego passo a passo?

  1. Comece lendo o perfil da empresa

O que você sabe sobre a nossa empresa?  esta é uma das perguntas mais frequentes durante uma entrevista. 

Infelizmente, muitos candidatos não podem se preparar para isso. Outros esperam que o recrutador lhes conte sobre os objetivos e atividades da empresa. 

Os recrutadores estão procurando candidatos que não enviem seus currículos e cartas de apresentação acidentalmente. Uma breve declaração de 5 minutos sobre a empresa comprova que você é responsável, comprometido e tem um objetivo profissional claro. 

Eles esperam que as informações que fornecem apenas complementem seu conhecimento e tornem a oferta mais atraente para você. 

Portanto, prepare-se bem para a entrevista. Para isso, consulte o site da empresa e seus perfis no LinkedIn. 

Veja também: O que fazer numa entrevista de emprego

Verifique como anunciar, quantas pessoas emprega e quais produtos ou serviços oferece. Pense em suas vantagens e desvantagens, também sugira possíveis melhorias, poucos candidatos fazem isso, então você pode ganhar pontos extras desde o início.

Verifique também o perfil do recrutador com quem você vai conversar. Veja se você tem interesses em comum. Quanto mais você aprender, melhor será sua preparação para a entrevista e mais confiante você ficará.

  1. Releia a oferta de emprego antes da entrevista

Isso é muito importante especialmente se você se candidatou a muitos empregos diferentes e não se lembra dos requisitos exatos para uma determinada posição. 

Portanto, antes da entrevista, leia novamente a oferta de emprego. Veja quais habilidades o empregador presta atenção especial no currículo e com o que exatamente você estaria preocupado. 

Em seguida, pense em como descrever suas conquistas na carreira e competências essenciais para que o recrutador tenha a impressão de que você é o candidato perfeito para o cargo. Concentre-se nos benefícios que a empresa pode obter de você.

como se preparar para uma entrevista de emprego

  1. Prepare respostas para perguntas comuns em entrevistas

Esta é a etapa mais importante na preparação para uma entrevista. Felizmente, os recrutadores não têm tempo para criar um conjunto separado de perguntas para cada candidato, então a maioria delas repete várias vezes.

Além disso, tenha uma resposta alternativa pronta para o caso de qualquer pergunta da entrevista se tornar difícil ou surpreendente. Em tais situações, não tenha medo de pedir detalhes ao recrutador ou pedir-lhe tempo para pensar, dizendo: Este é uma pergunta muito interessante, preciso pensar sobre isso. É melhor do que ficar em um silêncio constrangedor.

  1. Como se preparar para uma entrevista de emprego? Verifique sua imagem na Internet

Não é à toa que a Internet é uma mina de conhecimento sobre candidatos a emprego para um recrutador.

Portanto, antes da entrevista, certifique-se de inserir seu nome e sobrenome no Google e verifique se há algum conteúdo que possa impactar negativamente sua imagem. 

Altere as configurações de privacidade em seus perfis de mídia social, o empregador não precisa saber o que você comeu no café da manhã hoje ou em quem você votou na última eleição.

Por fim, certifique-se de que seu perfil no LinkedIn seja consistente com seu currículo – se houver discrepâncias entre eles (por exemplo, em termos de emprego), o recrutador poderá perguntar sobre elas.

  1. Prepare seu currículo e portfólio antes da entrevista 

Claro, o recrutador provavelmente terá seu currículo em mãos. Este documento também o ajudará a organizar seus pensamentos no caminho para a entrevista.

Se você se candidatar a uma vaga criativa, traga alguns trabalhos selecionados de sua autoria, gráficos, artigos, fotos, etc. Você pode mostrá-los na entrevista, descrevendo sua experiência profissional em seu currículo, isso lhe dará mais credibilidade e o lembrará de você com mais facilidade.

  1. Pense nas perguntas que você fará ao recrutador 

Sua entrevista terminou? Agora é você quem pode obter respostas às suas perguntas do seu empregador. Dessa forma, você mostrará que realmente se importa com esse trabalho.

Aqui estão alguns exemplos de perguntas que você pode querer fazer em uma entrevista:

Como é um dia de trabalho típico nesta posição?

Quais são as responsabilidades deste cargo?

Quais são os objetivos e a estratégia de desenvolvimento da empresa?

Quantas pessoas trabalham em uma determinada equipe?

Como a empresa mede a eficácia dos funcionários?

Que desafios me esperam em uma determinada posição?

Que estilo de gestão meu potencial supervisor tem?

No entanto, durante uma entrevista, você não deve pedir férias, aumento salarial, trabalho remoto, horário de trabalho flexível ou a possibilidade de trabalhar com outra empresa ao mesmo tempo.

Em uma palavra – evite perguntas que possam colocá-lo na posição de uma pessoa contratada. Ninguém gosta de se sentir pressionado, nem o recrutador!

  1. Prepare roupas para a entrevista

Certamente você conhece o velho provérbio: quando eles te veem, é assim que eles te escrevem. Tenha isso em mente ao se preparar para uma entrevista, o recrutador é apenas humano e, como todos os outros, também o julgará pela sua aparência.

Sua roupa para uma entrevista deve ser formal, elegante e confortável (mesmo que a empresa à qual você está se candidatando não tenha um código de vestimenta) – graças a isso, você dará a impressão de uma pessoa confiante e competente, e isso terá um efeito positivo impacto em toda a entrevista. 

  1. Não se atrase

Atrasar-se para uma entrevista é um erro facilmente evitável, mas muitos candidatos ainda o cometem. Nesse caso, o recrutador pode ter a impressão de que você não se importa com o cargo. 

Portanto, determinar a rota e o tempo de viagem é um elemento importante na preparação para uma entrevista. Como fazer isso?

No dia anterior à reunião, verifique na internet possíveis interrupções, engarrafamentos, desvios, obras na estrada, manifestações, agende seu horário de partida para que você esteja lá pelo menos 15 minutos antes do início da reunião. 

Essa reserva também permitirá que você acalme sua respiração e use o banheiro, graças ao qual será mais fácil se concentrar na conversa com o recrutador.

  1. Limite seus níveis de estresse antes da entrevista

A entrevista é o momento mais estressante do recrutamento. Felizmente, a maioria das empresas informa com antecedência sobre a reunião planejada. 

Tente se acalmar. Para isso, limite as informações que podem estressá-lo (ler comentários pouco lisonjeiros sobre a empresa, assistir às notícias). 

Na noite anterior à sua reunião, faça alguns exercícios físicos simples, depois tome um banho morno e beba um chá de erva-cidreira. Reserve pelo menos 7 horas de sono, um cérebro bem descansado funciona com mais eficiência.

10- Como se preparar para uma entrevista de emprego?

Em primeiro lugar, trate a entrevista como uma reunião de negócios. Quanto mais calmo você ficar, mais fácil será causar uma boa impressão ao seu empregador. 

Além disso, lembre-se de que você não deve mentir durante uma entrevista. Um recrutador experiente verificará facilmente as informações fornecidas. Então, como se preparar para uma entrevista de emprego para poder falar livremente sobre suas fraquezas?

Você não está indo bem o suficiente em alguma área? Primeiro, seja honesto sobre isso e, em seguida, prove ao recrutador que você pode aprender rapidamente novas habilidades com base em exemplos de sua carreira até agora.

Você está se candidatando a uma empresa estrangeira? Verifique com antecedência como se preparar para uma entrevista de emprego em inglês por exemplo.

A antecedência e a preparação podem ajudar na conquista da vaga, espero que tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.