4 ferramentas para utilizar no marketing digital

4 ferramentas para utilizar no marketing digital

As ferramentas são usadas para otimizar o tempo e deixar os processos bem mais fáceis. Os profissionais de marketing digital utilizam várias delas para ajudar nos planejamentos e também na criação de boas estratégias e, assim, os trabalhos são até mais rápidos.

Ter mais clientes e impulsionar as vendas é o principal foco dos empreendedores. É um dos focos principais de um negócio que faz envidraçamento de sacada automatizado. Dado que a quantidade de clientes que a empresa tem é que vai determinar o seu lucro no fim.

Com isso, investir em um ótimo plano de marketing se tornou quase indispensável na rotina de quem quer converter mais clientes e ter um grande diferencial competitivo em um certo nicho de mercado. Na verdade, na grande maioria dos nichos isso é indispensável.

Se uma empresa que trabalha com desenho de projeto ar condicionado apartamento quiser ter um sucesso maior no seu ramo, deve sempre focar em planejar tudo. Dado que quando se faz a definição de tudo que é necessário no caminho, a empresa de previne.

E, por isso, contar com ótimas ferramentas de marketing digital deve ser a carta na manga para chamar clientes e compreender como fidelizá-los. É o que toda empresa deseja hoje, entender bem como fidelizar os clientes.

No dia a dia de um negócio, os softwares podem ajudar a automatizar os processos, e vai também organizar as tarefas, acompanhar os resultados e otimizar a gestão da equipe. As ferramentas vão ser um diferencial para todo o setor de marketing digital do negócio.

Por exemplo, se uma autoescola vai anunciar que vai dar desconto para tirar CNH tipo B, então ela pode fazer uso de ferramentas que os ajude a planejar bem tudo isso. Se essas ferramentas forem bem escolhidas, inúmeros benefícios podem ser conseguidos.

Portanto, no presente artigo, será possível conhecer as principais ferramentas de marketing do mercado e optar por aquelas que mais farão sentido para a empresa. E também serão apresentadas diversas outras características aproveitáveis.

Conceito de ferramentas de marketing digital

As ferramentas de marketing digital são softwares com a finalidade de otimizar e agilizar as rotinas, automatizar os processos, juntar altos volumes de dados e manter todo o plano em ordem.

Elas também são bem pensadas para auxiliar na análise de resultados, facilitar a gestão de todas as atividades, integrar as equipes responsáveis e ajustar a dinâmica do dia a dia.

Atualmente, é muito complicado manter uma empresa, principalmente se for uma loja online, sem investir em marketing digital.

E, estando presente na grande maioria das estratégias do digital das empresas, a quantidade de soluções tecnológicas com foco em marketing já aumentou 87%, segundo um estudo da Marketing Technology Landscape.

Por isso, é necessário conhecer o segmento da empresa e as metas do empreendimento para compreender quais ferramentas adotar e garantir que todas vão atender os seus desejos.

Modelo de ferramentas marketing digital

Há várias ferramentas disponíveis no mercado e que agem para simplificar a rotina de variadas estratégias de marketing digital.

De modo prático, é possível achar uma ferramenta ótima para ajudar no trabalho de cada time, por isso, vai ser mostrado a seguir os modelos de ferramentas de marketing digital. E esses modelos são:

A automação de marketing

As ferramentas de automação de marketing fazem várias funcionalidades, as mais comuns são desenvolvimento de e-mail-marketing, landing pages, fluxo de automação de e-mail e a segmentação de listas de contatos. Elas auxiliam, de modo principal, na gestão de leads.

O SEO

As ferramentas de otimização para os mecanismos de busca, Search Engine Optimization ou SEO, têm por foco ajudar as empresas a aprimorarem os conteúdos para aparecerem, de modo orgânico, nas páginas de resultados do Google.

A análise de dados

As ferramentas de análise de dados são as que permitem monitorar e mensurar os resultados de campanhas feitas na internet.

Por meio desses softwares, é possível ver as principais métricas de sucesso do negócio como KPIs, o Retorno Sobre o Investimento de campanhas de marketing digital nas redes sociais, entre outros.

O e-mail marketing

Com certeza, a maioria das empresas já deve ter mandado algum e-mail marketing para os clientes, seja para ofertar as boas-vindas ou mostrar que há alguma promoção no site de vendas. Hoje, ele é um dos centrais canais de comunicação com os consumidores.

Além disso, é uma boa opção para desenvolver relacionamento e gerar leads, guiando-os desde o início até o fundo do funil.

A gestão de projetos

As ferramentas de controle de projetos são aquelas que dão uma visão geral do status das atividades programadas, além de possibilitarem que se faça um monitoramento ainda mais eficaz do que antes.

O compartilhamento de dados, lista de demandas, cronogramas e os calendários e monitoramento do progresso. Esses são alguns elementos que as ferramentas de gestão de projetos conseguem ajudar e automatizar em toda rotina, facilitando a análise de tarefas.

A comunicação corporativa

Ter uma ótima comunicação no interior da corporação é uma das estratégias mais essenciais para uma gestão de negócios que seja eficaz.

Quando a empresa garante que todos os funcionários têm clareza dos focos e estão alinhados, as rotinas diárias tendem a ser mais produtivas e com reduzido número de conflitos.

A landing page

As landing pages são páginas que têm como meta converter visitantes em leads, ou seja, os usuários que têm grande potencial de se tornarem os clientes. Suponha-se que a empresa vende capas para piscinas redondas e fez um e-book de como montar ela.

Através de uma landing page, é possível partilhar o livro digital, gratuitamente, e ter em troca os dados dos usuários como nome, e-mail, telefone e assim por diante.

Ferramentas para usar no marketing digital

Agora que já se entende quais são os tipos de ferramentas de marketing digital, foram listados quatro ferramentas para crescer o negócio, otimizar a rotina da equipe e crescer a presença digital da marca:

1. A RD Station Marketing

A RD Station Marketing é um tipo de ferramenta completa de automatização de marketing, que ajuda o time a se comunicar com os clientes da forma mais inteligente possível.

Através dela, é viável chamar mais usuários ao site, ter fluxos de comunicação para qualificar os leads produzidos, além de mudar, de modo automático, os visitantes em chances de fazer negócio.

É uma boa ferramenta para a empresa de peças para escavadeira Volvo, dado que há muitos recursos interessantes para o marketing digital da empresa.

2. O Mailchimp

O MailChimp é uma ferramenta de marketing que vai possibilitar automatizar o envio de e-mail marketing para todos os leads da base, segmentar bem listas de e-mails, ter bons formulários de cadastro de cliente e avaliar com foco os resultados das campanhas.

3. O Rock Studio

A Rock Studio é uma plataforma de Marketing de Conteúdo da Rock Content. Através dela, é possível ter analistas bem especializados que fazem as melhores estratégias de conteúdo para as empresas. Os principais recursos dessa ferramenta são:

  • Planejar o conteúdo;
  • Criação de conteúdo, publicação para blog, e-books;
  • Desenvolver anúncios pagos;
  • Por fim, a avaliação de palavras-chave.

A plataforma é de simples uso e possibilita que a empresa esteja em contato contínuo com o time do projeto. O custo do serviço vai depender da demanda de cada empresa, por causa disso, é preciso que se entre em contato com o time de vendas do negócio.

4. A HubSpot

A HubSpot é uma das mais famosas ferramentas de automação de marketing que tem o maior foco em vendas. Por isso seria um bom recurso para um negócio focado em vender peças como correia industrial dentada.

O elemento carro-chefe é a sua função CRM, que possibilita fazer a organização dos leads em fases de atendimento e ter uma grande base de dados de clientes. Desse modo, as vendas devem ser geradas, além de poder ter um ótimo atendimento ao cliente.

Dicas para otimizar os processos

É importante, também, otimizar os processos de uma empresa, e não só ter boas ferramentas de marketing digital. Portanto, algumas dicas úteis são:

  • Fazer o mapeamento de processos;
  • Usar softwares que dinamizam as tarefas;
  • Digitalizar documentos e tarefas;
  • Integrar dados.

Essas são as dicas mais importantes que podem ser mostradas para otimizar os processos de uma empresa. Ainda mais se for uma companhia que trabalha com banheira piacenza premium.

Considerações finais

Como foi visto neste artigo, as ferramentas de marketing digital devem otimizar a rotina do time e crescer bem a produtividade. E, para atender às necessidades da empresa, existem vários tipos de plataformas e serviços.

Por isso, um negócio que trabalha com a venda de portas deve investir em boas ferramentas de marketing digital. Com isso, a marca vai obter muito mais resultados do que antes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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