Cloreto de magnésio: O que é, Pra que serve e como usar

Cloreto de magnésio:  O que é, Pra que serve e como usar

O cloreto de magnésio se trata de um suplemento que pode estar na forma de pó ou cápsulas. Quando o nível de magnésio está baixo, isso pode ser notado pelo aparecimento de alguns sinais e sintomas (como espasmos musculares, tremores e cãibras frequentes). Devido suas múltiplas finalidades, é frequente a dúvida por parte das pessoas sobre este suplemento, como cloreto de magnésio para que serve?

 

Este é um suplemento que deve ser dirigido por um médico ou nutricionista, principalmente nos casos em que a quantidade desse mineral presente no corpo não é suficiente para realizar as funções básicas do organismo, sendo impossível atingir o nível desejado através da alimentação.

Cloreto de Magnésio: o que é?

Primeiro, veja o que é o magnésio

“O magnésio (Mg) é um elemento essencial para o funcionamento normal do organismo. Ele está presente em mais de 300 reações bioquímicas no corpo humano. Sendo a comida a melhor fonte de magnésio para os seres humanos, mas, o uso de substâncias químicas em solos e plantações pobres afetará a absorção de magnésio pelas plantas e, levará à falta de magnésio na maioria da população.”

 

Como o nome sugere, o cloreto de magnésio se trata de um suplemento com a composição de minerais de magnésio e cloro. Nessa junção, o papel do cloro é fazer com que o magnésio chegue ao intestino, tornando-o mais biodisponível quando usado pelo corpo. Portanto, o magnésio é um mineral que desempenha um papel importante na neurotransmissão, controle da pressão arterial, melhora da densidade óssea e vários outros benefícios. Além disso, o magnésio, também é um nutriente que pode aumentar a plasticidade do cérebro e a produção de energia e ajudar o cérebro a funcionar a toda velocidade.

 

Finalmente, o magnésio também é benéfico para a saúde muscular. Como principal fator de transmissão neuromuscular, melhora a comunicação entre as células musculares, otimizando assim a síntese proteica (necessária para ganho de massa magra) e contração, e relaxamento muscular.

Cloreto de magnésio para que serve?

Quando o paciente não consegue obter a quantidade diária necessária de magnésio por meio da alimentação, o médico ou nutricionista pode instruir a suplementação de cloreto de magnésio para:

  • Aumentar a energia durante o treino e promove a recuperação muscular;
  • Melhorar a função do sistema imunológico;
  • Melhorar a função intestinal e lutam contra a prisão de ventre, pois tem efeito laxante;
  • Prevenção do aparecimento de cãibras;
  • Regular os níveis circulantes de glicose no sangue e a função da insulina.

 

O magnésio é um mineral de muita importância para o corpo humano. A redução do teor de magnésio no corpo pode acarretar aparecimento de alguns sinais e sintomas, como cãibras frequentes, tremores, insônia, espasmos musculares e alterações nos batimentos cardíacos. Portanto, depois que esses sintomas aparecem e o nível de magnésio circulante no corpo é confirmado, o médico pode instruir para iniciar a suplementação.

Cloreto de Magnésio: como usar?

Para comprar cloreto de magnésio PA, você deve encontrar um local confiável, como uma farmácia ou um site seguro, para garantir sua origem. Você pode comprar suplementos em cápsulas, em pó ou em líquido (gotas). O pó tem um sabor desagradável.

 

Portanto, algumas pessoas escolhem as cápsulas, embora sejam um pouco mais caras. Os suplementos em cápsulas e líquidos devem ser tomados com bastante água. Se for cloreto de magnésio em pó, recomenda-se diluir o conteúdo da embalagem de 33 g em 1 litro de água filtrada e beber 60 ml de estômago vazio, o que equivale a 1 xícara de café. O tempo é determinado pelo médico. Para tomar Cloreto de Magnésio PA corretamente, você deve seguir as instruções presentes em sua embalagem.

Tomar cloreto de magnésio causa algum efeito colateral?

Não é comum a apresentação de efeitos colaterais ao usar o cloreto de magnésio, mas podem ocorrer náuseas, tonturas, distúrbios gastrointestinais, formigamento, alterações nos batimentos cardíacos, dor abdominal e aumento da produção de gás. Além disso, podem aparecer alguns sinais e sintomas de alergia, como, por exemplo, vermelhidão da pele, comichão e inchaço da face, lábios ou língua. Esses efeitos costumam ocorrer com mais frequência em pessoas alérgicas a qualquer ingrediente da fórmula ou que usam mais do que a quantidade que o médico recomendou.

Existe contradição para tomar o cloreto de magnésio?

O suplemento de cloreto de magnésio só é recomendado para maiores de 19 anos e não é recomendado para o uso de gestantes, pois o cloreto de magnésio pode chegar ao bebê através da placenta, o que afetará seu desenvolvimento.

 

Além disso, as pessoas alérgicas a qualquer um dos ingredientes da fórmula, com insuficiência renal grave, cálculos renais ou que estejam tomando antibióticos não devem usar cloreto de magnésio, pois ele interfere nos efeitos desses medicamentos.

Quais são os benefícios do cloreto de magnésio?

Se você está interessado nos recursos que o cloreto de magnésio fornece para o seu corpo, aqui está uma lista com os benefícios que podem ser obtidos com o uso do cloreto de magnésio:

  • Ajuda a saúde do coração, alivia a arritmia e a hipertensão e previne derrames;
  • Aumenta os níveis de energia durante o treinamento;
  • Aumentar a vitamina D;
  • Bom para digestão;
  • Combate o estresse, fadiga crônica, ansiedade e depressão;
  • Diminui cãibras e espasmos;
  • Fornece mais energia, disposição e concentração;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Inibe a formação de pedras nos rins;
  • Melhora a capacidade do corpo de absorver outros minerais e vitaminas;
  • Melhorar a função hepática;
  • Melhora a produção de hormônios relacionados ao bem-estar e a felicidade. Este efeito ajuda a prevenir e tratar a depressão;
  • Melhora o sono, combate a insônia de maneira eficaz;
  • Possui propriedades anti-inflamatórias;
  • Prevenção e tratamento da perda auditiva;
  • Regula os níveis de glicose e insulina para ajudar a prevenir e/ou tratar o diabetes.

Os principais benefícios ao usar o cloreto de magnésio

A seguir, explicamos com mais detalhes os principais benefícios do uso de cloreto de magnésio. Veja:

  • Contração muscular: quando você faz muito exercício físico, pode eventualmente perder magnésio devido ao suor. Isso se torna um problema por os minerais serem muito importantes para a contração muscular e também ajudam a relaxar. Portanto, quem suplementa o cloreto de magnésio obtém melhores resultados nas atividades físicas;
  • Crises de asma: o cloreto de magnésio ajuda a expandir a estrutura que leva o ar que você inspira para os pulmões, evitando com isso, as crises respiratórias;
  • Depressão: Há muito tempo, as pessoas falam sobre a ajuda do magnésio para prevenir e tratar a depressão. Em 2013, a Biological Trace Element Research publicou um estudo que provou a eficácia da suplementação de magnésio para sintomas depressivos. Portanto, neste estudo, foi apontado que em apenas 2 semanas após a suplementação com cloreto de magnésio, o paciente já havia sentido uma melhora em sua condição;
  • Diabetes: pacientes diabéticos têm menos magnésio porque ele é excretado do corpo com o excesso de glicose no sangue. Portanto, a suplementação de cloreto de magnésio em pacientes diabéticos pode ajudar a controlar a doença;
  • Enxaqueca: este mineral também consegue ajudar a combater a enxaqueca, relaxando os vasos sanguíneos;
  • TPM e cólicas menstruais: estudos demonstraram que a suplementação com este mineral pode auxiliar na redução da TPM e as cólicas menstruais, se tomado antes da menstruação;
  • Vícios: o uso do magnésio reduz a força do vício em nicotina, álcool, cafeína e drogas ilegais por meio de seu suave efeito de estimular o sistema de recompensa do cérebro e por reduzir a atividade de substâncias relacionadas ao uso forçado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *