Como proteger gatos em janelas de apartamento – Cuidados

Como proteger gatos em janelas de apartamento – Cuidados

Se você mora em um apartamento, a altura muitas vezes não importa: são necessárias redes de segurança em todas as janelas. Sim, os gatos nem sempre caem em pé, como diz o ditado. Eles ficam empolgados com pássaros, borboletas e podem escorregar. E há muitas, muitas quedas todos os dias.

Há pessoas que acham as redes esteticamente feias ou dizem elas ou os bichinhos se sentem como numa prisão. Tudo isso ridículo, muito pouco para quem realmente ama seu gato.

Não há desculpas para não instalar telas de proteção!

Tenho gatos há 10 anos e eles nunca caíram.Ok, não caiu até hoje, mas você vai esperar eles se acidentarem para tomar uma providência?

Minha vizinha tinha uma gata chamada Ronron. Ela havia sido adotada, pois seu antigo dono não queria mais o pobre bichinho. Ela caiu da janela de vidro do apartamento quando estava prenha. Ronron morreu nos braços de Susan, uma das fundadoras de uma ONG para gatinhos, após ser operada, tratada e alimentada por dias. Ela teve 1 costela, 3 pernas e a bacia quebrada por conta da queda, além de perder seus filhotes.

Não tem telas no meu quarto, mas meu gato não tem acesso.

Você pode garantir que NUNCA vai esquecer a porta aberta? Você pode garantir que nenhum visitante abrirá a porta? Você pode garantir qualquer tipo de imprevisto? Claro que não!

Hoje os gatos são amigos inseparáveis por sua lealdade carinho. Mas podem ser uma dor de cabeça para seus donos, por isso é importante pensar em redes de proteção para gatos no seu apartamento.

Gatos e portões de proteção: relação mais do que necessária

Os gatos são criaturas encantadoras, donas do nosso carinho e atenção, seres espirituais e místicos que evocam bons sentimentos graças ao amor e fidelidade que têm pelos seus donos. Isto se deve ao fato de serem animais com uma grande curiosidade e por isso se locomoverem com frequência pela casa.

Além disso, eles são naturalmente agitados e gostam de liberdade, além de sua flexibilidade. Por isso, não é difícil para eles pular janelas e varandas e saírem para passear.

No entanto, se falamos de apartamento, o risco de acidentes pode aumentar significativamente. Por isso, temos que pensar na tela de segurança para gatos em todos os ambientes com janelas, sacadas ou varanda. Veja quais são as vantagens e como devemos proceder para instalar uma rede de segurança nas janelas.

Proteção de tela para gatos: Benefícios

Como o instinto de caça acaba sobressaindo à noção de altura, os acidentes com gatinho são constantes. As telas de proteção são essenciais para evitar esse tipo de problema. No entanto, alguns critérios devem observados na instalação:

  • Planejamento antecipado de onde a tela será instalada;
  • Adaptação dos ambientes internos de casa sem tirar a diversão deles. Uma solução é instalar suportes para que eles subam;
  • Confira as especificações do produto. Com esses dados, fica mais fácil escolher o modelo ideal;
  • Se precisa de orçamento para redes de proteção, recomendamos o Guia de Redes de Proteção.

Mesmo que você queira fazer a instalação sozinho, não dá para garantir a total segurança, pois provavelmente você não tem o conhecimento necessário. Por isso recomendamos que você conte com a ajuda de profissionais, que vão instalar de forma correta e dar garantia de qualidade sobre o material e o peso por metro quadrado que aquela rede de segurança vai suportar.

Importante: ao agendar a instalação, explique que as telas são para gatos. A trama não deve ser superior a 5 cm e a rede deve ficar bem esticada.

Acompanhe a instalação. Se o instalador deixar “barriga” entre um gancho e outro, peça para reinstalar. Vitrôs e basculantes podem e devem ser telados por dentro.

QUAL O MELHOR TIPO DE REDE PARA GATOS?

Não aceite telas do tipo mosqueteiro e nem aquelas removíveis. As telas devem ser fixas e de preferência, feitas com os seguinte materiais:

  • Polietileno de alta densidade (polímero conhecido pela sigla PEAD). Suporta 500/600 kg de impacto por m². Essa rede possui “nós” entre as malhas e é maleável… É a opção ideal
  • De aço ou metal. Garantia de não romper, porém pode machucar seu bichano caso ele fique preso entre a tela;
  • Alambrados fabricados em arame galvanizado (podendo ser revestido em PVC ou não). O mesmo risco de machucar o gatinho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *