4 dicas para investir em automação de marketing digital

4 dicas para investir em automação de marketing digital

Quem trabalha com marketing, especialmente com o marketing digital, está diariamente lidando com ações repetitivas, mas que são necessárias para o desenvolvimento dos projetos. Para facilitar esse processo, os profissionais podem contar com a automação.

Essa ferramenta, que inicialmente pode parecer coisa de outro mundo, nada mais é que a tecnologia otimizando as atividades do dia a dia, de forma que elas sejam realizadas de forma mais ágil e assertiva.

E quando se fala sobre o marketing, que está sempre criando estratégias de impulsionamento para negócios como reabilitação carteira de motorista, por exemplo, fazer uso da automatização é mais que um diferencial, é uma necessidade.

Conceito de automação de marketing

Os recursos digitais fazem uma grande diferença nos dias de hoje. Sendo essenciais para que as empresas conquistem maior visibilidade e também o seu público-alvo, eles se tornaram uma ferramenta poderosa para a área do marketing.

Utilizando as redes sociais como porta de entrada para outras ações, esse campo precisa estar sempre atento às tendências de mercado e também a estratégias que geram maior eficiência e alcance para os seus produtos.

E é justamente nesse momento que a automação se faz presente, reduzindo o tamanho do caminho que as ações de marketing precisam fazer.

Em outras palavras, automação de marketing nada mais é que utilizar as tecnologias com o objetivo de robotizar alguns processos, de forma que eles sejam realizados com maior agilidade e tenham um impacto mais assertivo no público.

Por exemplo, uma agência de marketing cuida das redes sociais de uma empresa voltada para auxiliar de enfermagem noturno. Para manter o perfil do empreendimento sempre atualizado, eles utilizam uma plataforma para agendar as postagens.

O agendamento de post é apenas uma das inúmeras tarefas que a automatização realiza. Ela também está presente em outras ações, como:

  • Manter o relacionamento com os leads;
  • Criar estratégias personalizadas;
  • Expandir o número de vendas;
  • Coletar dados.

Todas essas ações podem ser colocadas em prática por meio das plataformas de automatização de marketing, que geram maior interação entre o empreendimento e o usuário do seu conteúdo, criando conexão entre ambas as partes.

Além disso, o uso dessa ferramenta também ajuda os processos internos, principalmente colaboradores que precisam muitas vezes realizar uma ação repetida, pois organiza o workflow, que é o fluxo de trabalho.

Dessa forma, diminui as ações manuais, o que gera maior produtividade e agilidade nos trabalhos das empresas de marketing.

Por exemplo, uma clínica de reabilitação de alcoólatras precisa enviar quinhentos e-mails marketing em apenas um dia e praticamente ao mesmo tempo para que a sua base de leads seja informada sobre a oferta que está disponível.

Para que essa ação ocorra de forma simples e rápida, basta automatizar os e-mails por meio de plataformas especializadas que em apenas um clique todos recebem a mesma mensagem e ao mesmo tempo.

Essa é uma das grandes vantagens da automatização, que dá a possibilidade de agendar atividades, proporcionando uma melhor execução das estratégias de marketing que são desenvolvidas pelos profissionais.

Utilizado em qualquer nicho do campo, quando se fala sobre automatização de marketing é impossível não atrelá-lo ao seu segmento principal, que é o marketing digital, mais especificamente o Inbound Marketing.

A área, que tem como intuito fazer com que os consumidores procurem pela empresa por meio de conteúdos que são disponibilizados na internet, ajuda a converter usuários em clientes da marca, aumentando o faturamento.

É como se uma oficina mecânica 24 horas criasse um blog com o intuito de elevar o seu nome no campo digital e, consequentemente, torna-se mais conhecida no mundo real, sendo procurada pelos potenciais consumidores.

A ligação da automação com o Inbound Marketing ocorre justamente por isso, porque o campo precisa está sempre disparando mensagens e conteúdos para o seu público, ação que é feita pela ferramenta que atrai, converte e mantém os leads captados por ela.

Assim, o recurso simplifica processos ao mesmo tempo que atua do início ao fim no funil de vendas.

As vantagens da automação de marketing

As empresas e agências que passam a utilizar o recurso na criação de estratégias e demandas do dia a dia encontram várias vantagens que a ferramenta promove não apenas na comunicação da empresa, mas no seu processo de vendas.

Isso ocorre porque ela trabalha em cima de três fatores que são primordiais para qualquer negócio, seja ele de marketing digital ou voltado para curso piscineiro, por exemplo.

Os fatores trabalhados são: aumento da produtividade, diferenciação da concorrência e ações mais objetivas, o que gera melhores resultados. Assim, as principais vantagens de quem utiliza a automação de marketing são:

  • Maior escalabilidade;
  • Assertividade no funil de vendas;
  • Maior produtividade;
  • Retenção dos consumidores;
  • Redução CAC;
  • Melhor integração.

Todos esses benefícios fazem com que a automação seja cada vez mais utilizada dentro das empresas, como aponta a pesquisa do EmailMonday, que aponta que 51% dos empreendimentos já fazem uso do recurso.

Maior escalabilidade

O termo técnico é diferente, mas no fim está presente em todos os negócios. Afinal, escalabilidade é o aumento quantitativo de clientes, vendas e expansão do empreendimento sem que ele precise investir muito mais para que isso ocorra.

Para promover esse benefícios, a automação funciona da seguinte forma: os colaboradores da empresa passam a realizar um processo, que com o tempo é automatizado, ou seja, eles ocorrem por conta própria, sem precisar de pessoas para isso.

Dessa forma, a automatização realiza algumas funções da empresa, de forma que ela não precisa mais investir em treinamentos e contratações para determinadas áreas, que são abastecidas sozinhas.

Assertividade no funil de vendas

A automatização de marketing, como dito anteriormente, trabalha totalmente voltada para o funil de vendas. Assim, ela age em cada etapa, fazendo com que esse percurso seja realizado de forma mais ágil e mais direta, evitando falhas.

Por exemplo, se o intuito de uma fabrica de salgados é abordar os leads no momento chave para que eles deixem os dados no site, então uma estratégia automatizada pode ser colocada em prática para isso.

Maior produtividade

Sendo um dos pilares da sua atuação, a produtividade dos colaboradores é impactada positivamente por esse recurso que acelera as atividades da equipe, dando a ela mais oportunidades de tempo para desenvolver grandes ações.

Retenção dos consumidores

Sendo possível utilizá-la de forma personalizada, a automatização de marketing ajuda a reter os consumidores, pois entrega a eles o que eles realmente precisam, os deixando mais satisfeitos com a marca.

Redução do CAC

O custo de aquisição do cliente (CAC) também é outro ponto atingido por esse recurso, que faz com que a empresa não precise investir tanto dinheiro e até mesmo tempo para prospectar leads.

Essa ação ocorre porque a automação permite que uma única ação leve o conteúdo para centenas de consumidores.

Melhor integração

Por fim, ela também faz com que a equipe que está desenvolvendo um determinado projeto tenha a mesma visão e acesso aos dados do que está sendo criado, colocando informações em apenas um único lugar.

Por exemplo, se colaboradores estão criando uma forma para divulgar uma empresa que realiza laudo de vistoria de identificação veicular, eles conseguem ver o andamento do projeto juntos.

Dicas para realizar a automação de marketing

Para colocar a automação de marketing em prática, é imprescindível se atentar para quatro pontos fundamentais para todo o processo. 

1. Base de contatos

Antes de mais nada, a empresa precisa ter bem definido e organizado a sua base de contatos, que são os leads, público que será impactado pelas ações de automatização.

Para reunir esses dados, os empreendimentos podem contar com a ajuda de planilhas e softwares que podem até mesmo separar os contatos de forma segmentada.

2. Persona

Criar e definir a persona do público que será impactado pelo conteúdo é o segundo passo. Aqui, é importante definir as características físicas e psicológicas dos usuários para que o material produzido tenha a sua linguagem.

3. Escolha as plataformas

Há diversas plataformas de automatização disponíveis, como é o caso HubSpot, RD Station, ActiveCampaign, Mailchimp e LAHAR. Cada uma tem um objetivo e atende uma necessidade diferente. 

4. Construa estratégias

Para que o que for disparado pelas plataformas realize a sua principal função, é necessário que estratégias tenham sido definidas. Ou seja, é fundamental pensar no conteúdo para cada etapa do funil de vendas.

Se o cliente pesquisou clínica veterinária perto de mim, por exemplo, e achou a empresa, então quer dizer que ele ainda está no topo do funil e precisa receber conteúdos que atendam às suas necessidades.

Considerações finais

Como foi visto, a automatização de marketing é um recurso muito importante que ajuda a agregar valor à experiência dos clientes, de forma que eles se tornem mais próximos da marca.

Além disso, essa ferramenta ainda agiliza processos, melhorando a produtividade da equipe e o alcance de resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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