Como funciona o plano de saúde para idosos – O que preciso saber ?

PLANO DE SAÚDEPARA IDOSOS: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

É indubitavelmente notório que, com o passar dos anos, a saúde humana vai ficando cada vez mais fragilizada, gerando uma frequência maior no que diz respeito à quantidade de visitas ao médico. Nesse sentido, levando em consideração a importância da realização de exames e consultas com maior periodicidade, além da ocorrência de imprevistos, contratar um plano de saúde para o grupo da terceira idade é essencial.

Os planos de saúde para idosos visam oferecer maior qualidade de vida e segurança no atendimento médico, com profissionais bem capacitados e com ótima infraestrutura médico-hospitalar, ou seja, o beneficiário poderá realizar consultas com maior constância e com mais facilidade.

Não depender, exclusivamente, do Sistema Único de Saúde, SUS, é uma estratégia benéfica para os idosos, haja vista as filas de espera, seja para uma consulta de emergência seja para uma consulta de rotina, serem significativas.

O ideal é realizar consultas periódicas para garantir que está tudo bem, realizando tratamentos precoces ou preventivos e evitando maiores problemas à saúde dos indivíduos da terceira idade. Sem contar que o acolhimento, nos atendimentos médicos particulares, acabam sendo mais acolhedores e há um contato mais íntimo com determinado médico, visto que, na maioria das vezes, é o mesmo profissional que acompanha, durante anos, aquele paciente, conhecendo todo o histórico de saúde do idoso.

Cada plano de saúde possui suas particularidades, sendo possível escolher diferentes tipos de coberturas, em que poderão ser incluídos: exames, procedimentos cirúrgicos, consultas de emergência, consultas de rotina, internações, tratamentos, entre outros.

Cabe o idoso ou a família escolher aquele que melhor atende as necessidades daquele indivíduo.

Se você está em dúvida e não sabe pode onde começar, continue a leitura deste artigo para conferir algumas dicas as quais podem te ajudar nessa decisão!

DICAS PARA ESCOLHER PLANO DE SAÚDE PARA IDOSOS

  • Verifique a área de abrangência do plano de saúde, visto que existem planos que abrangem apenas determinadas regiões, somente a cidade onde o indivíduo vive ou podem ser nacionais e internacionais. Caso o idoso tenha parentes distantes, por exemplo, e tem o costume de visitar com frequência outras regiões, é de suma importância assegurar um plano de saúde com uma cobertura em áreas maiores. Atente-se a isso para não ser pego de surpresa quando precisar;
  • Consulte as clínicas e os hospitais credenciados na rede desse plano de saúde. Caso você tenha um médico de preferência e/ou um hospital de costume, certifique-se dequeestejamincluídosnesse plano. É importante saber quais são os estabelecimentos de atendimento médico oferecidos pelos planos de saúde, pois, além da qualidade, é importante a quantidade. Quanto mais hospitais, clínicas e médicos estiverem disponíveis para você, melhor;

 

  • Procure operadoras de plano de saúde especializadas no segmento da terceira idade, visto serem mais experientes, solucionando, dessa forma, quaisquer tipos de problema com maior estratégia e rapidez;

 

  • Certifique-se de que não há coparticipação, isto é, quando o indivíduo arca com uma parte do valor da consulta, haja vista que, como os idosos precisam de atendimento médico com uma frequência maior, o valor final pode ficar caro, não tendo um custo-benefício positivo;

 

  • Existem Tabelas Sênior, ou seja, operadores que oferecem valores diferenciados (mais baratos) para o grupo da terceira idade. Então, é válido procurar esse tipo de empresa de plano de saúde! Afinal de contas, economizar sempre é bom;

 

  • Fique atento às taxas de reajustes anuais (regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar) e de faixa etária (a qual para de ser aplicado após 59 anos).

CONCLUSÃO

Ter um plano de saúde é uma estratégia benéfica para aqueles que buscam qualidade de vida. Um plano de saúde de qualidade,direcionado grupo da terceira idade, faz muita diferença nesse sentido, além de dar um maior segurança. É importante se atentar a todos os detalhes antes de escolher a operadora que te atender!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *