Como gerenciar uma construção de obra da maneira correta

Construir uma casa como sempre sonhamos, com a nossa identidade, é com certeza um momento muito marcante em nossas vidas.

No entanto, o caminho até a casa estar pronta para morar pode ocorrer alguns imprevistos e dores de cabeça, por isso, separamos algumas dicas, que você precisa saber antes de construir.

Primeiramente, para você que vai construir, é importante fazer uma pesquisa de mercado,pois  pode ajudar a coletar dados para descobrir quais são os tipos de imóvel com maior procura no mercado e saber as necessidades específicas dos clientes, bem como sua forma de pagamento.

Sabendo o que o mercado precisa, é hora de partir em busca do terreno ideal, analisando o nível de impacto que as características dos terrenos poderão ter no andamento da obra. 

A verificação do solo, por exemplo, é crucial para avaliar se não há riscos de enchentes, o que pode acabar atrasando a obra e o lançamento do empreendimento.

Um dos pontos mais relevantes em relação a esse ramo, é que toda construtora de Goiânia precisa estar por dentro de tudo que está acontecendo no mercado para se manter sempre atualizado e não ficar para trás.

Elaborar um planejamento para a execução de obras para a construção, ajuda a prever o tempo que será gasto em cada etapa e programar melhor as ações desenvolvidas nelas. 

Essas informações serão fundamentais para a contratação da mão de obra e fornecedores e para estabelecer um prazo para conclusão da obra, já prevendo alguns imprevistos que podem ocorrer, como por exemplo as chuvas.

Escolha um bom terreno

Nessa etapa da escolha do terreno ideal para construir a sua casa dos sonhos, você precisa entender quais são as suas necessidades e prioridades, e assim analisar o investimento para a preparação do terreno para a obra, se preciso for.

É importante ter em mente também para tomar essa decisão da escolha do terreno ideal, se você tem ou pensa em ter filhos? Pois assim, outros itens precisam entrar na lista das necessidades, por exemplo, você terá que pesquisar por regiões que ofereçam boas escolas e tudo que favoreça o convívio em família. 

Pense em como você vai se locomover até o trabalho, supermercado, se você possui carro ou não, se deseja fazer algumas coisas a pé, é importante buscar por um local que se encaixe em sua rotina. Esses detalhes precisam ser definidos antes de construir.

Muitas empresas utilizam-se de Advogados para conseguir terrenos e após isso, eles começam a construção do local com uma autorização do juiz. 

Orçamento

Este é outro ponto muito importante: defina uma estimativa de custos com uma empresa capacitada antes de construir. 

Essa definição precisa ter um bom planejamento, para que reserve um valor para possíveis imprevistos durante a obra. Se você tem pressa e não possui o valor total para construir a sua casa, uma alternativa é o financiamento habitacional. 

Para você que é empresário e não possui muito tempo, o ideal é que você concentre somente na construção, e coloque outras funções para uma agencia de assessoria de imprensa.

Assim que você contratar uma assessoria de imprensa, com certeza, você terá muito mais tempo livre para gerenciar suas obras de construção e engenharia.

Execução de obras

A execução de uma obra é muito mais do que contratar os profissionais e entregar a planta na mão deles, no máximo visitar a obra uma vez ao mês. Apesar de existir muitos engenheiros que têm essa atitude e oferecem esse tipo de serviço, você precisa ser diferente, foque sempre em se tornar o melhor referência em sua área.

A execução de obras é uma etapa que inclui vários fatores, por isso, ter um cronograma se torna essencial, para que todo o processo ocorra dentro do prazo e orçamento propostos.

Assim como um projeto estrutural é importante, a etapa de execução da obra também é fundamental.

  •  É necessário fazer um planejamento com cronograma de gastos, imprevistos e mão de obra. Dessa maneira, ao longo do projeto, você terá mais condições de acompanhar o andamento da obra.
  • É fundamental garantir que o planejamento siga todas as etapas de construção. Bem como todos os todos os gastos extras que podem surgir.
  • Siga toda a planilha de orçamento, incluindo compra de materiais, mão de obra, parcelas e compras a prazo.
  • É preciso realizar visitas à obra, que podem ser diárias, semanais ou quinzenais. A fim de vistoriar a obra e a qualidade do acabamento. Afinal de contas, é necessário comprovar se os materiais estão sendo usados e se os prazos estão sendo cumpridos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *