Como a tecnologia ajuda hospitais na pandemia

Como a tecnologia ajuda hospitais na pandemia

A tecnologia sempre será uma grande aliada da medicina, e durante o período de pandemia mundial que estamos vivendo esse fato fica cada vez mais evidente.

Os avanços tecnológicos têm contribuído consideravelmente para o desenvolvimento da medicina, de forma que as clínicas médicas e os hospitais têm colhido os frutos dessa contribuição.

É através da tecnologia que os profissionais estão conseguindo fazer diagnósticos mais assertivos e propor tratamentos mais eficientes, aumentando a qualidade de vida de milhares de pacientes.

Além das vantagens descritas acima, a tecnologia também faz com que a burocracia que cerca os processos hospitalares seja reduzida, o que consequentemente faz com que os espaços hospitalares sejam mais bem aproveitados. Hoje em dia existem alguns projetos que visam trabalhar com hospitais digitais. Nesse modelo de hospitais haverá: redução de papel, diminuição da burocracia nos processos, segurança das informações sobre os pacientes e uma atenção especial aos centros cirúrgicos.

Esse artigo em específico abordará um tema muito interessante a respeito da tecnologia que está auxiliando os hospitais nesta pandemia: a telemedicina.

 

O que é Telemedicina?

A palavra telemedicina tem origem grega, onde o “tele” quer dizer distância. Podemos perceber que o “tele” também é usado na formação das palavras televisão, telefone, entre outras. Isso porque a telemedicina compreende a prática da medicina a distância. Atualmente a telemedicina é muito conhecida nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

Porém, o Brasil tem visto uma grande oportunidade de desenvolvimento na área da saúde ao optar por utilizar a tecnologia ao seu favor. Um exemplo de como o avanço tecnológico pode contribuir para auxiliar nos exames e diagnósticos médicos é a empresa STAR Telerradiologia, que disponibiliza laudos e diversos serviços à distância.

 

Benefícios da Telemedicina

Muitos benefícios podem ser encontrados na utilização da telemedicina. A principal vantagem que podemos citar é a possibilidade de reduzir a distância entre as pessoas. E isso é muito importante para os pacientes, que poderão ter acesso a bons médicos bem que estes não estejam por perto.

Já pelo lado dos sistemas de saúde, a vantagem é que as pessoas terão mais opções e por isso os centros de saúde ficarão menos lotados. Com isso a qualidade do atendimento tende a melhorar e os custos são reduzidos.

Para os médicos e especialistas, o benefício está em poder atender qualquer tipo de pessoa, de qualquer lugar do país. Além disso, uma grande vantagem da telemedicina para os profissionais da área da saúde é a possibilidade de poder trocar informações e pedir uma segunda opinião de forma mais ágil.

Ou seja, podemos apontar as seguintes vantagens no uso da telemedicina:

  • Expande o contato dos médicos com os seus pacientes;
  • Possibilita que mais pessoas tenham acesso a médicos especialistas;
  • Faz com que os centros de saúde se comuniquem de maneira mais efetiva;
  • Evita o deslocamento das pessoas e com isso aumenta o número de atendimentos;
  • Aperfeiçoa os laudos e facilita os pedidos de exames;

 

Outras oportunidades da tecnologia bem utilizada nos hospitais

A telemedicina pode funcionar de várias maneiras diferentes, contribuindo significativamente para o bom funcionamento de clínicas e hospitais. A telemedicina pode funcionar por meio da teleassistência, da teleconsulta ou da telerradiografia.

  • Teleassistência: nesse tipo de atendimento a prioridade é o bem-estar da pessoa que está sendo atendida. O paciente pode ser atendido de qualquer lugar, ele pode estar em casa ou em um centro de atendimento médico. Na teleassistência o paciente é assistido por um médico a distância. Em muitos casos são utilizados outros equipamentos que monitoram os sinais vitais do paciente e repassam a informação aos médicos.
  • Teleconsulta: essa forma de comunicação é muito utilizada entre os profissionais da área da saúde. Por exemplo, quando um clínico geral necessita da opinião de um médico especialista, ele pode recorrer a uma tele consulta e conseguir se comunicar de maneira rápida. Aqui no Brasil, esta pratica começou no início da pandemia do Covid-19 e pretende se manter, isso porque demonstrou resultados benéficos para toda a população.
  • Telerradiologia: outra alternativa da telemedicina usada para combater a pandemia do Covid-19 é a telerradiologia. A telerradiologia é a prestação do serviço de radiologia a distância. Esse serviço tem ajudado muito na emissão de laudos de exames de tórax, que são muito solicitados para diagnosticar o vírus Covid-19.

 

Conclusão

É preciso compreender que os avanços tecnológicos estão ocorrendo em todo o mundo e que utilizar esses novos recursos na área da medicina pode salvar milhares de vidas.

Os benefícios que a telemedicina pode oferecer são diversos e podem alcançar todo o tipo de pessoas: pacientes, médicos, estudantes, e toda a população em geral.

Conhecimento difundido é sinônimo de uma sociedade mais saudável e mais igualitária, e por isso esperamos que a telessaúde seja cada vez mais propagada e possa alcançar cada vez mais a vida das pessoas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *