Com modelo pronto de negócio e clientela constituída, franquias são um caminho mais curto para empreender

Empreendedores podem apostar no modelo da franquia para terem resultados mais rápidos, afirma empresário especialista em franquias Carlos Henrique

Apaixonado pelo modelo de franquias, empresário e influencer Carlos Henrique Siqueira considera o modelo eficiente para quem deseja iniciar um novo negócio, visto que trazem uma fórmula pronta para o empreendedor

Empreender significa planejar, estudar o mercado, desenvolver o produto, prospectar clientes e uma série de processos fundamentais para garantir que o negócio sobreviva. No entanto, é possível começar com uma receita já pronta, com um público consolidado e um produto previamente testado e aprovado. Estas são as vantagens de investir em uma franquia. O empresário e influencer Carlos Henrique Siqueira, especialista em franquias, e que está prestes a lançar um curso sobre o assunto, considera o modelo uma excelente forma de empreender. “O exemplo mais clássico é o McDonalds, mundialmente famoso e com um público consolidado, é certeza de sucesso de vendas”, destaca. Obviamente, nem todos têm condições de abrir uma empresa da unidade da lanchonete, mas há inúmeras possibilidades neste setor, muitas com custo inicial baixo, de até R$90mil, sendo que há opções a partir de R$5 mil. Elas estão presentes em todas as áreas: alimentação, beleza, moda, informática e diversos outros.

Apesar da retração da economia causada pela pandemia, a Associação Brasileira de Franchising projeta recuperação do setor a partir deste ano. Em pesquisa realizada pela ABF junto a associados, divulgada em março deste ano, 64% responderam esperar crescimento superior a 10% no consolidado de 2021. As projeções da entidade para este ano são de aumento de 8% do faturamento e de 5% na geração de empregos.

O que é necessário?

Para iniciar, é preciso ter capital para a instalação, para a taxa da franquia e o capital de giro. Carlos Henrique explica que a vantagem é ter um modelo pronto para seguir, mas que é um negócio como qualquer outro, que exige gestão e disciplina. “A minha dica é analisar muito bem a franquia e conversar com franqueados que já tem loja, pois existem muitas fraudes se passando por franqueadoras. É importante saber quem está por trás do negócio, se dão suporte e entregam o prometido estrategicamente para a marca”.

Franquias
Foto: Divulgação

Portanto, mesmo sendo uma marca de sucesso, não pode se deixar iludir e achar que basta abrir as portas para ter sucesso. “ Até uma loja do McDonald ‘s pode quebrar, pois receita é diferente de lucro, não basta ter receita elevada e não saber administrá-la”. Outro ponto é que é um negócio engessado. O franqueado deve seguir todos os padrões de apresentação das lojas, uniforme dos funcionários e de qualidade dos produtos, do contrário, será obrigado a fechar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *